T�tulo |
Autoria |
Certificado |
�Dou
gra�as a Deus de estar conseguindo chegar at� na escola�: A motiva��o e os
desafios do idoso para ter acesso � educa��o. |
Julio Cesar de Moura Dias e
Julia Herdy Lopes Dias |
apresenta��o |
�MOBFOG
no TEMA�: STEAM e apresenta��o Computacional nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental |
Ricardo Scucuglia Rodrigues da
Silva, Daiane Ketrine Doneg� e Immaculate Kizito Namukasa |
apresenta��o |
�N�o tem
partes iguais!�: Como professores entendem uma fra��o unit�ria |
Arthur Belford Powell e Maria
Alice Veiga Ferreira de Souza |
apresenta��o |
�Oito
cervejas, tr�s fil�s de carnes e pronto!� �Tem que beber tudo, n�?� �Bebida
n�o � pra sempre?�: pr�ticas de numeramento envolvendo bebidas alc�olicas
protagonizadas por pessoas jovens, adultas e idosas |
Fl�via Cristina Duarte P�ssas
Grossi, Jonson Ney Dias da Silva e Rodrigo Carlos Pinheiro |
apresenta��o |
A
(des)educa��o matem�tica na EJA pela resolu��o 01/2021 CNE-CEB: o moinho de
gastar gente opera novamente! |
Felipe Ramos Costa, Helen Maria
Pedrosa de Oliveira e Margareth Concei��o Pereira |
apresenta��o |
A
afetividade em Educa��o Matem�tica |
Rom�rio Costa da Rocha J�nior e
Fabiane Mondini |
apresenta��o |
A
An�lise de Modelos como uma atividade de Modelagem Matem�tica e o Pensamento
Matem�tico Avan�ado |
Nabila Iasbik Giroti e Adriana
Helena Borssoi |
apresenta��o |
A BNCC
pelo prisma da pr�xis e a necessidade de uma proposta metodol�gica para o
ensino de Matem�tica em favor da classe trabalhadora |
Leonardo Donizette de Deus
Menezes e Fabiana Fiorezi de Marco |
apresenta��o |
A
conceptualiza��o da Geometria Descritiva: da origem � queda de uma disciplina
cient�fica |
Ana Mary Fonseca Barreto de
Almeida e Gert Schubring |
apresenta��o |
A
constru��o do conceito de vari�vel por estudantes do 8� ano do Ensino
Fundamental � luz da Teoria dos Campos Conceituais |
Gabriela dos Santos Barbosa e
Daiane Ribeiro Siqueira de Jesus |
apresenta��o |
A d�cada
de 1980: um ponto de inflex�o no advir da Educa��o Matem�tica? |
Lais Cristina Pereira da Silva e
Maria Aparecida Viggiani Bicudo |
apresenta��o |
A
doc�ncia na forma/a��o universit�ria: apontamentos acerca da forma��o no
curso de licenciatura em matem�tica da Unifesspa |
Josiel de Oliveira Batista e
Luciane Ferreira Mocrosky |
apresenta��o |
A
Educa��o de Jovens, Adultos e Idosos: direitos ou nega��o de direitos? |
M�rcia Lucas de Oliveira |
apresenta��o |
A
Educa��o Estat�stica Cr�tica e a Interseccionalidade como Instrumentos
Anal�ticos para a Compreens�o dos Problemas Sociais |
Ana Flavia Ferreira da Silva e
Leandro de Oliveira Souza |
apresenta��o |
A
educa��o financeira escolar para emancipar mulheres estudantes da EJA em
relacionamentos abusivos |
Lilian Regina Araujo dos Santos
e Adriano Vargas Freitas |
apresenta��o |
A
Educa��o Matem�tica Cr�tica e a ideia de fun��o no Ensino M�dio |
Ros�ngela Ferreira Domingues e
Clarissa de Assis Olgin |
apresenta��o |
A EJA
p�s Pandemia: impactos e novos desafios |
Eline das Flores Victer e
Rosangela Mariano dos Santos |
apresenta��o |
A
exist�ncia das geometrias n�o euclidianas no ensino de Matem�tica: restri��es
da geometria euclidiana e origem de outras geometrias |
Milenko Schiavetti Basilio
Kovacevic e Sonia Barbosa Camargo Igliori |
apresenta��o |
A
explicita��o da correspond�ncia um para muitos na resolu��o de problemas de
propor��o simples por estudantes do ensino fundamental |
Maana�n Rodrigues de Sousa e
Alina Galv�o Spinillo |
apresenta��o |
A
forma��o de professores dos anos iniciais e o ensino da �lgebra |
Rosana de Oliveira, Andreia
Carvalho Maciel Barbosa e Laiane Cam�es da Silva Velloso |
apresenta��o |
A
forma��o em Estat�stica e Educa��o Estat�stica do futuro professor de
Matem�tica do Rio Grande do Sul: os projetos pedag�gicos das licenciaturas
presenciais federais |
Tiago da Silva Gaut�rio e Mauren
Porci�ncula Moreira da Silva |
apresenta��o |
A
forma��o inicial de professores de Matem�tica ind�genas de Mato Grosso do Sul |
Nara Machado Rockenbach e
Adriana F�tima de Souza Miola |
apresenta��o |
A g�nese
documental de uma atividade de modelagem matem�tica por uma professora em
forma��o |
Karina Alessandra Pessoa da
Silva, Adriana Helena Borssoi e Emerson Tortola |
apresenta��o |
A
geometria do ensino na Revista Escolar (S�o Paulo, 1925-1927) |
Joana Kelly Souza dos Santos |
apresenta��o |
A
gestualidade como protagonista para a constru��o de conceitos da Geometria
Espacial de Posi��o |
Andr� Ferreira de Lima e R�bia
Barcelos Amaral |
apresenta��o |
A
identidade inclusiva do professor de matem�tica como metamorfose humana |
Roberta Caetano Fleira e Solange
Hassan Ahmad Ali Fernandes |
apresenta��o |
A
import�ncia das perguntas e de suas diferentes tipologias na media��o do
professor durante uma atividade realizada com estudantes de um curso de
Engenharia |
Juliana Martins Philot, Barbara
Lutaif Bianchini e Eloiza Gomes |
apresenta��o |
A
Influ�ncia da Modelagem Matem�tica na (Re)constru��o das Representa��es
Sociais dos Futuros Pedagogos |
Debora Coelho de Souza,
Alessandro Ribeiro da Silva e Claudia Carreira da Rosa |
apresenta��o |
A
Intelig�ncia Artificial como recurso para o ensino de Matem�tica: comparativo
entre ChatGPT e Gemini |
Thaiana Martins Marques e
Claudinei de Camargo Sant'Ana |
apresenta��o |
A
linguagem probabil�stica empregada por estudantes do quinto ano do ensino
fundamental: identificando fen�menos ou experimentos aleat�rios |
Ailton Paulo de Oliveira J�nior,
F�tima Aparecida Kian e Maria Manuel da Silva Nascimento |
apresenta��o |
A
Matem�tica � como um Le�o e Eu fico intimidada diante dela |
C�lia Regina Roncato |
apresenta��o |
A
Matem�tica na Modelagem Matem�tica na Educa��o Matem�tica: algumas
compreens�es |
Rosangela Ramon e Tiago Emanuel
Kl�ber |
apresenta��o |
A
Modelagem Matem�tica como potencial � sustentabilidade: indicativas de
educadores matem�ticos portugueses |
Andrei Lu�s Berres Hartmann,
Marcus Vinicius Maltempi e Ant�nio Manuel Dias Domingos |
apresenta��o |
A
multiplica��o como a adi��o de parcelas iguais: o que mostram os livros
did�ticos |
J�ssica Daiane da Silva e Neila
Tonin Agranionih |
apresenta��o |
A No��o
de Experi�ncia: perspectivas a partir de estudantes-com-v�deos |
Fernanda Martins da Silva e
Marcelo de Carvalho Borba |
apresenta��o |
A
reg�ncia de residentes de um n�cleo de Matem�tica durante a pandemia de
COVID-19: desafios e possibilidades |
Maria Jucimeire dos Santos� |
apresenta��o |
A
significa��o da atividade de aprendizagem do estudante adolescente |
Camille Bordin Botke Milani e
Manoel Oriosvaldo de Moura |
apresenta��o |
A venda
de garrafas de �gua: reflex�es no �mbito da Educa��o Financeira com pessoas
jovens, adultas e idosas |
Jonson Ney Dias da Silva, Gerson
dos Santos Farias e Lucas Carato Mazzi |
apresenta��o |
A��es e
pr�ticas de uma formadora de professores dos Anos Iniciais no trabalho com o
sinal de igual |
Miriam Criez Nobrega Ferreira,
Jo�o Pedro da Ponte e Alessandro Jacques Ribeiro |
apresenta��o |
A��es
