Chamada de artigos para edição temática "Currículo e Educação Matemática"

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Publicado em: 2017-06-05 18:26:48

Desde outubro do ano passado, o Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Médio (GT-3) da SBEM passou a ser denominado Grupo de Trabalho Currículo e Educação Matemática, atendendo à solicitação dos pesquisadores que investigam a temática do currículo. A renomeação contemplou uma tendência de pesquisa consolidada internacionalmente. No âmbito nacional, há um aumento significativo na produção de pesquisas envolvendo os Currículos de Matemática. Reconhecendo essa crescente produção, a Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156) lançará, em dezembro de 2017, uma edição temática especial sobre Currículo e Educação Matemática.

Os editores convidados para essa edição são a professora Ana Lúcia Manrique (PUC/SP) e o professor Marcio Antonio da Silva (UFMS). Os artigos, a serem submetidos para essa edição, devem, necessariamente, priorizar a consistência e a coerência teórica e metodológica voltada para dois campos afins: o do Currículo e o da Educação Matemática. A partir desse escopo, serão aceitos artigos que tratem das temáticas de currículo do GT-3, o qual compreende currículo como prática e construção social que, dentre várias outras ações, seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. Dentre as temáticas aceitas, destacamos as pesquisas sobre os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino - como o integrado à educação profissional, a educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras - e nas diferentes etapas da escolaridade. Serão aceitas, ainda, pesquisas que investigam a Educação Matemática em espaços não formais e seus processos de subjetivação; e pesquisas teóricas (ou ensaios teóricos) que busquem aproximar e fortalecer os campos do Currículo e da Educação Matemática.

Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor. O prazo final para submissão de originais é 20 de junho, sem possibilidade de ampliação. Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista, na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos e o arquivo com o modelo que deve ser usado. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.