T�tulo Autoria Certificado
�Dou gra�as a Deus de estar conseguindo chegar at� na escola�: A motiva��o e os desafios do idoso para ter acesso � educa��o. Julio Cesar de Moura Dias e Julia Herdy Lopes Dias apresenta��o
�MOBFOG no TEMA�: STEAM e apresenta��o Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Daiane Ketrine Doneg� e Immaculate Kizito Namukasa apresenta��o
�N�o tem partes iguais!�: Como professores entendem uma fra��o unit�ria Arthur Belford Powell e Maria Alice Veiga Ferreira de Souza apresenta��o
�Oito cervejas, tr�s fil�s de carnes e pronto!� �Tem que beber tudo, n�?� �Bebida n�o � pra sempre?�: pr�ticas de numeramento envolvendo bebidas alc�olicas protagonizadas por pessoas jovens, adultas e idosas Fl�via Cristina Duarte P�ssas Grossi, Jonson Ney Dias da Silva e Rodrigo Carlos Pinheiro apresenta��o
A (des)educa��o matem�tica na EJA pela resolu��o 01/2021 CNE-CEB: o moinho de gastar gente opera novamente! Felipe Ramos Costa, Helen Maria Pedrosa de Oliveira e Margareth Concei��o Pereira apresenta��o
A afetividade em Educa��o Matem�tica Rom�rio Costa da Rocha J�nior e Fabiane Mondini apresenta��o
A An�lise de Modelos como uma atividade de Modelagem Matem�tica e o Pensamento Matem�tico Avan�ado Nabila Iasbik Giroti e Adriana Helena Borssoi apresenta��o
A BNCC pelo prisma da pr�xis e a necessidade de uma proposta metodol�gica para o ensino de Matem�tica em favor da classe trabalhadora Leonardo Donizette de Deus Menezes e Fabiana Fiorezi de Marco apresenta��o
A conceptualiza��o da Geometria Descritiva: da origem � queda de uma disciplina cient�fica Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida e Gert Schubring apresenta��o
A constru��o do conceito de vari�vel por estudantes do 8� ano do Ensino Fundamental � luz da Teoria dos Campos Conceituais Gabriela dos Santos Barbosa e Daiane Ribeiro Siqueira de Jesus apresenta��o
A d�cada de 1980: um ponto de inflex�o no advir da Educa��o Matem�tica? Lais Cristina Pereira da Silva e Maria Aparecida Viggiani Bicudo apresenta��o
A doc�ncia na forma/a��o universit�ria: apontamentos acerca da forma��o no curso de licenciatura em matem�tica da Unifesspa Josiel de Oliveira Batista e Luciane Ferreira Mocrosky apresenta��o
A Educa��o de Jovens, Adultos e Idosos: direitos ou nega��o de direitos? M�rcia Lucas de Oliveira apresenta��o
A Educa��o Estat�stica Cr�tica e a Interseccionalidade como Instrumentos Anal�ticos para a Compreens�o dos Problemas Sociais Ana Flavia Ferreira da Silva e Leandro de Oliveira Souza apresenta��o
A educa��o financeira escolar para emancipar mulheres estudantes da EJA em relacionamentos abusivos Lilian Regina Araujo dos Santos e Adriano Vargas Freitas apresenta��o
A Educa��o Matem�tica Cr�tica e a ideia de fun��o no Ensino M�dio Ros�ngela Ferreira Domingues e Clarissa de Assis Olgin apresenta��o
A EJA p�s Pandemia: impactos e novos desafios  Eline das Flores Victer e Rosangela Mariano dos Santos apresenta��o
A exist�ncia das geometrias n�o euclidianas no ensino de Matem�tica: restri��es da geometria euclidiana e origem de outras geometrias Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic e Sonia Barbosa Camargo Igliori apresenta��o
A explicita��o da correspond�ncia um para muitos na resolu��o de problemas de propor��o simples por estudantes do ensino fundamental Maana�n Rodrigues de Sousa e Alina Galv�o Spinillo apresenta��o
A forma��o de professores dos anos iniciais e o ensino da �lgebra  Rosana de Oliveira, Andreia Carvalho Maciel Barbosa e Laiane Cam�es da Silva Velloso apresenta��o
A forma��o em Estat�stica e Educa��o Estat�stica do futuro professor de Matem�tica do Rio Grande do Sul: os projetos pedag�gicos das licenciaturas presenciais federais Tiago da Silva Gaut�rio e Mauren Porci�ncula Moreira da Silva apresenta��o
A forma��o inicial de professores de Matem�tica ind�genas de Mato Grosso do Sul Nara Machado Rockenbach e Adriana F�tima de Souza Miola apresenta��o
A g�nese documental de uma atividade de modelagem matem�tica por uma professora em forma��o Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi e Emerson Tortola apresenta��o
A geometria do ensino na Revista Escolar (S�o Paulo, 1925-1927) Joana Kelly Souza dos Santos apresenta��o
A gestualidade como protagonista para a constru��o de conceitos da Geometria Espacial de Posi��o Andr� Ferreira de Lima e R�bia Barcelos Amaral apresenta��o
A identidade inclusiva do professor de matem�tica como metamorfose humana Roberta Caetano Fleira e Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes apresenta��o
A import�ncia das perguntas e de suas diferentes tipologias na media��o do professor durante uma atividade realizada com estudantes de um curso de Engenharia Juliana Martins Philot, Barbara Lutaif Bianchini e Eloiza Gomes apresenta��o
A Influ�ncia da Modelagem Matem�tica na (Re)constru��o das Representa��es Sociais dos Futuros Pedagogos Debora Coelho de Souza, Alessandro Ribeiro da Silva e Claudia Carreira da Rosa apresenta��o
A Intelig�ncia Artificial como recurso para o ensino de Matem�tica: comparativo entre ChatGPT e Gemini Thaiana Martins Marques e Claudinei de Camargo Sant'Ana apresenta��o
A linguagem probabil�stica empregada por estudantes do quinto ano do ensino fundamental: identificando fen�menos ou experimentos aleat�rios Ailton Paulo de Oliveira J�nior, F�tima Aparecida Kian e Maria Manuel da Silva Nascimento apresenta��o