mentais matem�ticas identificadas em resolu��es de avalia��es de C�lculo
Diferencial e Integral |
Emanuel Gomes Peixoto e Karly
Barbosa Alvarenga |
apresenta��o |
Afetos
de encontros discursivos em estudos sobre EJA: reflex�es sobre processos de
produ��o de subjetividades |
Eliane Fernandes Campos Lopes |
apresenta��o |
Algoritmo
da divis�o e as estrat�gias de c�lculos identificadas na aprendizagem da
matem�tica do 6� ano do Ensino Fundamental |
Neura Maria De Rossi Giusti e
Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
apresenta��o |
Altas
Habilidades na Educa��o Profissional e Tecnol�gica: das escutas e anseios �
implementa��o de uma forma��o continuada |
Thiago da Silva e Silva e
Marlise Geller |
apresenta��o |
Amostragem
nos anos finais do Ensino Fundamental |
Luan Costa de Luna |
apresenta��o |
An�lise
de livros did�ticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na
promo��o do letramento, racioc�nio e pensamento estat�stico |
Loise Tarouquela Medeiros e Edda
Curi |
apresenta��o |
An�lise
de movimentos epist�micos realizados na resolu��o de problemas de estruturas
multiplicativas: gestos e toques em tela que revelam modos de pensar
matematicamente |
Rony Freitas e Renan Oliveira
Alto� |
apresenta��o |
An�lise
de uma abordagem problematizada sobre potencia��o e radicia��o |
F�bio Vinicius Gouv�a Moura,
F�bio Menezes da Silva e Priscila Cardoso Petito |
apresenta��o |
An�lise
Praxeol�gica das Atividades de Estat�stica e Probabilidade para compor o
Portfolio Did�tico |
Vera Debora Maciel Vilhena, Jos�
Messildo Viana Nunes e Jacqueline Agnes da Silveira Santos |
apresenta��o |
Ansiedade
Matem�tica e Cartoons Digitais: uma investiga��o com estudantes dos Anos
Finais do Ensino Fundamental |
Amanda Azevedo Abou Mourad e
Aparecida Santana de Souza Chiari |
apresenta��o |
Antinegritude
e Educa��o Matem�tica Inclusiva: refletindo sobre situa��es-limites e
in�ditos vi�veis |
Amanda Queiroz Moura e Manuella
Carrijo |
apresenta��o |
Aprender
com Nei Leite Xakriab�: a cer�mica Xakriab� como m�quina de guerra |
Carolina Tamayo |
apresenta��o |
Aprendizagem
e desenvolvimento profissional num di�logo com a equidade |
Eurivalda Ribeiro dos Santos
Santana e Juscileide Braga de Castro |
apresenta��o |
Aprendizagem
e modos de fazer em atividades de modelagem matem�tica: propondo uma
articula��o |
Jeferson Takeo Padoan Seki e
Lourdes Maria Werle de Almeida |
apresenta��o |
Aprendizagens
de uma Comunidade de Professores de Matem�tica: experi�ncias durante o
planejamento colaborativo de uma tarefa |
Carolina Zenero de Souza e Ana
Leticia Losano, Paula Odani |
apresenta��o |
Aprendizagens
Docentes de Professoras que Ensinam Estat�stica por meio da Inser��o em
Espa�os Formativos a Dist�ncia |
Sidney Silva Santos e Celi
Espasandin Lopes |
apresenta��o |
Apropria��o
do Ensino Explorat�rio por uma professora de Matem�tica da rede p�blica do
Distrito Federal em contexto de Forma��o Continuada |
Regina da Silva Pina Neves e
Raquel Carneiro D�rr |
apresenta��o |
Aproxima��es
entre o Contrato Did�tico e a Rela��o ao Saber no ensino de Matem�tica: um
estudo a partir de uma Tipologia |
Val�ria Maria de Lima Borba,
Anna Paula de Avelar Brito Lima e Jos� Dilson Beserra Cavalcanti |
apresenta��o |
Argumenta��o
e prova um estudo com par�bola atrav�s da Resolu��o de Problemas |
M�rio Barbosa da Silva e Norma
Suely Gomes Allevato |
apresenta��o |
Articula��es
entre uma perspectiva ancestral e discuss�es sobre coletividade docente |
L�via Azelman de Faria Abreu,
Wellerson Quintaneiro e Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto |
apresenta��o |
As
apreens�es figurais na constru��o da circunfer�ncia como um lugar geom�trico |
Camila Cassoli e Mariana Moran |
apresenta��o |
As
estrat�gias de uso de problemas identificadas na BNCC |
Cristina de Jesus Teixeira e
Geraldo Eust�quio Moreira |
apresenta��o |
As
experi�ncias de uma professora surda sobre o ensino e aprendizagem da
Matem�tica |
Rosenilda Rocha Bueno e Emerson
Rolkoulski |
apresenta��o |
As
rotinas identificadas por professores dos Anos Iniciais de Feira de Santana:
a an�lise de tarefas com o racioc�nio funcional |
Larissa Santana de Almeida e Ana
Virginia de Almeida Luna |
apresenta��o |
Aspectos
do racioc�nio proporcional de alunos do 7� ano do Ensino Fundamental: foco
nas resolu��es escritas de uma tarefa explorat�ria |
S�ntia Paola Rodrigues, Maria
Eduarda Valen�a de Fran�a e Renata Viviane Raffa Rodrigues |
apresenta��o |
Atividades
com ind�cios do Pensamento Geom�trico presentes no material curricular do
Ciclo de Alfabetiza��o da rede municipal de S�o Paulo |
Simone Oliveira dos Santos, Edda
Curi e Priscila Bernardo Martins |
apresenta��o |
Autoavalia��o
de estudantes de C�lculo Diferencial e Integral sobre atividades com uso de
metodologias ativas |
L�viam Santana Fontes e Cleyton
H�rcules Gontijo |
apresenta��o |
Avalia��o
escolar em Matem�tica: um estudo � luz da Teoria Antropol�gica do
Did�tico |
Marcela Silva de Albuquerque,
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra e Elis�ngela Bastos de Melo
Esp�ndola |
apresenta��o |
Avalia��es
Externas e Indicadores de Desempenho: uma representa��o opaca das realidades
escolares |
Brena Cristina Sturion e Ana
Paula dos Santos Malheiros |
apresenta��o |
Brincadeiras
e Letramento Estat�stico: Quais s�o as potencialidades do brincar quanto ao
Letramento Estat�stico? |
Pedro Henrique Barcarolo e
Raquel Milani |
apresenta��o |
Caderno
de Itiner�rios Formativos em Educa��o do Campo: di�logos com a Educa��o
Matem�tica |
Luciana Boemer Cesar Pereira e
Beatriz Fernanda Litoldo |
apresenta��o |
C�lculo
Diferencial: explorando taxa de varia��o por meio de uma tarefa investigativa
e metacogni��o |
Carlos Jos� Ferreira Soares e
Marli Teresinha Quartieri |
apresenta��o |
C�lculos
mentais r�pidos e sem erros: como meninas ol�mpicas definem pessoas
"boas em matem�tica" |
D�bora Azevedo de Castro Borba e
Agnaldo da Concei��o Esquincalha |
apresenta��o |
Capturando
olhares na forma��o de professores: Rastreador ocular e geometria |
Marcelo Almeida Bairral, Rh�mulo
Oliveira Menezes e Marcos Paulo Henrique |
apresenta��o |
Caracteriza��o
e classifica��o para problemas mistos, problemas complexos e
situa��es-problema envolvendo fun��o afim |
Veridiana Rezende e Cl�lia Maria
Ignatius Nogueira |
apresenta��o |
Cartografar
o invis�vel: cad� o corpo docente no curr�culo de Matem�tica?� |
D�bora Reis Pacheco |
apresenta��o |
Cesta
b�sica e sal�rio-m�nimo: uma discuss�o com estudantes do Ensino M�dio com
calculadoras |
Franciele Santos Teixeira, Maria
Teresa Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni� |
apresenta��o |
Ciclos
de modelagem matem�tica produzidos por futuros professores de matem�tica:
reflex�es acerca do desenvolvimento do conhecimento pedag�gico� |
Ros�ngela Maria Kowalek, Michele
Regiane Dias Veronez e Ana Paula Zanim |
apresenta��o |
Cidadania
cr�tica de surdos e letramento em educa��o financeira: di�logos
poss�veis |
J�lio C�sar dos Santos Moreira e
Gisela Maria da Fonseca Pinto |
