Revistas da SBEM são qualificadas com qualis

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou recentemente a Classificação de Periódicos Qualis referente ao ano de 2015. A Educação Matemática em Revista (ISSN 2317-904X) e a Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (ISSN 2238-0345) foram classificadas como A2 e B3 na área de ensino, respectivamente.

Para o atual editor da Educação Matemática em Revista e Primeiro Secretário da Diretoria Nacional Executiva, Prof. Reginaldo Carneiro, é muito positiva a classificação da EMR, que já possui destaque na Educação Matemática brasileira, com 52 números publicados em 24 anos de existência. A equipe editorial da revista, em parceria com o Grupo de Trabalho 8 – Avaliação e Educação Matemática, da SBEM, lançou recentemente mais uma chamada para publicação de número temático, a ser publicado no 2º semestre de 2017.

A qualificação da Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, segundo os atuais editores Profa. Celi Espasandin Lopes (vice-presidente da SBEM) e Prof. Vinícius Pazuch (segundo secretário da Diretoria Nacional Executiva), deve-se ao pouco tempo de existência do periódico e também porque não havia, até então, uma periodicidade definida.

O processo de classificação da Capes é realizado por consultores, observando um conjunto de áreas do conhecimento e seguindo critérios específicos. Esses parâmetros para atribuição de qualidade a um periódico variam entre áreas, mas, em geral, consideram periodicidade, relevância e impacto gerado para a sociedade. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1 a B5; e C – com peso zero. O sistema que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas é o WebQualis.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.