A Matem�tica � como um Le�o e Eu fico intimidada diante dela C�lia Regina Roncato apresenta��o
A Matem�tica na Modelagem Matem�tica na Educa��o Matem�tica: algumas compreens�es Rosangela Ramon e Tiago Emanuel Kl�ber apresenta��o
A Modelagem Matem�tica como potencial � sustentabilidade: indicativas de educadores matem�ticos portugueses Andrei Lu�s Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi e Ant�nio Manuel Dias Domingos apresenta��o
A multiplica��o como a adi��o de parcelas iguais: o que mostram os livros did�ticos J�ssica Daiane da Silva e Neila Tonin Agranionih apresenta��o
A No��o de Experi�ncia: perspectivas a partir de estudantes-com-v�deos  Fernanda Martins da Silva e Marcelo de Carvalho Borba apresenta��o
A reg�ncia de residentes de um n�cleo de Matem�tica durante a pandemia de COVID-19: desafios e possibilidades Maria Jucimeire dos Santos apresenta��o
A significa��o da atividade de aprendizagem do estudante adolescente Camille Bordin Botke Milani e Manoel Oriosvaldo de Moura apresenta��o
A venda de garrafas de �gua: reflex�es no �mbito da Educa��o Financeira com pessoas jovens, adultas e idosas Jonson Ney Dias da Silva, Gerson dos Santos Farias e Lucas Carato Mazzi apresenta��o
A��es e pr�ticas de uma formadora de professores dos Anos Iniciais no trabalho com o sinal de igual Miriam Criez Nobrega Ferreira, Jo�o Pedro da Ponte e Alessandro Jacques Ribeiro apresenta��o
A��es mentais matem�ticas identificadas em resolu��es de avalia��es de C�lculo Diferencial e Integral Emanuel Gomes Peixoto e Karly Barbosa Alvarenga apresenta��o
Afetos de encontros discursivos em estudos sobre EJA: reflex�es sobre processos de produ��o de subjetividades Eliane Fernandes Campos Lopes apresenta��o
Algoritmo da divis�o e as estrat�gias de c�lculos identificadas na aprendizagem da matem�tica do 6� ano do Ensino Fundamental Neura Maria De Rossi Giusti e Claudia Lisete Oliveira Groenwald apresenta��o
Altas Habilidades na Educa��o Profissional e Tecnol�gica: das escutas e anseios � implementa��o de uma forma��o continuada Thiago da Silva e Silva e Marlise Geller apresenta��o
Amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental Luan Costa de Luna apresenta��o
An�lise de livros did�ticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na promo��o do letramento, racioc�nio e pensamento estat�stico  Loise Tarouquela Medeiros e Edda Curi apresenta��o
An�lise de movimentos epist�micos realizados na resolu��o de problemas de estruturas multiplicativas: gestos e toques em tela que revelam modos de pensar matematicamente Rony Freitas e Renan Oliveira Alto� apresenta��o
An�lise de uma abordagem problematizada sobre potencia��o e radicia��o F�bio Vinicius Gouv�a Moura, F�bio Menezes da Silva e Priscila Cardoso Petito apresenta��o
An�lise Praxeol�gica das Atividades de Estat�stica e Probabilidade para compor o Portfolio Did�tico Vera Debora Maciel Vilhena, Jos� Messildo Viana Nunes e Jacqueline Agnes da Silveira Santos apresenta��o
Ansiedade Matem�tica e Cartoons Digitais: uma investiga��o com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental Amanda Azevedo Abou Mourad e Aparecida Santana de Souza Chiari apresenta��o
Antinegritude e Educa��o Matem�tica Inclusiva: refletindo sobre situa��es-limites e in�ditos vi�veis Amanda Queiroz Moura e Manuella Carrijo apresenta��o
Aprender com Nei Leite Xakriab�: a cer�mica Xakriab� como m�quina de guerra Carolina Tamayo apresenta��o
Aprendizagem e desenvolvimento profissional num di�logo com a equidade Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana e Juscileide Braga de Castro apresenta��o
Aprendizagem e modos de fazer em atividades de modelagem matem�tica: propondo uma articula��o Jeferson Takeo Padoan Seki e Lourdes Maria Werle de Almeida apresenta��o
Aprendizagens de uma Comunidade de Professores de Matem�tica: experi�ncias durante o planejamento colaborativo de uma tarefa Carolina Zenero de Souza e Ana Leticia Losano, Paula Odani apresenta��o
Aprendizagens Docentes de Professoras que Ensinam Estat�stica por meio da Inser��o em Espa�os Formativos a Dist�ncia Sidney Silva Santos e Celi Espasandin Lopes apresenta��o
Apropria��o do Ensino Explorat�rio por uma professora de Matem�tica da rede p�blica do Distrito Federal em contexto de Forma��o Continuada Regina da Silva Pina Neves e Raquel Carneiro D�rr apresenta��o
Aproxima��es entre o Contrato Did�tico e a Rela��o ao Saber no ensino de Matem�tica: um estudo a partir de uma Tipologia Val�ria Maria de Lima Borba, Anna Paula de Avelar Brito Lima e Jos� Dilson Beserra Cavalcanti apresenta��o
Argumenta��o e prova um estudo com par�bola atrav�s da Resolu��o de Problemas M�rio Barbosa da Silva e Norma Suely Gomes Allevato apresenta��o
Articula��es entre uma perspectiva ancestral e discuss�es sobre coletividade docente L�via Azelman de Faria Abreu, Wellerson Quintaneiro e Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto apresenta��o
As apreens�es figurais na constru��o da circunfer�ncia como um lugar geom�trico Camila Cassoli e Mariana Moran apresenta��o
As estrat�gias de uso de problemas identificadas na BNCC Cristina de Jesus Teixeira e Geraldo Eust�quio Moreira apresenta��o
As experi�ncias de uma professora surda sobre o ensino e aprendizagem da Matem�tica Rosenilda Rocha Bueno e Emerson Rolkoulski apresenta��o
As rotinas identificadas por professores dos Anos Iniciais de Feira de Santana: a an�lise de tarefas com o racioc�nio funcional Larissa Santana de Almeida e Ana Virginia de Almeida Luna apresenta��o