apresenta��o |
Cinema
como Meio de Revela��o: tecnologia e educa��o matem�tica na transposi��o de
problemas de g�nero |
Mauricio Rosa |
apresenta��o |
Classes
de situa��es de fun��o afim identificadas em teses e disserta��es brasileiras |
Sandra Maria Tieppo, Cl�lia
Maria Ignatius Nogueira e Marli Schmitt Zanella� |
apresenta��o |
Col�nia
Agr�cola do Matapi e a produ��o de frutas: contribui��es para a utiliza��o da
Etnomatem�tica |
Sandra Maria Nascimento de
Mattos, Jos� Roberto Linhares de Mattos e Romaro Antonio Silva |
apresenta��o |
Combinat�ria,
probabilidade e suas articula��es no curr�culo apresentado aos professores
dos Anos Finais |
Ewellen Ten�rio de Lima |
apresenta��o |
Compreendendo
o enxerto-hermen�utico nas an�lises de depoimentos, descri��es e textos
realizadas na pesquisa qualitativa fenomenol�gica |
Arley Zamir Chaparro Cardozo e
Maria Aparecida Viggiani Bicudo |
apresenta��o |
Concep��es
acerca do ser professor de matem�tica no contexto da Educa��o Hospitalar |
�rica Czigel e Fabiane Mondini |
apresenta��o |
Concep��es
de professores sobre equival�ncia e divis�o de fra��es a partir de materiais
manipul�veis montessorianos |
Edilene Regina Dotto Janjar e
Cristina Cavalli Bertolucci |
apresenta��o |
Concep��es
de uma Int�rprete Educacional sobre a Tradu��o Interpreta��o de Situa��es do
Campo Conceitual Aditivo |
Roberta Alena de Alc�ntara
Brand�o e Jurema Lindote Botelho Peixoto |
apresenta��o |
Concep��es
sobre a probabilidade e como vivenci�-la na Educa��o Infantil: uma
experi�ncia com professoras do munic�pio de Paulista-PE |
Kelly de Lima Azevedo Spinelli e
Jaqueline Aparecida Foratto Lixandr�o Santos |
apresenta��o |
Concep��es
sobre Educa��o Matem�tica nos Documentos Curriculares das Licenciaturas em
Matem�tica da Universidade Estadual do Cear� (UECE) |
Carlos Ian Bezerra de Melo e
Francisco Edisom Eugenio de Sousa |
apresenta��o |
Condicionantes
precedentes � constru��o de modelos matem�ticos: uma an�lise no contexto
educacional |
Luana Henrichsen, Isabel
Koltermann Battisti e C�tia Maria Nehring� |
apresenta��o |
Confrontando
a Realidade com a Matem�tica: Desafios e Perspectivas para Estudantes em
Situa��o de Vulnerabilidade Social |
Luana Pedrita Fernandes de
Oliveira, Fabio Alves Menecucci e Amanda Queiroz Moura |
apresenta��o |
Conhecimento
de estudantes do 3� ano do Ensino M�dio brasileiro sobre Amostragem e Curva
Normal: uma abordagem por meio da Infer�ncia Informal� |
Andr� Fellipe Queiroz Ara�jo e
Di�go Bezerra de Melo Maciel |
apresenta��o |
Conhecimento
Interpretativo de professores de matem�tica dos Anos Finais e do Ensino M�dio
ao atribu�rem significado a produ��es de alunos no �mbito da transforma��o
geom�trica isom�trica transla��o |
Caroline Silva e Miguel Ribeiro |
apresenta��o |
Conhecimento
Matem�tico Especializado revelado por futuros professores de Matem�tica: um
contexto pautado na Teoria das Situa��es Did�ticas |
Francisco Eteval da Silva
Feitosa e Roberta dos Santos Rodrigues |
apresenta��o |
Conhecimentos
dos professores para ensinar Matem�tica na Educa��o Infantil e nos anos
iniciais do Ensino Fundamental evidenciados em manuais did�ticos do Brasil e
do Chile |
Edvonete Souza de Alenca e, Ana
Paula Bolsan Sagrilo, Jo�o Pedro Piccoli |
apresenta��o |
Conhecimentos
especializados de professores de Matem�tica para o ensino de equa��es
diferenciais ordin�rias de vari�veis separ�veis na Engenharia Civil a partir
de um problema de Transfer�ncia de Calor |
Gabriel Loureiro de Lima e
Rieuse Lopes |
apresenta��o |
Conjuntos
num�ricos: uma an�lise dos conhecimentos did�tico- matem�ticos de
licenciandos em Matem�tica |
Patricia Pujol Goulart Carpes e
Eleni Bisognin |
apresenta��o |
Contextualiza��o
em Matem�tica na Educa��o de Jovens, Adultos e Idosos: an�lises e
propostas |
Luciana Prado Mouta Pena |
apresenta��o |
Contribui��es
da constru��o da uma feira de Matem�tica local (in loco): um olhar da
colabora��o na forma��o docente |
Luciana Aparecida da Cunha,
Zionice Garbelini Martos Rodrigues e Luciane de Castro Quintiliano |
apresenta��o |
Contribui��es
do ensino de matem�tica para a perman�ncia de estudantes em turmas de EJA de
uma escola p�blica da zona rural cearense |
Francisco Josimar Ricardo Xavier |
apresenta��o |
Contributos
do GeoGebra para an�lise gr�fica de dados em uma forma��o inicial estat�stica
para professores |
Jos� Ronaldo Alves Ara�jo,
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar e Zsolt Lavicza |
apresenta��o |
Criando
tarefas para abordar a interpreta��o de relat�rios de pesquisa envolvendo
vari�veis categ�ricas e num�ricas para o ensino de estat�stica de alunos de
10 anos |
Luzia Roseli da Silva Santos,
Diego Marques de Carvalho e Maria do Carmo Pereira Servidoni |
apresenta��o |
Criatividade,
Modelagem Matem�tica e Inclus�o: percep��es a partir de obst�culos na
doc�ncia |
Aline Keryn Pin, Elenice Josefa
Kolancko Setti e Rodolfo Eduardo Vertuan |
apresenta��o |
Curr�culos
em matem�tica produzidos por docentes da EJA de Sobral |
Francisco Josimar Ricardo Xavier |
apresenta��o |
Da
Integral de Riemann � Integral de Lebesgue: um estudo alicer�ado na Pesquisa
Baseada em Design |
Ismael Batista Maidana Silvestre
e Vanilde Bisognin |
apresenta��o |
De
conv�nios malsucedidos ao desmonte disfar�ado: A hist�ria da EJA em Maca� no
�mbito municipal |
Julio Cesar de Moura Dias e
Julia Herdy Lopes Dias |
apresenta��o |
De
ingressantes a concluintes/rec�m-egressos de cursos de licenciatura em
Matem�tica: uma an�lise sobre as argumenta��es de uma quest�o alg�brica |
Jo�o Carlos Caldato Correia e
Lilian Nasser |
apresenta��o |
Desafios
e Invisibilidade da Educa��o de Jovens, Adultos e Idosos nas Licenciaturas em
Pedagogia |
Pryscilla Teixeira Duarte
Cardoso |
apresenta��o |
Desafios
e percep��es na implementa��o da BNCC no Curr�culo de Matem�tica: o papel da
forma��o continuada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Sheila Gilsiane M�hl, Clarissa
de Assis Olgin e Eduardo Vinicius Costa |
apresenta��o |
Desafios
e possibilidades no desenvolvimento inicial de ambientes de modelagem
matem�tica na experi�ncia de dois professores colombianos |
Edna Paola Fresneda-Pati�o,
Gabriel Mancera-Ortiz e Francisco Javier Camelo-Bustos |
apresenta��o |
Desenvolvimento
Profissional Docente: mudan�as no Sistema-Atividade |
Renata Rodrigues de Matos
Oliveira e Jussara de Loiola Ara�jo |
apresenta��o |
Desvendando
Barreiras: A Interseccionalidade e a Inclus�o de Mulheres com Corpos
Dissidentes na Matem�tica |
J�ssica Luna |
apresenta��o |
Di�logos
sobre o capacitismo na forma��o de professores: articula��es na rede
municipal de ensino de Votuporanga (SP) |
Ana Lucia Manrique e Elton de
Andrade Viana |
apresenta��o |
Diferentes
afetos oriundos das forma��es, geral e espec�fica, de professores: mas n�o
apenas isso... |
Eliane Fernandes Campos Lopes e
Adriano Vargas Freitas |
apresenta��o |
Dificuldades
em resolu��o de problemas do campo aditivo por docentes e estudantes dos Anos
Iniciais |
Silvana Pires Fonseca Mandarino,
