Diretoria Regional do Pará

Diretoria atual:

2017 a 2020

Diretor regional: Fernando Cardoso de Matos (IFPA)
Vice-diretor regional: Reginaldo da Silva (IFPA)
1º secretário: José Messildo Viana Nunes (UFPA)
2º secretário: José Carlos de Souza Pereira (IFPA)
1ª tesoureira: Acylena Coelho Costa (UEPA)
2ª tesoureira: Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias (UFPA)
1º suplente: Natanael Freitas Cabral (UEPA)
2º suplente: Demetrius Gonçalves de Araújo

Histórico

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – regional Pará, ao longo do seus 15 anos de existência tem conseguido promover encontros regionais (EPAEM’s) voltados para a Educação Matemática, tendo sido realizados os seguintes encontros:

 

  • I Encontro Paraense de Educação Matemática – I EPAEM, realizado em Belém, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rego Barros, no ano de 1999;
  • II Encontro Paraense de Educação Matemática – II EPAEM, realizado em Belém, na Universidade da Amazônia – UNAMA, campus Alcindo Cacela, no ano de 2000.
  • III Encontro Paraense de Educação Matemática – III EPAEM, realizado em Belém, na Universidade da Amazônia – UNAMA, campus BR, no ano de 2005.
  • IV Encontro Paraense de Educação Matemática –IV EPAEM, realizado em Belém, na Universidade da Amazônia – UNAMA, campus BR, no ano de 2006.
  • V Encontro Paraense de Educação Matemática – V EPAEM, realizado em Belém, na Universidade da Amazônia – UNAMA, campus BR, no ano de 2007.
  • VI Encontro Paraense de Educação Matemática – VI EPAEM, realizado em Belém, na Universidade do Estado do Pará – UEPA, campus I - CCSE, no ano de 2008.
  • VII Encontro Paraense de Educação Matemática – VII EPAEM, realizado em Belém, na Universidade da Amazônia – UNAMA, campus Alcindo Cacela, no ano de 2010.
  • VIII Encontro Paraense de Educação Matemática – VIII EPAEM, realizado em Belém, na Universidade da Amazônia – UNAMA, campus Alcindo Cacela, no ano de 2011.

 

Esses encontros contaram, em média, com 650 participantes. Um dos resultados desses encontros tem sido a procura, cada vez maior, por parte de professores e estudantes, de oportunidades para continuar sua formação e realizar intercâmbio de experiências, como meio de atualização e aprofundamento da prática profissional.

O encontro tem procurado: promover o intercâmbio dos grupos locais de Educação Matemática com outros grupos do país; promover estudos e ações focados na formação de professores na área de Educação Matemática e Matemática; fortalecer as Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o Ensino Básico e Superior e o seus papéis de interlocutoras e colaboradoras das redes de ensino; fortalecer o desenvolvimento das pesquisas em Educação Matemáticae a sua difusão em âmbito regional e nacional; impulsionar o desenvolvimento no Estado de sua vocação de pólo científico e cultural e congregar todas as pessoas que se dispõe a trabalhar pelos objetivos anteriores.

Visando transformar em realidade os anseios de uma comunidade comprometida com as necessidades da sociedade, estabelecemos os seguintes objetivos dos encontros realizados:

  • Oportunizar o intercâmbio de experiências docentes e de pesquisas em Educação Matemática no Estado do Pará e na Amazônia;
  • Promover a comunicação e o debate sobre estudos, pesquisas, projetos e experiências de profissionais e estudantes interessados na área de Educação Matemática e Matemática.
  • Desenvolver a área de Educação Matemática e Matemática comprometida com uma intervenção pedagógica qualificada que contribua para a construção de uma sociedade igualitária e democrática;
  • Consolidar o papel da entidade nacional e regional como representante das ações político-educacionais junto aos órgãos governamentais e a sociedade como um todo;
  • Proporcionar um lócus de formação continuada para os profissionais do ensino das redes públicas e privada do estado do Pará, funcionando, ao mesmo tempo, como instrumento divulgador dos conhecimentos produzidos na área de Educação Matemática e Matemática;
  • Promover a integração entre os grupos de matemáticos, psicólogos, educadores e de profissionais de outras áreas, interessados na Educação Matemática e Matemática.

 

Contato:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.sbempara.com.br

 

 

Diretoria Regional do Pará

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.