Aspectos do racioc�nio proporcional de alunos do 7� ano do Ensino Fundamental: foco nas resolu��es escritas de uma tarefa explorat�ria S�ntia Paola Rodrigues, Maria Eduarda Valen�a de Fran�a e Renata Viviane Raffa Rodrigues apresenta��o
Atividades com ind�cios do Pensamento Geom�trico presentes no material curricular do Ciclo de Alfabetiza��o da rede municipal de S�o Paulo Simone Oliveira dos Santos, Edda Curi e Priscila Bernardo Martins apresenta��o
Autoavalia��o de estudantes de C�lculo Diferencial e Integral sobre atividades com uso de metodologias ativas L�viam Santana Fontes e Cleyton H�rcules Gontijo apresenta��o
Avalia��o escolar em Matem�tica: um estudo � luz da Teoria Antropol�gica do Did�tico  Marcela Silva de Albuquerque, Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra e Elis�ngela Bastos de Melo Esp�ndola apresenta��o
Avalia��es Externas e Indicadores de Desempenho: uma representa��o opaca das realidades escolares Brena Cristina Sturion e Ana Paula dos Santos Malheiros apresenta��o
Brincadeiras e Letramento Estat�stico: Quais s�o as potencialidades do brincar quanto ao Letramento Estat�stico? Pedro Henrique Barcarolo e Raquel Milani apresenta��o
Caderno de Itiner�rios Formativos em Educa��o do Campo: di�logos com a Educa��o Matem�tica Luciana Boemer Cesar Pereira e Beatriz Fernanda Litoldo apresenta��o
C�lculo Diferencial: explorando taxa de varia��o por meio de uma tarefa investigativa e metacogni��o Carlos Jos� Ferreira Soares e Marli Teresinha Quartieri apresenta��o
C�lculos mentais r�pidos e sem erros: como meninas ol�mpicas definem pessoas "boas em matem�tica" D�bora Azevedo de Castro Borba e Agnaldo da Concei��o Esquincalha apresenta��o
Capturando olhares na forma��o de professores: Rastreador ocular e geometria Marcelo Almeida Bairral, Rh�mulo Oliveira Menezes e Marcos Paulo Henrique apresenta��o
Caracteriza��o e classifica��o para problemas mistos, problemas complexos e situa��es-problema envolvendo fun��o afim Veridiana Rezende e Cl�lia Maria Ignatius Nogueira apresenta��o
Cartografar o invis�vel: cad� o corpo docente no curr�culo de Matem�tica? D�bora Reis Pacheco apresenta��o
Cesta b�sica e sal�rio-m�nimo: uma discuss�o com estudantes do Ensino M�dio com calculadoras Franciele Santos Teixeira, Maria Teresa Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni apresenta��o
Ciclos de modelagem matem�tica produzidos por futuros professores de matem�tica: reflex�es acerca do desenvolvimento do conhecimento pedag�gico Ros�ngela Maria Kowalek, Michele Regiane Dias Veronez e Ana Paula Zanim apresenta��o
Cidadania cr�tica de surdos e letramento em educa��o financeira: di�logos poss�veis J�lio C�sar dos Santos Moreira e Gisela Maria da Fonseca Pinto apresenta��o
Cinema como Meio de Revela��o: tecnologia e educa��o matem�tica na transposi��o de problemas de g�nero Mauricio Rosa apresenta��o
Classes de situa��es de fun��o afim identificadas em teses e disserta��es brasileiras Sandra Maria Tieppo, Cl�lia Maria Ignatius Nogueira e Marli Schmitt Zanella apresenta��o
Col�nia Agr�cola do Matapi e a produ��o de frutas: contribui��es para a utiliza��o da Etnomatem�tica Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jos� Roberto Linhares de Mattos e Romaro Antonio Silva apresenta��o
Combinat�ria, probabilidade e suas articula��es no curr�culo apresentado aos professores dos Anos Finais Ewellen Ten�rio de Lima apresenta��o
Compreendendo o enxerto-hermen�utico nas an�lises de depoimentos, descri��es e textos realizadas na pesquisa qualitativa fenomenol�gica Arley Zamir Chaparro Cardozo e Maria Aparecida Viggiani Bicudo apresenta��o
Concep��es acerca do ser professor de matem�tica no contexto da Educa��o Hospitalar �rica Czigel e Fabiane Mondini apresenta��o
Concep��es de professores sobre equival�ncia e divis�o de fra��es a partir de materiais manipul�veis montessorianos Edilene Regina Dotto Janjar e Cristina Cavalli Bertolucci apresenta��o
Concep��es de uma Int�rprete Educacional sobre a Tradu��o Interpreta��o de Situa��es do Campo Conceitual Aditivo Roberta Alena de Alc�ntara Brand�o e Jurema Lindote Botelho Peixoto apresenta��o
Concep��es sobre a probabilidade e como vivenci�-la na Educa��o Infantil: uma experi�ncia com professoras do munic�pio de Paulista-PE Kelly de Lima Azevedo Spinelli e Jaqueline Aparecida Foratto Lixandr�o Santos apresenta��o
Concep��es sobre Educa��o Matem�tica nos Documentos Curriculares das Licenciaturas em Matem�tica da Universidade Estadual do Cear� (UECE) Carlos Ian Bezerra de Melo e Francisco Edisom Eugenio de Sousa apresenta��o
Condicionantes precedentes � constru��o de modelos matem�ticos: uma an�lise no contexto educacional Luana Henrichsen, Isabel Koltermann Battisti e C�tia Maria Nehring apresenta��o
Confrontando a Realidade com a Matem�tica: Desafios e Perspectivas para Estudantes em Situa��o de Vulnerabilidade Social Luana Pedrita Fernandes de Oliveira, Fabio Alves Menecucci e Amanda Queiroz Moura apresenta��o
Conhecimento de estudantes do 3� ano do Ensino M�dio brasileiro sobre Amostragem e Curva Normal: uma abordagem por meio da Infer�ncia Informal Andr� Fellipe Queiroz Ara�jo e Di�go Bezerra de Melo Maciel apresenta��o
Conhecimento Interpretativo de professores de matem�tica dos Anos Finais e do Ensino M�dio ao atribu�rem significado a produ��es de alunos no �mbito da transforma��o geom�trica isom�trica transla��o Caroline Silva e Miguel Ribeiro apresenta��o