Edite Resende Vieira e Ana Maria Carneiro Abrah�o |
apresenta��o |
Din�mica
de sala de aula: conhecimentos constru�dos por futuros professores em uma
experi�ncia de Estudo de Aula |
Roselene Alves Am�ncio e Samira
Zaidan |
apresenta��o |
Discuss�es
em torno do Curr�culo de Matem�tica: quais pr�ticas educativas permeiam o
ensino com tem�ticas? |
Clarissa de Assis Olgin e
B�rbara Elisa Kranz |
apresenta��o |
Discuss�es
Luso-Brasileiras com o Tampim�tica: Implementa��o de um curso universit�rio
inclusivo envolvendo estudantes com defici�ncia intelectual do Programa
Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM) |
Elcio Pasolini Milli, Mariana
Ara�jo Dantas, Paula �ngela Coelho Henriques dos Santos e Edmar Reis Thiengo |
apresenta��o |
Discutindo
a organiza��o or�ament�ria e a gest�o de pequenos neg�cios informais com
alunos da Educa��o de Jovens e Adultos |
Lilian Regina Araujo dos Santos
e Chang Kuo Rodrigues |
apresenta��o |
Documentos
de professores(as) para ensinar matem�tica na EJA-Campo: uma an�lise � luz da
Abordagem Documental do Did�tico |
Josias Pedro da Silva e Iranete
Maria da Silva Lima |
apresenta��o |
Educa��o
de Jovens, Adultos e Idosos e a Pandemia: An�lise Mista de Dados e Impactos |
Luciana Prado Mouta Pena |
apresenta��o |
Educa��o
Estat�stica e Atividade Pedag�gica: enlaces te�ricos entre objetivos e
motivos na perspectiva Hist�rico-Cultural |
Bruno Silva Silvestre e Everton
Jos� Goldoni Estevam |
apresenta��o |
Educa��o
Financeira e resolu��o de problemas abertos para o desenvolvimento do
protagonismo e pensamento empreendedor no Ensino M�dio |
Fabiane Fischer Figueiredo,
Leandro Antonio Recalcati e Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa |
apresenta��o |
Educa��o
matem�tica e ecologia: o cuidado como poss�vel articula��o |
T�nia Baier e Eduardo Zimdars |
apresenta��o |
Educa��o
Matem�tica e sexualidades: a��es subversivas no combate � viol�ncia sexual
infantil |
Gilson Abdala Prata Filho e
Edmar Reis Thiengo |
apresenta��o |
Educa��o
Matem�tica Inclusiva com estudantes imigrantes: uma perspectiva
interseccional |
Manuella Heloisa de Souza
Carrijo |
apresenta��o |
Educa��o
Matem�tica Inclusiva e Roteiro Teatral na forma��o inicial docente |
Ana Lu�za Muniz Corr�a e Vanessa
de Paula Cintra |
apresenta��o |
Educa��o
matem�tica inclusiva proporcionada pela modelagem matem�tica: evid�ncias do
Desenho Universal para Aprendizagem |
Jos� Ricardo Dolenga Coelho e
Anderson Roges Teixeira G�es |
apresenta��o |
Educa��o
Matem�tica Inclusiva: Pr�ticas Pedag�gicas poss�veis por meio do Desenho
Universal para Aprendizagem � luz do pensamento complexo |
Paula Regina Raksa, Heliza
Cola�o G�es e Anderson Roges Teixeira G�es |
apresenta��o |
El Esquema de integral definida: algunas dificultades en su
desarrollo y su posible tematizaci�n |
Claudio Fuentealba
e Andrea C�rcamo |
apresenta��o |
Em um
movimento decolonial com avalia��es, estudantes e salas de aulas de
matem�tica |
Dayani Quero da Silva e Jo�o
Ricardo Viola dos Santos |
apresenta��o |
Emerg�ncia
do pensamento alg�brico na generaliza��o de sequ�ncias em uma atividade
formativa com professoras dos anos iniciais |
Jadilson Ramos de Almeida |
apresenta��o |
Ensino
de Geometria: por que n�o come�ar por uma abordagem tridimensional? |
Francisco Wagner Soares Oliveira |
apresenta��o |
Ensino
Remoto Emergencial e Aprendizagem Matem�tica: percep��es de estudantes da
Educa��o B�sica do campo |
Pamella Aleska da Silva Santos e
Daise Lago Pereira Souto |
apresenta��o |
Escola
p�blica, pandemia e aprendizagem em matem�tica � uma pesquisa com dados
p�blicos do SAEB 2021 |
Carlos Augusto Aguilar J�nior |
apresenta��o |
Esquemas
mobilizados por estudantes na resolu��o de situa��es envolvendo a m�dia
aritm�tica |
W�riton de Souza L�bo, Eurivalda
Ribeiro dos Santos Santana e Fernanda de Oliveira Soares Taxa |
apresenta��o |
Estabelecendo
conex�es entre Modelagem Matem�tica e Neuroci�ncias |
Francimar Gomes de Oliveira
J�nior e Claudia Carreira da Rosa |
apresenta��o |
Estado
da arte: o uso de v�deos para a forma��o de professores em estat�stica |
Marcilia Elane do Nascimento
Pontes e Gilda Lisb�a Guimar�es |
apresenta��o |
Est�gio
Supervisionado e a Pr�tica Docente em Matem�tica no Curso de Licenciatura em
Pedagogia |
Marlene Terezinha Fernandes |
apresenta��o |
Estudantes
de 5� ano refletindo sobre desejos versus necessidades e atitudes ao comprar:
uma an�lise na perspectiva dos atos dial�gicos |
La�s Thalita Bezerra dos Santos
e Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa |
apresenta��o |
Estudantes
do 5� ano Resolvendo Express�es num�ricas: Convers�o e Tratamento a partir de
situa��es mistas |
Juliana Azevedo Montenegro e
Danielle Avan�o Veja |
apresenta��o |
Estudo
dos atos de falas de docentes sobre a inclus�o no ensino de matem�tica |
Yara Patr�cia Barral de Queiroz
Guimar�es e Wagner Barbosa de Lima Palanch |
apresenta��o |
Estudo
sobre Poss�veis Rela��es entre O M�todo de Arquimedes e o C�lculo
Infinitesimal de Leibniz |
Elisangela Pavanelo e Fredy
Henrique Gonz�lez |
apresenta��o |
Estudos
sobre o acervo pessoal do professor Ruy Madsen Barbosa: contribui��es
iniciais para a Hist�ria da Educa��o Matem�tica. |
Maria Edn�ia Martins |
apresenta��o |
Etnomatem�tica
e Educa��o de Jovens e Adultos: di�logo entre a Matem�tica da vida e a
Matem�tica da escola |
Eline das Flores Victer e
Rosangela Mariano dos Santo |
apresenta��o |
Etnomatem�tica
e sustentabilidade no saber/fazer para equidade social e econ�mica: em foco a
produ��o de farinha de mandioca |
Sandra Maria Nascimento de
Mattos e Jos� Roberto Linhares de Mattos |
apresenta��o |
Evas�o e
perman�ncia no curso de Licenciatura em Matem�tica no contexto da Pandemia de
COVID-19: motiva��es dos futuros professores |
Graziele Meneguetti de Moura e
Renata Viviane Raffa Rodrigues |
apresenta��o |
Experimenta��o
com Tecnologias em conceitos da Geometria Euclidiana Espacial |
Debora Pelli e Rubia Barcelos
Amaral |
apresenta��o |
Explora��o
ontossemi�tica das trajet�rias did�ticas mobilizadas por estudantes na
resolu��o de uma situa��o-problema sobre Integral Definida |
Janine Freitas Mota e Jo�o Bosco
Laudares |
apresenta��o |
Explora��es
did�ticas transdisciplinares no Ensino M�dio: articulando Educa��o
Estat�stica e Educa��o Financeira na abordagem dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustent�vel |
Cassio Cristiano Giordano |
apresenta��o |
Explorando
a compet�ncia de modelagem matem�tica em �lgebra linear |
Andrea C�rcamo e Claudio
Fuentealba |
apresenta��o |
Explorando
padr�es nos Anos Iniciais: possibilidades no encontro entre estudantes cegos
e videntes |
Ana Carolina Faustino e Elielson
Ribeiro de Sales |
apresenta��o |
Flexibilidade
de c�lculo mental na perspectiva do Sentido de N�mero: quando se
manifesta em tarefas que envolvem as opera��es de multiplica��o e divis�o com
n�meros naturais? |
C�lia Cardoso Rodrigues da
Silva |
apresenta��o |
Forma��o
de professores em Modelagem Matem�tica: compreens�es e converg�ncias |
Elhane de Fatima Fritsch Cararo,
