Revemat publica número temático sobre Filosofia da Educação Matemática

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

A Revista Eletrônica de Educação Matemática (Revemat, eISSN 1981-1322) acaba de publicar um número temático sobre Filosofia da Educação Matemática. As editoras desse número foram as professoras Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Ana Paula Purcina Baumann.

A edição traz 23 artigos, organizados em três partes: a primeira, com artigos de autores, nacionais e internacionais, convidados a apresentarem seus trabalhos, tendo em vista sua relevância e trabalho assíduo em Filosofia da Educação Matemática; a segunda parte, formada por artigos de autores que submeteram seus trabalhos a este número especial; e uma terceira parte, composta por artigos de autores que participaram do GT 11 – Filosofia da Educação Matemática do VI SIPEM, em 2015.

Os artigos versam sobre: temas constitutivos da Filosofia da Educação Matemática; o ambiente do ciberespaço na Educação Matemática; a pesquisa filosófica em Educação Matemática realizada no espaço escolar da Educação Básica e da Educação Superior, em cursos de graduação e de pós-graduação; Etnomatemática, hermenêutica como possibilidade de proceder a investigações em Educação Matemática. Em diferentes nuanças, os artigos publicados no número especial focam a produção dos objetos matemáticos, suas características olhadas da perspectiva da própria Matemática, porém nunca vista em si, mas como presente no mundo histórico, social e cultural onde vivemos, ensinamos/conhecemos Matemática e a produzimos.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.