Curso Nacional de Formação para Feiras de Matemática

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Visando propor subsídios teóricos, científicos e metodológicos para a gestão, orientação e avaliação de trabalhos nas Feiras de Matemática, a SBEM, em parceria com a Furb, Uneb, IFC e IFSC, está ofertando o Curso Nacional de Formação para Feiras de Matemática. Esta é mais uma ação vinculada ao Acordo de Cooperação Técnica e Científica - Feiras de Matemática firmado entre SBEM, FURB, UNEB e IFC, em novembro de 2015.

Gratuito e totalmente à distância, o curso é ofertado com 300 vagas, limitado inicialmente a 60 por região do Brasil, por ordem de inscrição, que pode ser feita no  link https://goo.gl/forms/W803tjUMbTRqzP0x2 até o dia 21 de março de 2018.

O requisito para participação no curso é ser professor. Não completando as cotas regionais, as vagas remanescentes serão destinadas aos estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia ou Matemática, que também manifestarem interesse até o dia 21. Os selecionados em cada região serão informados por e-mail.

O Curso Nacional de Formação para Feiras de Matemática será realizado por meio de transmissões ao vivo na página da SBEM no facebook (https://www.facebook.com/educacao.matematica/), aos sábados, das 9h às 12h, conforme cronograma abaixo. Os cursistas deverão participar, obrigatoriamente, dos módulos 1, 2, 8, 9 e 10, além de pelo menos um módulo optativo, que pode ser qualquer um entre as opções de 3 a 7. Em cada módulo, haverá uma atividade à distância que somará 5 horas a carga horária do curso, totalizando 8h para cada módulo.
 

 

Módulo

Condição

Data da transmissão ao vivo

1

Introdução à Educação Matemática

OBR

07/04

2

Histórico das Feiras de Matemática

OBR

28/04

3

Organização logística das Feiras de Matemática

OPT

05/05

4

Orientação e exposição de trabalhos para a categoria “Educação Especial”

OPT

12/05

5

Orientação e exposição de trabalhos para categorias “Educação Infantil” e “anos iniciais do Ensino Fundamental”

OPT

19/05

6

Orientação e exposição de trabalhos para categorias “Anos finais do Ensino Fundamental” e “Ensino Médio”

OPT

09/06

7

Orientação e exposição de trabalhos para categorias “Educação Superior”, “Professor” e “Comunidade”

OPT

16/06

8

Comitê científico: escrita, formatação e avaliação ad-hoc

OBR

23/06

9

Avaliação na e da Feira de Matemática

OBR

07/07

10

Envio da narrativa: avaliação geral do curso

OBR

28/07

             *OBR- módulo obrigatório

             *OPT- módulo optativo

A carga horária final do curso dependerá da quantidade de módulos cursados, podendo atingir 80h. A certificação será feita pela SBEM. Em caso de dúvidas, envie mensagem para os coordenadores do curso, Prof. Araceli Gonçalves (IFC/SBEM-SC) e Prof. Lauro Sá (IFES/SBEM), no endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.