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Categoria: A Sociedade
Data de publicação Escrito por Webmaster
Desde sua fundação em janeiro de 1988, durante o Segundo Encontro Nacional de Educação Matemática em Maringá, no Paraná, a SBEM vem se organizando para cumprir sua função. No momento atual, além de trabalhar pela consolidação da Educação Matemática como área de conhecimento, a SBEM tem diante de si desafios que demandam respostas urgentes. Estamos vivendo um momento de grandes debates a respeito de currículos de Matemática para diferentes etapas da escolaridade, impulsionados particularmente pela expansão das redes de ensino e pela proposta de discussão dos PCN e currículos locais. Estão, também, na pauta as discussões asobre a formação de professores que lecionam Matemática.
Os livros didáticos e o uso de novas tecnologias educacionais estão igualmente em pleno debate. Em todo esse movimento a Educação Matemática tem contribuições a dar. Por outro lado, como todos nós sabemos, a Educação Matemática é uma área de investigação bastante nova, que surgiu basicamente das inquietações com a expansão do ensino da Matemática a partir do início da década de 50. Logo transformou-se em um grande movimento internacional balizado pelos Congressos Internacionais de Educação Matemática - os ICME. Nesse processo foi reativada a Comissão Internacional de Instrução Matemática - a ICMI, como uma das comissões da União Matemática Internacional - IMU.
 
No Brasil, as questões de ensino-aprendizagem da Matemática começaram a ser discutidas com maior intensidade durante os anos 50, principalmente como um dos frutos dos primeiros Congressos Nacionais de Ensino de Matemática, realizados em 1955 (Salvador), 1957 (Porto Alegre) e 1959 (Rio de Janeiro). A seguir foram criados os Círculos de Professores de Matemática e uma Associação Brasileira de Professores e Pesquisadores de Matemática e, tornam-se mais freqüentes, os Congressos Estaduais de Professores de Matemática. Nessa altura, apareceram as primeiras manifestações das idéias defendidas pelo Movimento Internacional da Matemática Moderna, que ganharia força com a criação, em 1961, do Grupo de Estudos do Ensino de Matemática (GEEM), em São Paulo. Assim, o V Congresso Nacional, realizado em 1966 no CTA, em São José dos Campos, teve sua agenda baseada nas idéias da Matemática Moderna.
 
Instalava-se, então, no Brasil, o "espírito da Matemática Moderna", que teve como principal vetor a publicação, a partir da primeira metade da década de 60, dos primeiros livros didáticos elaborados de acordo com essa nova orientação. No entanto, a Matemática Moderna não conseguiu resolver os problemas do ensino dessa disciplina. Ao contrário, segundo vários estudiosos, os problemas agravaram-se, devido ao enfoque centrado apenas na questão da linguagem matemática e em sua formalização. No início dos anos 70, pesadas críticas foram feitas ao movimento, influenciadas em parte por professores franceses, que começavam, já nessa época, a criar os Institutos de Pesquisa em Ensino de Matemática - IREM.
 
É somente em 1988 que, no Brasil, essas questões conseguem encontrar um fórum organizado de discussões, com a criação da SBEM, que vinha sendo amadurecida desde 1985, por ocasião da 6ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, realizada em Guadalajara, México, e impulsionada pela realização do Encontro Nacional de Educação Matemática - I ENEM - na cidade de São Paulo, em 1987. A partir dessa época, a SBEM passa a desempenhar papel importante no desenvolvimento da Educação Matemática. Como associação científica, expandiu sua área de atuação, com a criação de diretorias regionais em quase todas as unidades da federação, realizou doze Encontros Nacionais, seis Seminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM e dezenas de encontros regionais. A SBEM mantém dois periódicos, Educação Matemática em Revista (EMR), com 52 edições publicadas, e Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, com 11 números publicados.