Conhecimento Matem�tico Especializado revelado por futuros professores de Matem�tica: um contexto pautado na Teoria das Situa��es Did�ticas Francisco Eteval da Silva Feitosa e Roberta dos Santos Rodrigues apresenta��o
Conhecimentos dos professores para ensinar Matem�tica na Educa��o Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental evidenciados em manuais did�ticos do Brasil e do Chile Edvonete Souza de Alenca e, Ana Paula Bolsan Sagrilo, Jo�o Pedro Piccoli apresenta��o
Conhecimentos especializados de professores de Matem�tica para o ensino de equa��es diferenciais ordin�rias de vari�veis separ�veis na Engenharia Civil a partir de um problema de Transfer�ncia de Calor Gabriel Loureiro de Lima e Rieuse Lopes apresenta��o
Conjuntos num�ricos: uma an�lise dos conhecimentos did�tico- matem�ticos de licenciandos em Matem�tica Patricia Pujol Goulart Carpes e Eleni Bisognin apresenta��o
Contextualiza��o em Matem�tica na Educa��o de Jovens, Adultos e Idosos: an�lises e propostas Luciana Prado Mouta Pena apresenta��o
Contribui��es da constru��o da uma feira de Matem�tica local (in loco): um olhar da colabora��o na forma��o docente Luciana Aparecida da Cunha, Zionice Garbelini Martos Rodrigues e Luciane de Castro Quintiliano apresenta��o
Contribui��es do ensino de matem�tica para a perman�ncia de estudantes em turmas de EJA de uma escola p�blica da zona rural cearense Francisco Josimar Ricardo Xavier apresenta��o
Contributos do GeoGebra para an�lise gr�fica de dados em uma forma��o inicial estat�stica para professores Jos� Ronaldo Alves Ara�jo, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar e Zsolt Lavicza apresenta��o
Criando tarefas para abordar a interpreta��o de relat�rios de pesquisa envolvendo vari�veis categ�ricas e num�ricas para o ensino de estat�stica de alunos de 10 anos Luzia Roseli da Silva Santos, Diego Marques de Carvalho e Maria do Carmo Pereira Servidoni apresenta��o
Criatividade, Modelagem Matem�tica e Inclus�o: percep��es a partir de obst�culos na doc�ncia Aline Keryn Pin, Elenice Josefa Kolancko Setti e Rodolfo Eduardo Vertuan apresenta��o
Curr�culos em matem�tica produzidos por docentes da EJA de Sobral Francisco Josimar Ricardo Xavier apresenta��o
Da Integral de Riemann � Integral de Lebesgue: um estudo alicer�ado na Pesquisa Baseada em Design Ismael Batista Maidana Silvestre e Vanilde Bisognin apresenta��o
De conv�nios malsucedidos ao desmonte disfar�ado: A hist�ria da EJA em Maca� no �mbito municipal Julio Cesar de Moura Dias e Julia Herdy Lopes Dias apresenta��o
De ingressantes a concluintes/rec�m-egressos de cursos de licenciatura em Matem�tica: uma an�lise sobre as argumenta��es de uma quest�o alg�brica Jo�o Carlos Caldato Correia e Lilian Nasser apresenta��o
Desafios e Invisibilidade da Educa��o de Jovens, Adultos e Idosos nas Licenciaturas em Pedagogia Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso apresenta��o
Desafios e percep��es na implementa��o da BNCC no Curr�culo de Matem�tica: o papel da forma��o continuada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sheila Gilsiane M�hl, Clarissa de Assis Olgin e Eduardo Vinicius Costa apresenta��o
Desafios e possibilidades no desenvolvimento inicial de ambientes de modelagem matem�tica na experi�ncia de dois professores colombianos Edna Paola Fresneda-Pati�o, Gabriel Mancera-Ortiz e Francisco Javier Camelo-Bustos apresenta��o
Desenvolvimento Profissional Docente: mudan�as no Sistema-Atividade Renata Rodrigues de Matos Oliveira e Jussara de Loiola Ara�jo apresenta��o
Desvendando Barreiras: A Interseccionalidade e a Inclus�o de Mulheres com Corpos Dissidentes na Matem�tica J�ssica Luna apresenta��o
Di�logos sobre o capacitismo na forma��o de professores: articula��es na rede municipal de ensino de Votuporanga (SP) Ana Lucia Manrique e Elton de Andrade Viana apresenta��o
Diferentes afetos oriundos das forma��es, geral e espec�fica, de professores: mas n�o apenas isso... Eliane Fernandes Campos Lopes e Adriano Vargas Freitas apresenta��o
Dificuldades em resolu��o de problemas do campo aditivo por docentes e estudantes dos Anos Iniciais Silvana Pires Fonseca Mandarino, Edite Resende Vieira e Ana Maria Carneiro Abrah�o apresenta��o
Din�mica de sala de aula: conhecimentos constru�dos por futuros professores em uma experi�ncia de Estudo de Aula Roselene Alves Am�ncio e Samira Zaidan apresenta��o
Discuss�es em torno do Curr�culo de Matem�tica: quais pr�ticas educativas permeiam o ensino com tem�ticas? Clarissa de Assis Olgin e B�rbara Elisa Kranz apresenta��o
Discuss�es Luso-Brasileiras com o Tampim�tica: Implementa��o de um curso universit�rio inclusivo envolvendo estudantes com defici�ncia intelectual do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM) Elcio Pasolini Milli, Mariana Ara�jo Dantas, Paula �ngela Coelho Henriques dos Santos e Edmar Reis Thiengo apresenta��o
Discutindo a organiza��o or�ament�ria e a gest�o de pequenos neg�cios informais com alunos da Educa��o de Jovens e Adultos Lilian Regina Araujo dos Santos e Chang Kuo Rodrigues apresenta��o
Documentos de professores(as) para ensinar matem�tica na EJA-Campo: uma an�lise � luz da Abordagem Documental do Did�tico Josias Pedro da Silva e Iranete Maria da Silva Lima apresenta��o
Educa��o de Jovens, Adultos e Idosos e a Pandemia: An�lise Mista de Dados e Impactos Luciana Prado Mouta Pena apresenta��o