Emanueli Pereira e Daniel Zampieri Loureiro |
apresenta��o |
Forma��o
de professores que ensinam Matem�tica nos anos iniciais: atribuindo novos
sentidos �s opera��es fundamentais |
Mariana Martins Pereira, Fabiana
Fiorezi de Marco e L��ren Grace Kellen Maia Amorim |
apresenta��o |
Forma��o
de professores que ensinam matem�tica para estudantes surdos em uma escola
p�blica de Marab�-PA |
N�vya Mariah Pedrosa de
Oliveira, Ritianne de F�tima Silva de Oliveira e Walber Christiano Lima da
Costa |
apresenta��o |
Forma��o
de Professores que ensinar�o Matem�tica: reflex�es sobre conceitos
relacionados a medidas |
Maiara Luisa Klein, Anemari
Roesler Luersen Vieira Lopes e Simone Pozebon |
apresenta��o |
FormA��o-continuada
de professores que ensinam Matem�tica associada ao conhecimento matem�tico:
performances e pr�ticas |
Fl�via Cristina de Mac�do
Santana |
apresenta��o |
Formas
de generaliza��o no processo formativo de professores envolvendo elementos do
conhecimento alg�brico nos anos iniciais |
Vanessa Dias Moretti e Iraji de
Oliveira Romeiro |
apresenta��o |
Fun��es
Executivas e Desempenho em Quest�es do Exame Nacional do Ensino M�dio: um
estudo na forma��o inicial de professores |
Jader Otavio Dalto |
apresenta��o |
Futuro
ancestral da geometria |
Franck Bellemain e
Paula Moreira Baltar Bellemain |
apresenta��o |
Gamifica��o
com o GeoGebra: o uso de jogos com feedback autom�ticopara a aprendizagem de
Fun��o Afim |
Thiago Novaes Silva e Celina
Aparecida Almeida Pereira Abar |
apresenta��o |
Graduandos
de Pedagogia como produtores de conhecimento: a pesquisa como articuladora da
estat�stica e da educa��o financeira escolar |
Izabela Cristina Bezerra da
Silva e Gilda Lisb�a Guimar�es |
apresenta��o |
GrafEq
na constru��o de pr�dios hist�ricos e a aprendizagem de equa��es e inequa��es |
Rodrigo Miliszewski Mette e
Leandra Anversa Fioreze |
apresenta��o |
Grupo
Potiguar de Estudos e Pesquisas em Educa��o Matem�tica - GPEP: Cen�rio de
Difus�o da Hist�ria da Educa��o Matem�tica no Nordeste Brasileiro |
Fredy Gonzalez |
apresenta��o |
Grupos
colaborativos e desenvolvimento profissional de professores que ensinam
matem�tica |
Reginaldo Fernando Carneiro e
Regina C�lia Grando |
apresenta��o |
Hist�ria
de vida e sonhos de uma estudante perif�rica: da sobreviv�ncia �
alteridade |
Daniela Alves Soares |
apresenta��o |
Hist�rias
das geometrias do ensino e a Matem�tica Moderna: novos estudos para novos
olhares |
Maria C�lia Leme da Silva e Ana
Paula Jahn |
apresenta��o |
Historiografias
de Matem�tica e forma��o de professores |
Maria do Carmo de Sousa |
apresenta��o |
Ideias
fundamentais da Amostra em uma sequ�ncia de atividades para a forma��o de
professores |
Silv�nia da Silva Costa e Marta �lid
Amorim |
apresenta��o |
identidades
matem�ticas e foregrounds: percep��es de estudantes e professores sobre
racismo e matem�tica |
Jamaal Adetoro Ince |
apresenta��o |
Impactos
e dificuldades no processo de aprendizagem da Matem�tica durante a pandemia
da COVID-19 a partir da vis�o de uma universit�ria surda |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos
e Jeferson da Silva Gon�alves |
apresenta��o |
Implica��es
dos Saberes Curriculares nas A��es Pedag�gicas de Professores dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental |
Fernanda Hart Garcia e C�tia
Maria Nehring |
apresenta��o |
Indicador
educacional e letramento estat�stico: uma revis�o de escopo da literatura |
Liliane Maria Teixeira Lima de
Carvalho e Rafael Nicolau Carvalho |
apresenta��o |
Influ�ncia
da cultura digital na pr�tica do professor de Matem�tica da Educa��o B�sica |
Sandra Menezes |
apresenta��o |
Iniciativas
para uma Educa��o Financeira Cr�tica em Designs Educacionais Desenvolvidos no
Instituto de Matem�tica da Universidade Federal da Bahia |
Maria Rachel Pinheiro Pessoa
Pinto de Queiroz e Gra�a Luzia Dominguez Santos |
apresenta��o |
Interfaces
entre Letramento Estat�stico e Discuss�es Argumentativas sobre Not�cias e
Desinforma��es: uma proposta de Ensino |
Carlos Lopes, Carlos Monteiro e
Sylvia De Chiaro |
apresenta��o |
Interseccionalidade
e Educa��o Matem�tica: disputas em torno da forma��o professores de
Matem�tica da UFSJ |
Paulo Henrique Apipe Avelar de
Paiva e Agnaldo da Concei��o Esquincalha |
apresenta��o |
Interven��o
docente em atividades de modelagem matem�tica e o uso de andaimes |
Lourdes Maria Werle de Almeida e
Rosangela Maria Kowalek, Fl�vio Lima de Souza |
apresenta��o |
Interven��es
por meio de um Vaiv�m na Avalia��o da Aprendizagem Escolar |
Pamela Emanueli Alves Ferreira e
Gabriel dos Santos e Silva |
apresenta��o |
Intui��es
que influenciaram a demonstra��o do teorema da incompletude de G�del |
Rosemeire de Fatima Batistela |
apresenta��o |
INVESTIGA��O
ESTAT�STICA NA EDUCA��O B�SICA: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO ESTAT�STICO |
Ana Paula Gon�alves Pita, Andrea
Pavan Perin e Celso Ribeiro Campo |
apresenta��o |
It's
Probably Penny: discutindo o conceito de probabilidade por meio do uso de
livro de hist�rias com foco em conte�do curricular |
Emilly Rayane Moura Diniz Santos |
apresenta��o |
Jogo
digital para aprendizagem de Probabilidade com estudantes do 5.� ano do
Ensino Fundamental |
Iuly Kristina Silva Avelar e
Keli Cristina Conti |
apresenta��o |
Jogos
matem�ticos na abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem � luz do
pensamento complexo |
Paula Fernanda Gomulski Muniz,
Heliza Cola�o G�es e Anderson Roges Teixeira G�es |
apresenta��o |
Lan�amento
de dados: estabelecendo conex�es entre probabilidade cl�ssica e frequencial
com estudantes do 7� ano do Ensino Fundamental |
Elisabete Rambo Braga, Clarissa
Coragem Ballejo e Magnus Cesar Ody |
apresenta��o |
Letramento
Estat�stico e Letramento Digital: Integrando Tecnologias Digitais no Ensino
de Estat�stica |
Bernardo Silva, Rubilar Sim�es
Junior e Suzi Sam� |
apresenta��o |
Letramento
estat�stico na Educa��o Infantil: contribui��es da dimens�o formadora de uma
Coordenadora Pedag�gica |
Fl�via Lu�za de Lira e Liliane
Maria Teixeira Lima de Carvalho |
apresenta��o |
Letramento
Probabil�stico de Licenciandos em Matem�tica: proposta de explora��o de
situa��es-problema com dados reais |
Kaiomarcos Luciano Santos
Ferreira e Robson da Silva Eugenio |
apresenta��o |
L�ngua
materna e linguagem matem�tica: an�lise de enunciados matem�ticos do campo
aditivo � luz das habilidades de compreens�o leitora |
Kelly Cristina Coutinho e
Priscila Bernardo Martins |
apresenta��o |
Litro e
Prato como unidades de medidas n�o padronizadas da Agricultura Familiar |
Luciano de Santana Rodrigues e
Milton Rosa |
apresenta��o |
Livros
did�ticos e BNCC: uma an�lise cr�tica sobre possibilidades para o Letramento
Estat�stico no sexto ano escolar |
Maria Helena Monteiro Mendes
Baccar, Fl�via Maria Pinto Ferreira Landim e Let�cia Guimar�es Rangel |
apresenta��o |
Mapeamento
de Grupos de Pesquisa em Educa��o Estat�stica no Brasil a partir de uma
revis�o da literatura na �rea |
Heloisa Almeida de Figueiredo,
M�rcia Maria Fusaro Pinto e Fl�via Maria Pinto Ferreira Landim |
