GT06 – Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

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Categoria: Grupo de Trabalho
Data de publicação Escrito por Webmaster

COORDENADORES

Daise Lago Pereira Souto - UNEMAT - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

VICE-COORDENADORES

Alexandre Rodrigues de Assis – SEEDUC/RJ - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rony Cláudio de Oliveira Freitas – IFES - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EMENTA

GT 06 é um Grupo de Trabalho que aborda temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como à Educação a Distância. Objetiva-se discutir pesquisas que abordem a Matemática, seu ensino e aprendizagem, seus processos de educação, além daquelas que estabeleçam vínculos com o uso de tecnologia digitais e/ou Educação a Distância.

Este grupo estabelece articulação com praticamente todas as temáticas dos outros Grupos de Trabalho, uma vez que abarca investigações que debatem a aprendizagem da Matemática, a formação de professores de Matemática, a produção de material digital de Matemática para inclusão, metodologias de ensino de Matemática, inserção no currículo de Matemática das TDIC e de componentes a distância, e questões relacionadas à avaliação da aprendizagem Matemática, vinculadas às TDIC e/ou à Educação a Distância.

Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM) – Link: http://www.gepeticem.ufrrj.br/

Grupo de Estudos e Pesquisa das Tecnologias em Engenharias e Educação Matemática (GEPETEEM) – Link: https://gepeteem.wixsite.com/matematica

Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM) – Link: https://www.facebook.com/gptpem.al/

Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística (GEPTEMatE) – Link: http://prppg.unespar.edu.br/geptemate

Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação (GERE) – Link: http://gere.mat.br

Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciências e Educação Matemática (PICEM) – Link: https://picemifsp.wixsite.com/picem

Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) - Link: https://ead-tec.furg.br

Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Digitais (GEPETD) - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1637413996390478

Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA) - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0446870736784271

Grupo de Pesquisa em TIC, Matemática e Educação Matemática - Link: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) – Link: https://igce.rc.unesp.br/#!/pesquisa/gpimem

Grupo de Pesquisa Formação Docente, Educação Matemática e Tecnologias – Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/547998

Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação Matemática (TecDEM) – Link: http://www4.pucsp.br/tecmem/

Grupo de Pesquisa Tendências no Ensino - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3713119779515054

HISTÓRICO

O Grupo de Trabalho “Educação Matemática: novas tecnologias e Educação a Distância” foi criado pela DNE da SBEM, na gestão da Tânia Campos, que propôs a realização do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) – o Seminário da SBEM para pesquisadores, e entendeu ser pertinente a organização de Grupos de Trabalho, a exemplo do que faz o PME (Psychology Mathematics Education – Congress) e o ICME (International Congress of Mathematics Education). A partir do projeto do SIPEM e dessa escolha, a DNE fez algumas consultas para indicar/nomear os coordenadores de cada GT.

Assim, o GT 06 no ano 2000 ficou sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, o qual foi convidado a exercer essa função no âmbito do I SIPEM, juntamente com a Profa. Dra. Marilena Bittar e a Profa. Dra. Ana Paula Jahn, até o ano de 2003. O I SIPEM, em Serra Negra (SP), contou com a participação de 124 pesquisadores em Educação Matemática distribuídos, no decorrer das edições do Seminário, em 12 Grupos de Trabalho – os chamados GTs da SBEM.

No II SIPEM, em 2003, na cidade de Santos (SP), a coordenação do GT passa para os Profs. Drs. Luiz Mariano Carvalho, Lulu Healy e Abgail Lins. No meio da vigência, a coordenação é assumida pela professora Abgail que se reelege no ano de 2006 durante o III SIPEM, ocorrido em Águas de Lindóia (SP). Nessa gestão, as Profas. Dras. Norma Suely Gomes Allevato e Suely Scherer também compuseram a coordenação.

No IV SIPEM, em Brasília, no ano de 2009, o GT 06 passa ser coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Rosa, Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral e Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, os quais assumiram juntamente com a SBEM Nacional diversos compromissos como a criação do site do GT e constituição do I Fórum de Tecnologias e Educação Matemática.

Na sequência, em 2012, no V SIPEM, realizado em Petrópolis-RJ, o GT 06 passa a ser coordenado pela Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, com vice-coordenação da Profa. Dra. Maria Madalena Dullius, que realizaram o II Fórum do GT 06 no Rio de Janeiro, com colaboração do Prof. Dr. Marcelo Bairral. Em 2015, em Pirinópolis-GO, no VI SIPEM, a coordenação passa à Profa. Dra. Nilce Fatima Scheffer, com vice-coordenação da Profa. Dra Verônica Gitirana e colaboração das Profas. Dras. Débora Laurino e Tanise Novello, sendo que, a Profa. Débora assumiu a vice-coordenação em 2017, por afastamento para qualificação da Profa. Verônica. O Grupo, nesse momento, está organizando o III Fórum do GT 06 que está programado para março de 2018, em Vitória-ES com a colaboração do Prof. Dr. Rony Freitas da SBEM-ES na coordenação do mesmo.