Educa��o Estat�stica e Atividade Pedag�gica: enlaces te�ricos entre objetivos e motivos na perspectiva Hist�rico-Cultural Bruno Silva Silvestre e Everton Jos� Goldoni Estevam apresenta��o
Educa��o Financeira e resolu��o de problemas abertos para o desenvolvimento do protagonismo e pensamento empreendedor no Ensino M�dio Fabiane Fischer Figueiredo, Leandro Antonio Recalcati e Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa apresenta��o
Educa��o matem�tica e ecologia: o cuidado como poss�vel articula��o T�nia Baier e Eduardo Zimdars apresenta��o
Educa��o Matem�tica e sexualidades: a��es subversivas no combate � viol�ncia sexual infantil Gilson Abdala Prata Filho e Edmar Reis Thiengo apresenta��o
Educa��o Matem�tica Inclusiva com estudantes imigrantes: uma perspectiva interseccional Manuella Heloisa de Souza Carrijo apresenta��o
Educa��o Matem�tica Inclusiva e Roteiro Teatral na forma��o inicial docente Ana Lu�za Muniz Corr�a e Vanessa de Paula Cintra apresenta��o
Educa��o matem�tica inclusiva proporcionada pela modelagem matem�tica: evid�ncias do Desenho Universal para Aprendizagem Jos� Ricardo Dolenga Coelho e Anderson Roges Teixeira G�es apresenta��o
Educa��o Matem�tica Inclusiva: Pr�ticas Pedag�gicas poss�veis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem � luz do pensamento complexo Paula Regina Raksa, Heliza Cola�o G�es e Anderson Roges Teixeira G�es apresenta��o
El Esquema de integral definida: algunas dificultades en su desarrollo y su posible tematizaci�n Claudio Fuentealba e Andrea C�rcamo apresenta��o
Em um movimento decolonial com avalia��es, estudantes e salas de aulas de matem�tica Dayani Quero da Silva e Jo�o Ricardo Viola dos Santos apresenta��o
Emerg�ncia do pensamento alg�brico na generaliza��o de sequ�ncias em uma atividade formativa com professoras dos anos iniciais Jadilson Ramos de Almeida apresenta��o
Ensino de Geometria: por que n�o come�ar por uma abordagem tridimensional? Francisco Wagner Soares Oliveira apresenta��o
Ensino Remoto Emergencial e Aprendizagem Matem�tica: percep��es de estudantes da Educa��o B�sica do campo Pamella Aleska da Silva Santos e Daise Lago Pereira Souto apresenta��o
Escola p�blica, pandemia e aprendizagem em matem�tica � uma pesquisa com dados p�blicos do SAEB 2021 Carlos Augusto Aguilar J�nior apresenta��o
Esquemas mobilizados por estudantes na resolu��o de situa��es envolvendo a m�dia aritm�tica W�riton de Souza L�bo, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana e Fernanda de Oliveira Soares Taxa apresenta��o
Estabelecendo conex�es entre Modelagem Matem�tica e Neuroci�ncias Francimar Gomes de Oliveira J�nior e Claudia Carreira da Rosa apresenta��o
Estado da arte: o uso de v�deos para a forma��o de professores em estat�stica Marcilia Elane do Nascimento Pontes e Gilda Lisb�a Guimar�es apresenta��o
Est�gio Supervisionado e a Pr�tica Docente em Matem�tica no Curso de Licenciatura em Pedagogia Marlene Terezinha Fernandes apresenta��o
Estudantes de 5� ano refletindo sobre desejos versus necessidades e atitudes ao comprar: uma an�lise na perspectiva dos atos dial�gicos La�s Thalita Bezerra dos Santos e Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa apresenta��o
Estudantes do 5� ano Resolvendo Express�es num�ricas: Convers�o e Tratamento a partir de situa��es mistas   Juliana Azevedo Montenegro e Danielle Avan�o Veja apresenta��o
Estudo dos atos de falas de docentes sobre a inclus�o no ensino de matem�tica Yara Patr�cia Barral de Queiroz Guimar�es e Wagner Barbosa de Lima Palanch apresenta��o
Estudo sobre Poss�veis Rela��es entre O M�todo de Arquimedes e o C�lculo Infinitesimal de Leibniz Elisangela Pavanelo e Fredy Henrique Gonz�lez apresenta��o
Estudos sobre o acervo pessoal do professor Ruy Madsen Barbosa: contribui��es iniciais para a Hist�ria da Educa��o Matem�tica. Maria Edn�ia Martins apresenta��o
Etnomatem�tica e Educa��o de Jovens e Adultos: di�logo entre a Matem�tica da vida e a Matem�tica da escola Eline das Flores Victer e Rosangela Mariano dos Santo apresenta��o
Etnomatem�tica e sustentabilidade no saber/fazer para equidade social e econ�mica: em foco a produ��o de farinha de mandioca Sandra Maria Nascimento de Mattos e Jos� Roberto Linhares de Mattos apresenta��o
Evas�o e perman�ncia no curso de Licenciatura em Matem�tica no contexto da Pandemia de COVID-19: motiva��es dos futuros professores Graziele Meneguetti de Moura e Renata Viviane Raffa Rodrigues apresenta��o
Experimenta��o com Tecnologias em conceitos da Geometria Euclidiana Espacial Debora Pelli e Rubia Barcelos Amaral apresenta��o
Explora��o ontossemi�tica das trajet�rias did�ticas mobilizadas por estudantes na resolu��o de uma situa��o-problema sobre Integral Definida Janine Freitas Mota e Jo�o Bosco Laudares apresenta��o
Explora��es did�ticas transdisciplinares no Ensino M�dio: articulando Educa��o Estat�stica e Educa��o Financeira na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustent�vel Cassio Cristiano Giordano apresenta��o
Explorando a compet�ncia de modelagem matem�tica em �lgebra linear Andrea C�rcamo e Claudio Fuentealba apresenta��o
Explorando padr�es nos Anos Iniciais: possibilidades no encontro entre estudantes cegos e videntes Ana Carolina Faustino e Elielson Ribeiro de Sales apresenta��o
Flexibilidade de c�lculo mental na perspectiva do Sentido de N�mero:  quando se manifesta em tarefas que envolvem as opera��es de multiplica��o e divis�o com n�meros naturais? C�lia Cardoso Rodrigues da Silva apresenta��o
