Campanha pela valorização da profissão professor

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Publicado em: 2017-07-28 02:44:55

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) convida toda a Sociedade, Sociedades Científicas, professores de todos os níveis de ensino e modalidades, para apoiar a campanha que visa conscientizar e motivar o despertar para a valorização da profissão: Professor.

Ser professor ou professora não é dom, nem vocação e nem sacerdócio! É uma profissão e necessita ser reconhecida como tal, com seu fazer docente, com necessidades básicas, com formação adequada e contínua, com ética e
ação política.

Ser professor ou professora é olhar para um rosto e desvendar o que está por trás. É alcançar cada aprendiz com a sensibilidade de perceber suas potencialidades e limitações e auxiliá-lo e encorajá-lo na busca pelo conhecimento e pelo sucesso. É provocá-lo a desvendar o mundo e admirar o conhecimento que se constrói de forma coletiva e colaborativa.

A SBEM defende e acredita na necessidade dessa campanha, em meio a discussões e desvalorização da profissão pela mídia, por pessoas que entendem a educação como “um negócio rentável” e pelas políticas atuais de governo que defendem “o notório saber”, ignorando ou mesmo desconsiderando as práticas e pesquisas sobre formação de professores nos últimos 40 anos que apontam ser necessários muito mais que o conhecimento de conteúdo para ser um professor.

Esperamos que em todos os espaços sociais a profissão docente seja lembrada e valorizada. Que o professor seja respeitado como um profissional ético e responsável pelo seu fazer pedagógico e que necessita de condições básicas para exercer a sua profissão: salários dignos, formação adequada, condições materiais e tempo para se dedicar à aprendizagem dos alunos.

Quem sabe, dessa forma, a profissão Professor não seria mais atrativa aos jovens?

Participe!

Junte-se à SBEM nesta campanha, adicionando uma faixa à sua imagem do facebook e também se filiando à nossa sociedade.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.