Revista Alexandria lança chamada de artigos para edição sobre Ficção e Educação Matemática

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Nos últimos anos, alguns trabalhos na área de Educação Matemática vêm utilizando, de múltiplas maneiras, narrativas ficcionais e/ou aspectos/elementos da ficção como possibilidade de teorização. Esses trabalhos estabelecem relações com cinema, literatura, fotografias, artes plásticas, utilizando-se de metáforas variadas na composição de suas narrativas.  Via de regra, esses trabalhos apresentam algumas sistematizações sobre os motivos e modos de utilização deste tipo de narrativa em suas investigações. Entretanto, esses delineamentos ainda se constituem em primeiras aproximações com estes modos de produção textual, partindo dos mais variados referenciais teórico-metodológicos.

Neste sentido, o número temático da Revista Alexandria, intitulado Ficção e Educação Matemática, tem como propósito fomentar a discussão acadêmica no campo da Educação Matemática a partir de publicações que levem em conta estudos sobre a ficção como movimento de análise nas pesquisas em Educação Matemática. A intenção dos professores João Ricardo Viola dos Santos e Thiago Pedro Pinto, editores convidados, é reunir em um número temático artigos que estabeleçam relações entre ficção e Educação Matemática, nas mais variadas possibilidades de interação.

Informações aos autores

1. O prazo de submissão de proposta é até 01 de outubro de 2017. Para submeter uma proposta de artigo, enviar o arquivo em formato DOC, pelo Portal de Periódicos da UFSC, Revista Alexandria na seção edição temática.

2. O formato das propostas de artigos deve obedecer as normas correntes na ALEXANDRIA. Aqueles que estiverem fora destas normas não serão considerados no processo de avaliação/revisão.

3. Cada proposta de artigo será revisada por pareceristas convidados para essa edição temática, e pelos editores convidados para esta edição.

4. Para esta publicação fica limitado a uma proposta por autor/coautor.

5. A publicação deste número temático é prevista para 2018.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.