Professora Terezinha Nunes recebe prêmio Hans Freudenthal

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Publicado em: 2018-01-07 04:34:28

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) vem parabenizar publicamente a Profa. Dra. Terezinha Nunes pelo prêmio Hans Freudenthal que representa um grande reconhecimento do programa de pesquisa que desenvolve no campo da Educação Matemática, por mais de 35 anos, envolvendo a aprendizagem matemática de crianças em ambientes formais e informais. O impacto de suas investigações para o desenvolvimento da pesquisa e da prática em Educação Matemática, bem como o reconhecimento internacional destas por meio da premiação contribui, também, para a projeção internacional das pesquisas no campo da Educação Matemática brasileira.

O Prêmio Hans Freudenthal, entregue pela Internacional Comission on Mathematical Instruction (ICMI), destina-se a reconhecer as contribuições proeminentes do programa de pesquisa teoricamente bem concebido e altamente coerente de um indivíduo. Ele homenageia um estudioso que iniciou um novo programa de pesquisa e o levou ao amadurecimento nos últimos 10 anos, com significativo impacto na comunidade de Educação Matemática.

Terezinha Nunes atua como professora da Oxford University – Inglaterra. No Brasil, a professora participou da fundação do Programa de Pós-graduação Cognitiva da UFPE em 1976. Neste período, desenvolveu o projeto Aprender Pensando, com David Carraher e Analúcia Schliemann, dando origem ao livro Na vida dez na escola zero, traduzido para diversas línguas. A pesquisa posterior de Terezinha Nunes sobre o desenvolvimento do pensamento matemático, realizada no Brasil e no Reino Unido, aborda do raciocínio aditivo e multiplicativo às frações, variáveis, aleatoriedade e
probabilidade. Ademais, um lugar especial em seu trabalho foi reservado para pesquisa sobre a aprendizagem matemática de crianças surdas e para desenvolver e validar programas de intervenção inovadores.

Em nota publicada, o ICMI afirma que “os resultados de seus inúmeros estudos exemplarmente concebidos se combinam em uma história perspicaz, consistente e abrangente sobre o surgimento e a evolução do pensamento matemático. Esta conta em constante desenvolvimento vem inspirando o trabalho de pesquisadores de educação matemática e informando práticas de professores de matemática em todo o mundo. Isso teve um grande impacto sobre o que sabemos sobre a aprendizagem das crianças em matemática e sobre como conhecemos e pensamos sobre isso”.

Para ler a nota completa do ICMI, acesse: https://www.mathunion.org/icmi/awards/hans-
freudenthal-award- outstanding-contributions- individuals-theoretically- well