Forma��o de professores em Modelagem Matem�tica: compreens�es e converg�ncias Elhane de Fatima Fritsch Cararo, Emanueli Pereira e Daniel Zampieri Loureiro apresenta��o
Forma��o de professores que ensinam Matem�tica nos anos iniciais: atribuindo novos sentidos �s opera��es fundamentais Mariana Martins Pereira, Fabiana Fiorezi de Marco e L��ren Grace Kellen Maia Amorim apresenta��o
Forma��o de professores que ensinam matem�tica para estudantes surdos em uma escola p�blica de Marab�-PA N�vya Mariah Pedrosa de Oliveira, Ritianne de F�tima Silva de Oliveira e Walber Christiano Lima da Costa apresenta��o
Forma��o de Professores que ensinar�o Matem�tica: reflex�es sobre conceitos relacionados a medidas Maiara Luisa Klein, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Simone Pozebon apresenta��o
FormA��o-continuada de professores que ensinam Matem�tica associada ao conhecimento matem�tico: performances e pr�ticas Fl�via Cristina de Mac�do Santana apresenta��o
Formas de generaliza��o no processo formativo de professores envolvendo elementos do conhecimento alg�brico nos anos iniciais Vanessa Dias Moretti e Iraji de Oliveira Romeiro apresenta��o
Fun��es Executivas e Desempenho em Quest�es do Exame Nacional do Ensino M�dio: um estudo na forma��o inicial de professores Jader Otavio Dalto apresenta��o
Futuro ancestral da geometria Franck Bellemain e Paula Moreira Baltar Bellemain apresenta��o
Gamifica��o com o GeoGebra: o uso de jogos com feedback autom�ticopara a aprendizagem de Fun��o Afim Thiago Novaes Silva e Celina Aparecida Almeida Pereira Abar apresenta��o
Graduandos de Pedagogia como produtores de conhecimento: a pesquisa como articuladora da estat�stica e da educa��o financeira escolar Izabela Cristina Bezerra da Silva e Gilda Lisb�a Guimar�es apresenta��o
GrafEq na constru��o de pr�dios hist�ricos e a aprendizagem de equa��es e inequa��es Rodrigo Miliszewski Mette e Leandra Anversa Fioreze apresenta��o
Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em Educa��o Matem�tica - GPEP: Cen�rio de Difus�o da Hist�ria da Educa��o Matem�tica no Nordeste Brasileiro Fredy Gonzalez apresenta��o
Grupos colaborativos e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matem�tica Reginaldo Fernando Carneiro e Regina C�lia Grando apresenta��o
Hist�ria de vida e sonhos de uma estudante perif�rica: da sobreviv�ncia � alteridade  Daniela Alves Soares apresenta��o
Hist�rias das geometrias do ensino e a Matem�tica Moderna: novos estudos para novos olhares Maria C�lia Leme da Silva e Ana Paula Jahn apresenta��o
Historiografias de Matem�tica e forma��o de professores Maria do Carmo de Sousa apresenta��o
Ideias fundamentais da Amostra em uma sequ�ncia de atividades para a forma��o de professores Silv�nia da Silva Costa e Marta �lid Amorim apresenta��o
identidades matem�ticas e foregrounds: percep��es de estudantes e professores sobre racismo e matem�tica Jamaal Adetoro Ince apresenta��o
Impactos e dificuldades no processo de aprendizagem da Matem�tica durante a pandemia da COVID-19 a partir da vis�o de uma universit�ria surda Carlos Eduardo Rocha dos Santos e Jeferson da Silva Gon�alves apresenta��o
Implica��es dos Saberes Curriculares nas A��es Pedag�gicas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Fernanda Hart Garcia e C�tia Maria Nehring apresenta��o
Indicador educacional e letramento estat�stico: uma revis�o de escopo da literatura Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho e Rafael Nicolau Carvalho apresenta��o
Influ�ncia da cultura digital na pr�tica do professor de Matem�tica da Educa��o B�sica Sandra Menezes apresenta��o
Iniciativas para uma Educa��o Financeira Cr�tica em Designs Educacionais Desenvolvidos no Instituto de Matem�tica da Universidade Federal da Bahia Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz e Gra�a Luzia Dominguez Santos apresenta��o
Interfaces entre Letramento Estat�stico e Discuss�es Argumentativas sobre Not�cias e Desinforma��es: uma proposta de Ensino Carlos Lopes, Carlos Monteiro e Sylvia De Chiaro apresenta��o
Interseccionalidade e Educa��o Matem�tica: disputas em torno da forma��o professores de Matem�tica da UFSJ Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva e Agnaldo da Concei��o Esquincalha apresenta��o
Interven��o docente em atividades de modelagem matem�tica e o uso de andaimes Lourdes Maria Werle de Almeida e Rosangela Maria Kowalek, Fl�vio Lima de Souza apresenta��o
Interven��es por meio de um Vaiv�m na Avalia��o da Aprendizagem Escolar Pamela Emanueli Alves Ferreira e Gabriel dos Santos e Silva apresenta��o
Intui��es que influenciaram a demonstra��o do teorema da incompletude de G�del Rosemeire de Fatima Batistela apresenta��o
INVESTIGA��O ESTAT�STICA NA EDUCA��O B�SICA: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO ESTAT�STICO Ana Paula Gon�alves Pita, Andrea Pavan Perin e Celso Ribeiro Campo apresenta��o
It's Probably Penny: discutindo o conceito de probabilidade por meio do uso de livro de hist�rias com foco em conte�do curricular Emilly Rayane Moura Diniz Santos apresenta��o
Jogo digital para aprendizagem de Probabilidade com estudantes do 5.� ano do Ensino Fundamental Iuly Kristina Silva Avelar e Keli Cristina Conti apresenta��o