apresenta��o |
Matem�tica
espec�fica do professor que ensina Matem�tica nos Anos Finais do Ensino
Fundamental e no Ensino M�dio |
Fl�via Cristina de Mac�do
Santana e Roberta D�Angela Menduni-Bortoloti |
apresenta��o |
Matem�tica
no Ciclo de Alfabetiza��o: uma an�lise dos curr�culos nos planos de
aula |
Charlene Origuela Gaspar de
Pinho e Jo�o Alberto da Silva |
apresenta��o |
Materiais
curriculares (de Matem�tica) como g�nero discursivo |
Gilberto Januario, Ana Paula
Perovano e Katia Lima |
apresenta��o |
Mem�rias
e processos de aprendizagem nas aulas de matem�tica da EJA |
Denise Alves de Araujo |
apresenta��o |
Mensagens
de Tarefas Matem�ticas na Forma��o Inicial de Professores |
Daniela Santa In�s Cunha e
Andreia Maria Pereira de Oliveira |
apresenta��o |
Modelagem
matem�tica com experimenta��o did�tico-investigativa: uma an�lise � luz do
desenvolvimento de compet�ncias cient�ficas e em modelagem |
Paulo Henrique Hideki Araki e
Lilian Akemi Kato |
apresenta��o |
Modelagem
Matem�tica na Educa��o Infantil e os Registros de Representa��o Semi�tica:
algumas contribui��es |
Silvana Cocco Dalvi e Luciano
Lessa Lorenzoni |
apresenta��o |
Modelagem
Matem�tica nos Itiner�rios Formativos: den�ncias e an�ncios a partir do olhar
de professores |
Ana Paula dos Santos Malheiros e
R�gis Forner |
apresenta��o |
N�o h�
neutralidade: que Matem�tica � essa que utilizamos? |
Thays Alves de Oliveira, Daniele
Costa Silva e Vanessa Franco Neto |
apresenta��o |
Narrativa
da experi�ncia de uma professora com a modelagem em di�logo com a literatura
sobre modelagem na educa��o matem�tica |
Jussara de Loiola Ara�jo e
Fernando Henrique de Lima |
apresenta��o |
Narrativas
pedag�gicas como pr�ticas de (auto)forma��o de professoras que ensinam
matem�tica nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Adair Mendes Nacarato e Iris
Aparecida Cust�dio |
apresenta��o |
Noticing
de futuros professores de Matem�tica do pensamento do aluno sobre a
classifica��o de quadril�teros |
Fernanda Caroline Cybulski,
H�lia Oliveira e M�rcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
apresenta��o |
N�mero
racional no princ�pio da escolariza��o |
Ana Maria Carneiro Abrah�o,
Silvana Pires Fonseca Mandarino e Silvia Andrade da Costa Arantes |
apresenta��o |
O
c�lculo da di�ria de um cortador-de-cana-de-a��car |
Nerivaldo Serafim da Silva, Jos�
Roberto da Silva e Maria Aparecida da Silva Rufino |
apresenta��o |
O Campo
Conceitual das Medidas de Dispers�o: Discuss�es Iniciais |
Irene Mauricio Cazorla,
Edicarlos Pereira de Sousa e Carlos Eduardo Ferreira Monteiro |
apresenta��o |
O
conhecimento matem�tico pr�prio da doc�ncia na pesquisa em Educa��o
Matem�tica: a necess�ria renova��o da forma��o de professore(a)s, tendo em
vista a profiss�o |
Eliane Matesco Cristov�o |
apresenta��o |
O
curr�culo de Matem�tica na reforma do Ensino M�dio Integrado no Programa de
Articula��o da Forma��o Profissional M�dia e Superior (AMS) do Centro Paula
Souza |
Claudemir Monteiro Lima e Deise
Aparecida Peralta |
apresenta��o |
O
desenvolvimento da criticidade e da cidadania em Projeto de Aprendizagem
Estat�stico (PAE) numa escola estadual na Amaz�nia Marajoara |
Hermison Bruno Baia Palheta,
Mauren Porci�ncula Moreira da Silva e Cassio Cristiano Giordano |
apresenta��o |
O
desenvolvimento profissional cont�nuo e a ag�ncia docente de professores que
ensinam Matem�tica |
Celi Espasandin Lopes |
apresenta��o |
O ensino
da Estat�stica e da Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matem�tica
das universidades p�blicas federais no Brasil |
Francisca Brum Tolio, Lori Viali |
apresenta��o |
O Ensino
da Matem�tica a partir do Cotidiano da Educa��o de Jovens e Adultos |
M�rcia Lucas de Oliveira |
apresenta��o |
O ensino
da matem�tica na transi��o do 1� para o 2� ciclo do Ensino B�sico em um
agrupamento de escolas em Portugal |
Eliane Santos Alves, Fernando
Il�dio da Silva Ferreira |
apresenta��o |
O Ensino
de Matem�tica na EJA: An�lise das Concep��es e Pr�ticas de Licenciandos de
uma universidade em Niter�i-RJ |
Pryscilla Teixeira Duarte
Cardoso |
apresenta��o |
O ensino
de Matem�tica no Col�gio S�o Jos� das Irm�s Franciscanas, de S�o Leopoldo/RS:
identificando fontes prim�rias de pesquisa |
Malcus Cassiano Kuhn e Silvio
Luiz Martins Britto |
apresenta��o |
O ensino
de Matem�tica no contexto da surdez: dificuldades x forma��o continuada |
Cleibianne Rodrigues dos Santos,
Cla�dio Roberto Machado Benite e Lidiane de Lemos Soares Pereira |
apresenta��o |
O ensino
de probabilidade no Ensino M�dio: uma an�lise do discurso institucional em
documentos oficiais |
Edelweis Jose Tavares Barbosa e
Mateus de Moura Maciel |
apresenta��o |
O estudo
da par�bola na forma��o de professores: uma discuss�o sobre criatividade e
narrativas com tecnologias digitais |
Rosane Rossato Binotto e Nilce
F�tima Scheffer |
apresenta��o |
O
movimento do corpo pr�prio na constitui��o de conhecimento matem�tico com
Realidade Aumentada |
Rosa Monteiro Paulo, Carolina
Cordeiro Batista e Anderson Lu�s Pereira |
apresenta��o |
O Papel
do Int�rprete de LIBRAS em aulas de matem�tica da EJA: desafios e estrat�gias
interpretativas |
Sabrina Cosendey Dutra da Silva
e Karly Barbosa Alvarenga |
apresenta��o |
O papel
do software de Geometria Din�mica em atividades nos livros did�ticos de
Matem�tica |
Ayla Carvalho e R�bia Barcelos
Amaral |
apresenta��o |
O Papel
dos V�deos Digitais na Promo��o da Consci�ncia Cr�tica e
Interdisciplinaridade na Educa��o Matem�tica |
Geciara da Silva Carvalho e
Marcelo de Carvalho Borba |
apresenta��o |
O
pensamento cr�tico projetado para a Educa��o Matem�tica no Referencial
Curricular do Paran� (2018) |
Lucas Martini e Elenilton Vieira
Godoy |
apresenta��o |
O
Pensamento Matem�tico Avan�ado no ensino de Equa��es Diferenciais Ordin�rias
e de Geometria Anal�tica e C�lculo Vetorial |
Frederico da Silva Reis, Aldo
Peres Campos Lopes e �rica Resende Malaspina |
apresenta��o |
O plano
de aula como uma a��o orientadora da organiza��o do ensino: contribui��o para
a forma��o de professores |
C�ntia Fogliatto Kronbauer e
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
apresenta��o |
O
potencial dos Projetos Integradores no Novo Ensino M�dio para a forma��o de
cidad�os cr�ticos |
Fabio Luiz Borges Simas, Cecy
Leite Alves Carreta e R�bia Barcelos Amaral |
apresenta��o |
O
processo de significa��o atribu�do � hist�ria da matem�tica por estudantes de
um curso de licenciatura em matem�tica |
Ana Paula de A. S. Magalh�es e
Wellington Lima Cedro |
apresenta��o |
O
professor surdo em sala de aula comum: um estudo pelas lentes da inclus�o |
Ieda Maria Giongo, Maria de
F�tima Nunes Antunes e Francisca Melo Agapito |
apresenta��o |
O
Programa Resid�ncia Pedag�gica e suas repercuss�es nos processos de inser��o
e indu��o profissional docente de futuros professores de Matem�tica |
Guilherme Oliveira de Souza,
Geovane Carlos Barbosa e Douglas da Silva Tinti |
apresenta��o |
O que as
crian�as entendem por lucro? |
Aryelle Patricia da Silva e
Sintria Labres Lautert |