A necessidade de um grupo de trabalho (GT) que envolvesse o papel das tecnologias em termos de recursos e processos inerentes à Educação Matemática foi manifestada já na criação do I SIPEM. À época, inúmeras investigações nessa área já vinham sendo desenvolvidas, em diversas instituições nacionais envolvidas na formação inicial e/ou continuada de professores de Matemática, e em diversos programas de Pós-Graduação em Educação Matemática ou Educação.

O GT 06, desde então, teve suas pesquisas discutidas enquanto grupo de trabalho e marcou presença nas demais edições do SIPEM, a partir de pesquisadores provenientes de diferentes partes do Brasil. O número de participantes do GT 06, desde sua primeira edição, é variado. Os trabalhos submetidos, avaliados e aprovados para apresentação são frutos de pesquisas que tratam e suscitam o debate em torno das tecnologias e Educação Matemática, estabelecido no âmbito do GT. A discussão que se estabelece é gerada a partir do trabalho apresentado e tem continuidade nas questões levantas posteriormente pelos presentes à sessão de apresentação. A proposta é que o autor(es) possa(m) esclarecer aspectos teórico e/ou metodológicos da investigação realizada que eventualmente não tenham ficado explícitos e que possa(m) continuar e/ou promover pesquisas futuras em conjunto com outro(s) pesquisador(es) do grupo.

Nessa perspectiva, o texto apresentado pode ser encaminhado ao(s) organizador(es) de um livro que venha a representar o estado da arte daquele SIPEM e configurar o que vem sendo investigado no campo da Educação Matemática frente às Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. O(s) organizador(es) do livro configura(m)-se inicialmente pela coordenação atual do GT, embora possa, de acordo com interesse e disponibilidade, incluir  outro(s) membro(s) do grupo que se propuser(em), e que seja(m) escolhido(s) pelo GT, a editar a produção havida. Até o momento, o GT 06 produziu o livro “Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores” (livro 7 da Coleção da SBEM), publicado em 2010 e organizado pelas Profas. Dras. Ana Paula Jahn e Norma Suely Gomes Allevato e o livro “Educação Matemática, tecnologias digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas”, organizado pelos Profs. Drs. Maurício Rosa, Marcelo Bairral e Rúbia Barcelos Amaral, publicado pela Livraria da Física. Também ocorreu a publicação de uma edição temática da Educação Matemática em Revista, Ano 21, N.51, julho de 2016, que teve as Profas. Dras. Rúbia Barcelos Amaral e Maria Madalena Dullius como editoras.

MEMBROS

Alexandre Rodrigues de Assis – SEEDUC/RJ
Carloney Alves de Oliveira – UFAL
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar – PUC/SP
Cláudia Cristina Soares de Carvalho – IFSP
Daise Lago Pereira Souto – UNEMAT
Daniel da Silva Silveira – FURG
Deive Barbosa Alves – UFT
Gisele Pereira de Oliveira Xavier - UEMG
Fernanda Martins da Silva - UNESP
Fernando da Costa Barbosa – UFG
Geciara da Silva Carvalho – UEFS
Hercules Gimenez – SEDUC/MT
Juliana Çar Stal – UNESP
Kelen Berra de Mello – IFRS
Loreni Aparecida Ferreira Baldini – AP
Liliane Xavier Neves - UESC
Luciane Mulazani dos Santos – UDESC
Marcelo Almeida Bairral – UFRRJ
Marcelo Batista Souza - UFRR
Marcelo de Carvalho Borba – UNESP
Marcos Paulo Henrique – Colégio Macedo Soares / SEEDUC-RJ
Maria Ivete Basniak – UNESPAR
Maria Madalena Dullius – UNIVATES
Marília Franceschinelli de Souza – IFSP Hortolândia
Maurício Rosa – UFRGS
Neil da Rocha Canedo Junior - SEJF
Nilce Fátima Scheffer – UFFS
Renan Oliveira Altoé – IFES
Renato Darcio Noleto Silva - IFMA
Rony Cláudio de Oliveira Freitas – IFES
Rosane Rossato Binotto - UFFS
Rosilângela Maria de Lucena Scanoni Couto – UFPE
Rozane da Silveira Alves - UFPel
Sandro Ricardo Pinto da Silva – UFAC
Sueli Liberatti Javaroni – UNESP
Tanise Paula Novello – FURG
Verônica Gitirana Gomes Ferreira – UFPE
Wagner da Silveira Marques – UCAM