Jogos matem�ticos na abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem � luz do pensamento complexo Paula Fernanda Gomulski Muniz, Heliza Cola�o G�es e Anderson Roges Teixeira G�es apresenta��o
Lan�amento de dados: estabelecendo conex�es entre probabilidade cl�ssica e frequencial com estudantes do 7� ano do Ensino Fundamental Elisabete Rambo Braga, Clarissa Coragem Ballejo e Magnus Cesar Ody apresenta��o
Letramento Estat�stico e Letramento Digital: Integrando Tecnologias Digitais no Ensino de Estat�stica Bernardo Silva, Rubilar Sim�es Junior e Suzi Sam� apresenta��o
Letramento estat�stico na Educa��o Infantil: contribui��es da dimens�o formadora de uma Coordenadora Pedag�gica Fl�via Lu�za de Lira e Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho apresenta��o
Letramento Probabil�stico de Licenciandos em Matem�tica: proposta de explora��o de situa��es-problema com dados reais Kaiomarcos Luciano Santos Ferreira e Robson da Silva Eugenio apresenta��o
L�ngua materna e linguagem matem�tica: an�lise de enunciados matem�ticos do campo aditivo � luz das habilidades de compreens�o leitora Kelly Cristina Coutinho e Priscila Bernardo Martins apresenta��o
Litro e Prato como unidades de medidas n�o padronizadas da Agricultura Familiar Luciano de Santana Rodrigues e Milton Rosa apresenta��o
Livros did�ticos e BNCC: uma an�lise cr�tica sobre possibilidades para o Letramento Estat�stico no sexto ano escolar Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Fl�via Maria Pinto Ferreira Landim e Let�cia Guimar�es Rangel apresenta��o
Mapeamento de Grupos de Pesquisa em Educa��o Estat�stica no Brasil a partir de uma revis�o da literatura na �rea Heloisa Almeida de Figueiredo, M�rcia Maria Fusaro Pinto e Fl�via Maria Pinto Ferreira Landim apresenta��o
Matem�tica espec�fica do professor que ensina Matem�tica nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino M�dio Fl�via Cristina de Mac�do Santana e Roberta D�Angela Menduni-Bortoloti apresenta��o
Matem�tica no Ciclo de Alfabetiza��o: uma an�lise dos curr�culos nos planos de aula  Charlene Origuela Gaspar de Pinho e Jo�o Alberto da Silva apresenta��o
Materiais curriculares (de Matem�tica) como g�nero discursivo Gilberto Januario, Ana Paula Perovano e Katia Lima apresenta��o
Mem�rias e processos de aprendizagem nas aulas de matem�tica da EJA Denise Alves de Araujo apresenta��o
Mensagens de Tarefas Matem�ticas na Forma��o Inicial de Professores Daniela Santa In�s Cunha e Andreia Maria Pereira de Oliveira apresenta��o
Modelagem matem�tica com experimenta��o did�tico-investigativa: uma an�lise � luz do desenvolvimento de compet�ncias cient�ficas e em modelagem Paulo Henrique Hideki Araki e Lilian Akemi Kato apresenta��o
Modelagem Matem�tica na Educa��o Infantil e os Registros de Representa��o Semi�tica: algumas contribui��es Silvana Cocco Dalvi e Luciano Lessa Lorenzoni apresenta��o
Modelagem Matem�tica nos Itiner�rios Formativos: den�ncias e an�ncios a partir do olhar de professores Ana Paula dos Santos Malheiros e R�gis Forner apresenta��o
N�o h� neutralidade: que Matem�tica � essa que utilizamos? Thays Alves de Oliveira, Daniele Costa Silva e Vanessa Franco Neto apresenta��o
Narrativa da experi�ncia de uma professora com a modelagem em di�logo com a literatura sobre modelagem na educa��o matem�tica Jussara de Loiola Ara�jo e Fernando Henrique de Lima apresenta��o
Narrativas pedag�gicas como pr�ticas de (auto)forma��o de professoras que ensinam matem�tica nos anos iniciais do Ensino Fundamental Adair Mendes Nacarato e Iris Aparecida Cust�dio apresenta��o
Noticing de futuros professores de Matem�tica do pensamento do aluno sobre a classifica��o de quadril�teros Fernanda Caroline Cybulski, H�lia Oliveira e M�rcia Cristina de Costa Trindade Cyrino apresenta��o
N�mero racional no princ�pio da escolariza��o  Ana Maria Carneiro Abrah�o, Silvana Pires Fonseca Mandarino e Silvia Andrade da Costa Arantes apresenta��o
O c�lculo da di�ria de um cortador-de-cana-de-a��car Nerivaldo Serafim da Silva, Jos� Roberto da Silva e Maria Aparecida da Silva Rufino apresenta��o
O Campo Conceitual das Medidas de Dispers�o: Discuss�es Iniciais Irene Mauricio Cazorla, Edicarlos Pereira de Sousa e Carlos Eduardo Ferreira Monteiro apresenta��o
O conhecimento matem�tico pr�prio da doc�ncia na pesquisa em Educa��o Matem�tica: a necess�ria renova��o da forma��o de professore(a)s, tendo em vista a profiss�o Eliane Matesco Cristov�o apresenta��o
O curr�culo de Matem�tica na reforma do Ensino M�dio Integrado no Programa de Articula��o da Forma��o Profissional M�dia e Superior (AMS) do Centro Paula Souza Claudemir Monteiro Lima e Deise Aparecida Peralta apresenta��o
O desenvolvimento da criticidade e da cidadania em Projeto de Aprendizagem Estat�stico (PAE) numa escola estadual na Amaz�nia Marajoara Hermison Bruno Baia Palheta, Mauren Porci�ncula Moreira da Silva e Cassio Cristiano Giordano apresenta��o
O desenvolvimento profissional cont�nuo e a ag�ncia docente de professores que ensinam Matem�tica Celi Espasandin Lopes apresenta��o
O ensino da Estat�stica e da Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matem�tica das universidades p�blicas federais no Brasil Francisca Brum Tolio, Lori Viali apresenta��o
O Ensino da Matem�tica a partir do Cotidiano da Educa��o de Jovens e Adultos M�rcia Lucas de Oliveira apresenta��o
O ensino da matem�tica na transi��o do 1� para o 2� ciclo do Ensino B�sico em um agrupamento de escolas em Portugal Eliane Santos Alves, Fernando Il�dio da Silva Ferreira apresenta��o