apresenta��o |
O que os
professores demonstram saber para ensinar de estat�stica nos anos iniciais |
Aliss� Mariane Garcia
Grymuza |
apresenta��o |
O
racioc�nio funcional de estudantes com S�ndrome de Down, a partir de
intera��es com sequ�ncias de padr�es repetitivas em diferentes ambientes |
Lilian Ramos da Silva e Sandra
Maria Pinto Magina |
apresenta��o |
O sinal
de igual e a rela��o de equival�ncia: um estudo diagn�stico com estudantes
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Vera L�cia Merlini, Sandra Maria
Pinto Magina e Ant�nio Cesar Nascimento Teixeira |
apresenta��o |
O Tipiti
de Colonialidades do Ensino de Matem�tica em Escolas Ribeirinhas Amaz�nicas |
Eril�cia Souza da Silva e Victor
Augusto Giraldo |
apresenta��o |
O
trabalho e a forma��o do professor que ensina Matem�tica sob a �tica da
Sociologia Pragm�tica |
Sueli Fanizzi e Vinicio de
Macedo Santos |
apresenta��o |
O uso da
Instagram como Ferramenta de Ensino de Potencia��o: um estudo � luz da Teoria
Antropol�gica do Did�tico |
Raphael Ferreira Bortolassi,
Chang Kuo Rodrigues e Karina de Oliveira Castro |
apresenta��o |
O uso da
prova escrita em matem�tica antes e ap�s a pandemia do Covid |
Ingrid Sim�es Vitai Morais e
Emiliano Augusto Chagas |
apresenta��o |
O uso da
T�bua de Pit�goras para auxiliar na compreens�o de Estruturas Multiplicativas
em turmas de 7� ano do Ensino Fundamental |
Jo�s Lima de Aquino, Danielle
Avan�o Veja e Ewellen Ten�rio de Lima |
apresenta��o |
O uso de
palavras e a compreens�o leitora em textos do discurso matem�tico escolar |
Ronaldo Barros Ripardo e Airton
Carri�o |
apresenta��o |
O uso
did�tico do Powersim para o ensino de equa��es diferenciais |
Maria Madalena Dullius e Odair
Jos� Teixeira da Fonseca |
apresenta��o |
Ocupar a
Hist�ria da Educa��o Matem�tica: temas e quest�es no contexto da Educa��o do
Campo |
Filipe Santos Fernandes |
apresenta��o |
Organiza��o
de uma disciplina na modalidade a dist�ncia na perspectiva da Atividade
Orientadora de Ensino: o olhar dos licenciandos em Matem�tica |
Elivelton Henrique Gon�alves e
Fabiana Fiorezi de Marco |
apresenta��o |
Os
aspectos da Matem�tica em A��o no Ensino Superior |
D�bora Vieira de Souza Carneiro |
apresenta��o |
Os
Aspectos da Matem�tica em A��o no Ensino Superior |
D�bora Vieira de Souza Carneiro |
apresenta��o |
Os
desafios da implementa��o do Novo Ensino M�dio no Estado do Amazonas |
Hellen Grace Melo Gomes e Carmen
Teresa Kaiber |
apresenta��o |
Os
formadores de professores de matem�tica e sua comunica��o pedag�gica |
Jonei Cerqueira Barbosa |
apresenta��o |
Os
movimentos de uma educa��o matem�tica decolonial: por rupturas com Exu |
Elenilton Vieira Godoy e Sandy
Aparecida Pereira |
apresenta��o |
Os
tradicionais paradoxos matem�ticos e os paradoxos da filosofia da diferen�a
de Gilles Deleuze: impactos na (Educa��o) Matem�tica |
Roberta Labres Flugseder e
Suelen Assun��o Santos |
apresenta��o |
Pandemia
da Covid-19: Tecnologias Digitais utilizadas por uma comunidade de
professores(as) de matem�tica do estado de Rond�nia |
Samanta Margarida Milani e
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva |
apresenta��o |
Pensando
com teoria: explorando met�foras para descrever a Matem�tica na Educa��o
Profissional |
Ana L�cia Braz Dias |
apresenta��o |
Percal�os
de um Percurso de Estudo e Pesquisa |
Katy Wellen
Meneses Le�o e Marilena Bittar |
apresenta��o |
Percep��es
dos estudantes da Licenciatura em Matem�tica da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte acerca da SBEM/RN |
Tiely Virginio da Hora Lima e
Liliane dos Santos Gutierre |
apresenta��o |
Percep��es
sobre o SAERS: uma an�lise de professores que ensinam Matem�tica |
Leonardo Dalla Porta |
apresenta��o |
Perspectivas
te�rico-metodol�gicas para focalizar pessoas jovens e adultas surdas num
curso de Educa��o Financeira ministrado em Libras |
Rodrigo Carlos Pinheiro e Maria
da Concei��o Ferreira Reis Fonseca |
apresenta��o |
Pibid,
Resid�ncia Pedag�gica e Forma��o de Professores para a diversidade |
Priscila Coelho Lima e Fabiane
Guimar�es Vieira Marcondes |
apresenta��o |
Planejamento
de aulas inclusivas na forma��o inicial de professores de matem�tica:
reflex�es acerca das perspectivas m�dica e social da defici�ncia |
Denner Dias Barros e Priscila
Coelho Lima |
apresenta��o |
Por duas
cr�ticas � (in)justi�a curricular institucionalizada na Educa��o Matem�tica
brasileira |
Flavio Augusto Leite Taveira e
Deise Aparecida Peralta |
apresenta��o |
Possibilidades
do trabalho docente insubordinado para viabiliza��o da criticidade no ensino
da matem�tica financeira: uma proposta para o ensino superior |
Di�go Bezerra de Melo Maciel e
Celso Ribeiro Campos |
apresenta��o |
Possibilidades
entre a Educa��o Matem�tica e Intelig�ncia Artificial Generativa (IAG) em
sala de aula |
Uriel Jose Castellanos Aguirre |
apresenta��o |
Possibilidades
para desenvolver a matemacia a partir da Geometria presente em livros
did�ticos de Matem�tica |
Douglas Ribeiro Guimar�es e
R�bia Barcelos Amaral |
apresenta��o |
Poss�veis
mobiliza��es de significados, demandas e linguagens probabil�sticas em
perspectiva inclusiva por meio de uma sequ�ncia de jogos |
Henrique Alexandre da Silva,
Rita de C�ssia Silva Pascoal e Jaqueline Aparecida Foratto Lixandr�o Santos |
apresenta��o |
Pr�ticas
de Mobiliza��o de Culturas Matem�ticas em Produtos Educacionais frente a um
Projeto Institucional de 2022 a 2024 |
Simone Maria Chalub Bandeira
Bezerra, Salete Maria Chalub Bandeira Bandeira e Elis�ngela Bastos de Melo
Espindola |
apresenta��o |
Pr�ticas
Pedag�gicas na Educa��o Matem�tica: Metodologias Ativas e Tecnologias
Digitais no Ensino de Geometria Espacial |
Carla de Ara�jo, Tiago Emanuel
Domingos de Moura e Jos� Joelson Pimentel de Almeida |
apresenta��o |
Praxeologias
matem�ticas em tarefas envolvendo o fractal �rvore Pitag�rica |
Luan Padilha e Mariana Moran |
apresenta��o |
Problematiza��es
acerca do enunciado �Para aprender matem�tica � necess�rio usar material
concreto� durante a Pandemia da Covid-19 |
Fernanda Longo |
apresenta��o |
Produ��o
de v�deos digitais: contribui��es para o ensino da Geometria Anal�tica |
S�lvia Mour�o Meireles e Juliano
Schimiguel |
apresenta��o |
Produ��o
textual, narrativas ficcionais e suas contribui��es para a forma��o inicial
do professor de Matem�tica: o que dizem os licenciandos em Matem�tica? |
Carlesom dos Santos Piano e
Fernanda C�tia Bozelli |
apresenta��o |
Professores
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em encontros de forma��o
compartilhada: o ensino de Estat�stica em destaque |
Keli Cristina Conti e Marcelo
Pereira Rizzi |
apresenta��o |
Professor-pesquisador:
an�lise de pesquisas do gt-7 em educa��o matem�tica |
Rog�rio Marques Ribeiro e
Armando Traldi Junior |
apresenta��o |
Projeto
Folhas de Matem�tica na forma��o de professores do Paran� |
Edicl�ia Xavier da Costa e
Elenilton Vieira Godoy |
apresenta��o |
Que
condi��es e restri��es s�o refletidas nos (des)caminhos de um PEP-tese com
(futuros) professores dos anos iniciais?
| Camila de Oliveira da Silva e
Marilena Bittar |
apresenta��o |
Que
demandas cognitivas de probabilidade s�o apresentadas em jogos did�ticos
produzidos por licenciandos? |
Cristiane de Arimat�a Rocha e
Ant�nio Carlos de Souza |
apresenta��o |
Quem
pode habitar o Campo? Do homem produtor � insurrei��o feminina: an�lise do
discurso nos livros did�ticos de matem�tica dos Anos Finais do Ensino
Fundamental |
Danusa Nunes de Menezes e Marcio
Antonio da Silva |
apresenta��o |
Racioc�nio
diagram�tico no desenvolvimento de atividades de modelagem matem�tica no
contexto de itiner�rios formativos |
Ariely Aparecida Caruzo e Karina
Alessandra Pessoa da Silva |
apresenta��o |
Refletindo
sobre a matem�tica: as cren�as de um grupo de professores dos Anos Iniciais
em Mossor�/RN |
Etienne Lautenschlager e
Valdenize Lopes do Nascimento |
apresenta��o |
Reflex�es
acerca de entraves enfrentados por ingressantes em um curso de Engenharia ao
se defrontarem com conceitos da Matem�tica em um contexto extramatem�tico |
Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza
Gomes e Gabriel Loureiro de Lima |
apresenta��o |
Reflex�es
pedag�gicas sobre a utiliza��o de recursos Grafo-t�teis na educa��o de
estudantes com Defici�ncia Visual |
F�bio Garcia Bernardo e Rafael
Duarte Santos |
apresenta��o |
Reflex�es
sobre as cren�as matem�ticas de licenciandos e alunos p�blico-alvo da
Educa��o Matem�tica diante de cen�rios inclusivos para aprendizagem |
Tula Maria Rocha Morais |
apresenta��o |
Reflex�es
sobre o ensino de matem�tica para estudantes com defici�ncia visual atrav�s
de narrativas docentes |
Wagner Rohr Garcez |
apresenta��o |
Reflex�es
sobre Probabilidade e a Aprendizagem de professoras dos anos iniciais do
Ensino Fundamental |
Reinaldo Feio Lima e Jos�
Ivanildo Felisberto de Carvalho |
apresenta��o |
Rela��o
ao Saber e Narrativas Autorreflexivas Actanciais: aspectos da subjetividade
na constitui��o de uma pesquisadora em Did�tica da Matem�tica |
Anna Paula de Avelar Brito Lima,
Jos� Dilson Beserra Cavalcanti e Val�ria Maria de Lima Borba� |
apresenta��o |
Rela��o
pessoal ao Saber: proposi��o de categorias de an�lise no modelo de an�lise da
dimens�o cognitiva (MAC) |
Katielli Costa dos Santos e Jos�
Luiz Cavalcante |
apresenta��o |
Representatividade
ou invisibiliza��o? Constitui��o de pessoas com defici�ncia em livros
did�ticos de Matem�tica dos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Tatiane da Silva Alves, Jos�
Wilson dos Santos e Adriana F�tima de Souza Miola |
apresenta��o |
Resolu��o
de problemas a partir de um texto jornal�stico no Ensino M�dio |
Fabiane Fischer Figueiredo |
apresenta��o |
Resolu��o
de situa��es multiplicativas e o pensamento funcional: um estudo com
estudantes do 3� e 5� ano do Ensino Fundamental de Niter�i |
Vania Finholdt Angelo Leite e
Simone de Miranda Oliveira Fran�a |
apresenta��o |
Resultados
de planejamento pautado no Desenho Universal para Aprendizagem: recomenda��es
para a constru��o de jogos na perspectiva do Desenho Universal |
Anderson Roges Teixeira G�es,
Adriana Rinaldi Cassano e Andrea Lannes Muzzio |
apresenta��o |
Sequ�ncia
de Atividades envolvendo box-plot: uma proposta de forma��o |
Jussara Santos Rosa e Marta �lid
Amorim |
apresenta��o |
Sequ�ncia
did�tica como estrat�gia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento do
Pensamento Alg�brico nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
F�tima Alessandra Melo da Silva
e Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
apresenta��o |
Seres-humanos-com-ChatGPT
em Modelagem Matem�tica |
Aldo Peres Campos e Lopes e
Marcelo Carvalho Borba |
apresenta��o |
Sim, �
necess�rio desenhar: semi�tica aberta para comunicar matem�tica |
L�cia Cristina Silveira
Monteiro |
apresenta��o |
Situa��es
de generaliza��o em Sequ�ncias Recursivas: aproxima��es e distanciamentos
para a constru��o do conceito de Fun��o Afim no Ensino Fundamental |
Andreza Santana da Silva Mendes
e Rosinalda Aurora de Melo Teles |
apresenta��o |
Situa��es-problema
do campo conceitual das medidas de tend�ncia central: uma an�lise em livros
did�ticos do ensino fundamental |
Ernani Martins dos Santos e
Haroldo Jos� Costa do Amaral |
apresenta��o |
Sobre os
usos das palavras em t�tulos e ementas de disciplinas que envolvem matem�tica
em cursos de Pedagogia |
Rejane Siqueira Julio |
apresenta��o |
Tarefa
�Os Palitos de F�sforos� com estudantes dos Anos Iniciais para o
Desenvolvimento do Pensamento Alg�brico |
Valdete Aparecida do Amaral Min�
e Jana Trgalov� |
apresenta��o |
Tarefas
de aprendizagem profissional como um recurso � pr�tica como componente
curricular em uma disciplina de �lgebra� |
Vania Batista Flose Jardim,
Marcia Aguiar e Val�ria Ostete Jannis Luchetta� |
apresenta��o |
Tarefas
de trilhas matem�ticas mediadas pelo MathcityMap: percep��es sobre a
autenticidade da tarefa |
�lida Maiara Velozo de Castro,
Edin�ia Zarpelon e Janecler Aparecida Amorin Colombo |
apresenta��o |
Tarefas
explorat�rias e o desenvolvimento do Racioc�nio Matem�tico em aulas de
C�lculo Diferencial e Integral |
Andre Luis Trevisan, Eliane
Maria de Oliveira Araman e Anna Fl�via Magnoni Vieira |
apresenta��o |
Tarefas
Matem�ticas Potencialmente Inclusivas e o conhecimento mobilizado por
professoras que ensinam Matem�tica nos Anos Iniciais |
Salvador Cardoso Silva Muniz e
F�bio Alexandre Borges |
apresenta��o |
Tarefas
matem�ticas: possibilidades e perspectivas did�ticas para a pr�tica docente
nos anos finais do Ensino Fundamental |
Rosana Soares Pinheiro, Claudia
Lisete Oliveira Groenwald e Rosemary Carlesso� |
apresenta��o |
Tecendo
mem�rias: reflex�es sobre Did�tica da Matem�tica no Curso Normal e seu legado
para a forma��o de professores |
Carla Coradini e Rita de C�ssia
Pist�ia Mariani |
apresenta��o |
Tend�ncias
de pesquisas sobre o formador de professores que ensinam matem�tica no
Brasil: um estudo a partir dos SIPEM |
Fl�via Cristina Figueiredo Coura
e Alessandro Jacques Ribeiro |
apresenta��o |
TikTok
nas aulas de matem�tica: uma an�lise da produ��o de v�deos para a
aprendizagem do conceito de fra��o no 6� ano do Ensino Fundamental |
�Marinete Santana Wutke Welmer e Valdinei
Cezar Cardoso |
apresenta��o |
Trabalho
Colaborativo: Desenvolvimento Profissional de um Formador de Professores de
Matem�tica |
Jana�na Mendes Pereira da Silva,
Evonir Albrecht e Regina da Silva Pina Neves |
apresenta��o |
Transicionando
a Matem�tica: Reflex�es sobre travestilidade, transexualidade e Educa��o
Matem�tica |
Erikah Pinto Souza e J�ssica
Maria Oliveira de Luna |
apresenta��o |
Um
(re)pensar da Educa��o Matem�tica � luz da Pedagogia de Freire:
experienciando os cen�rios para investiga��o |
Monike Alves Gouvea e Gabriela
F�lix Bri�o |
apresenta��o |
Um
estudo sobre o reconhecimento de experi�ncias matem�ticas de adultos no CIEJA
Campo Limpo |
Carla Cristina Pompeu e Vin�cio
de Macedo Santos |
apresenta��o |
Um olhar
para as rela��es entre Hist�ria da Matem�tica e Modelagem Matem�tica que
foram identificadas em pr�ticas pedag�gicas� |
Ana Caroline Frig�ri Barboza,
�rica Gambarotto Jardim Bergamim e Lilian Akemi Kato |
apresenta��o |
Um olhar
sobre a resolu��o de problemas envolvendo
as representa��es semi�ticas no ensino de raz�o e semelhan�a de tri�ngulos |
�Eli Ferreira dos
Santos e Suzete de Souza Borelli |
apresenta��o |
Um
professor hondurenho pesquisando no Brasil: uma proposta na constru��o dos
conceitos de constante e vari�vel |
Luis Rolando Padilla Palma |
apresenta��o |
Uma
adapta��o do Lesson Study no Est�gio Supervisionado: ind�cios da constitui��o
da identidade profissional na Forma��o Inicial do professor de Matem�tica |
Renata Camacho Bezerra e Richael
Silva Caetano |
apresenta��o |
Uma
an�lise do saber tri�ngulo e sua trajet�ria atrav�s da Transposi��o Did�tica |
Hugo Gustavo de Lira Gomes,
Gleicy Kelly de Barros Luz e Marilene Rosa dos Santos� |
apresenta��o |
Uma
estrat�gia did�tica argumentativa para Licenciandos(as) em Matem�tica |
Joilma Silva Carneiro, Elder
Sales Teixeira e Andr�ia Maria Pereira de Oliveira |
apresenta��o |
Uma
investiga��o na perspectiva da Teoria Hist�rico-Cultural sobre a��es
formadoras em atividade de forma��o com professores que ensinam matem�tica
nos anos iniciais |
Ana Paula Gladcheff e Manoel
Oriosvaldo de Moura |
apresenta��o |
Uma
perspectiva de pesquisa na Educa��o Matem�tica com base na Semi�tica de
Peirce e o uso de Experimentos Mentais como artefatos cognitivos� |
Willian Jos� da Cruz |
apresenta��o |
Uso da
Rob�tica Educacional no processo de aprendizagem da Geometria Plana nos Anos
Finais do Ensino Fundamental |
Thaymara Cristina de Souza
Romulo, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria e Alexandre Santos Brand�o |
apresenta��o |
Uso do
Minecraft para o ensino de Geometria � luz da Resolu��o de Problemas |
Felipe de Almeida Costa, Cecy
Leite Alves Carreta e Norma Suely Gomes Allevato |
apresenta��o |
Uso
humanizado de Tecnologias Digitais: o v�deo como actante em uma pr�tica
avaliativa de Matem�tica |
Aparecida Santana de Souza
Chiari e D�bora da Silva Soares |
apresenta��o |
Utilizando
erros para promover a reflex�o cr�tica e o di�logo em aulas de Matem�tica |
Luciano Feliciano de Lima e
Maria Francisca da Cunha |
apresenta��o |
|
|
|
|