O Ensino de Matem�tica na EJA: An�lise das Concep��es e Pr�ticas de Licenciandos de uma universidade em Niter�i-RJ Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso apresenta��o
O ensino de Matem�tica no Col�gio S�o Jos� das Irm�s Franciscanas, de S�o Leopoldo/RS: identificando fontes prim�rias de pesquisa Malcus Cassiano Kuhn e Silvio Luiz Martins Britto apresenta��o
O ensino de Matem�tica no contexto da surdez: dificuldades x forma��o continuada Cleibianne Rodrigues dos Santos, Cla�dio Roberto Machado Benite e Lidiane de Lemos Soares Pereira apresenta��o
O ensino de probabilidade no Ensino M�dio: uma an�lise do discurso institucional em documentos oficiais Edelweis Jose Tavares Barbosa e Mateus de Moura Maciel apresenta��o
O estudo da par�bola na forma��o de professores: uma discuss�o sobre criatividade e narrativas com tecnologias digitais Rosane Rossato Binotto e Nilce F�tima Scheffer apresenta��o
O movimento do corpo pr�prio na constitui��o de conhecimento matem�tico com Realidade Aumentada Rosa Monteiro Paulo, Carolina Cordeiro Batista e Anderson Lu�s Pereira apresenta��o
O Papel do Int�rprete de LIBRAS em aulas de matem�tica da EJA: desafios e estrat�gias interpretativas Sabrina Cosendey Dutra da Silva e Karly Barbosa Alvarenga apresenta��o
O papel do software de Geometria Din�mica em atividades nos livros did�ticos de Matem�tica Ayla Carvalho e R�bia Barcelos Amaral apresenta��o
O Papel dos V�deos Digitais na Promo��o da Consci�ncia Cr�tica e Interdisciplinaridade na Educa��o Matem�tica Geciara da Silva Carvalho e Marcelo de Carvalho Borba apresenta��o
O pensamento cr�tico projetado para a Educa��o Matem�tica no Referencial Curricular do Paran� (2018) Lucas Martini e Elenilton Vieira Godoy apresenta��o
O Pensamento Matem�tico Avan�ado no ensino de Equa��es Diferenciais Ordin�rias e de Geometria Anal�tica e C�lculo Vetorial Frederico da Silva Reis, Aldo Peres Campos Lopes e �rica Resende Malaspina apresenta��o
O plano de aula como uma a��o orientadora da organiza��o do ensino: contribui��o para a forma��o de professores C�ntia Fogliatto Kronbauer e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes apresenta��o
O potencial dos Projetos Integradores no Novo Ensino M�dio para a forma��o de cidad�os cr�ticos Fabio Luiz Borges Simas, Cecy Leite Alves Carreta e R�bia Barcelos Amaral apresenta��o
O processo de significa��o atribu�do � hist�ria da matem�tica por estudantes de um curso de licenciatura em matem�tica Ana Paula de A. S. Magalh�es e Wellington Lima Cedro apresenta��o
O professor surdo em sala de aula comum: um estudo pelas lentes da inclus�o Ieda Maria Giongo, Maria de F�tima Nunes Antunes e Francisca Melo Agapito apresenta��o
O Programa Resid�ncia Pedag�gica e suas repercuss�es nos processos de inser��o e indu��o profissional docente de futuros professores de Matem�tica Guilherme Oliveira de Souza, Geovane Carlos Barbosa e Douglas da Silva Tinti apresenta��o
O que as crian�as entendem por lucro? Aryelle Patricia da Silva e Sintria Labres Lautert apresenta��o
O que os professores demonstram saber para ensinar de estat�stica nos anos iniciais Aliss� Mariane Garcia Grymuza apresenta��o
O racioc�nio funcional de estudantes com S�ndrome de Down, a partir de intera��es com sequ�ncias de padr�es repetitivas em diferentes ambientes Lilian Ramos da Silva e Sandra Maria Pinto Magina apresenta��o
O sinal de igual e a rela��o de equival�ncia: um estudo diagn�stico com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Vera L�cia Merlini, Sandra Maria Pinto Magina e Ant�nio Cesar Nascimento Teixeira apresenta��o
O Tipiti de Colonialidades do Ensino de Matem�tica em Escolas Ribeirinhas Amaz�nicas Eril�cia Souza da Silva e Victor Augusto Giraldo apresenta��o
O trabalho e a forma��o do professor que ensina Matem�tica sob a �tica da Sociologia Pragm�tica Sueli Fanizzi e Vinicio de Macedo Santos apresenta��o
O uso da Instagram como Ferramenta de Ensino de Potencia��o: um estudo � luz da Teoria Antropol�gica do Did�tico Raphael Ferreira Bortolassi, Chang Kuo Rodrigues e Karina de Oliveira Castro apresenta��o
O uso da prova escrita em matem�tica antes e ap�s a pandemia do Covid  Ingrid Sim�es Vitai Morais e Emiliano Augusto Chagas apresenta��o
O uso da T�bua de Pit�goras para auxiliar na compreens�o de Estruturas Multiplicativas em turmas de 7� ano do Ensino Fundamental Jo�s Lima de Aquino, Danielle Avan�o Veja e Ewellen Ten�rio de Lima apresenta��o
O uso de palavras e a compreens�o leitora em textos do discurso matem�tico escolar Ronaldo Barros Ripardo e Airton Carri�o apresenta��o
O uso did�tico do Powersim para o ensino de equa��es diferenciais Maria Madalena Dullius e Odair Jos� Teixeira da Fonseca apresenta��o
Ocupar a Hist�ria da Educa��o Matem�tica: temas e quest�es no contexto da Educa��o do Campo Filipe Santos Fernandes apresenta��o
Organiza��o de uma disciplina na modalidade a dist�ncia na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino: o olhar dos licenciandos em Matem�tica Elivelton Henrique Gon�alves e Fabiana Fiorezi de Marco apresenta��o
Os aspectos da Matem�tica em A��o no Ensino Superior D�bora Vieira de Souza Carneiro apresenta��o
Os Aspectos da Matem�tica em A��o no Ensino Superior D�bora Vieira de Souza Carneiro apresenta��o
Os desafios da implementa��o do Novo Ensino M�dio no Estado do Amazonas Hellen Grace Melo Gomes e Carmen Teresa Kaiber apresenta��o
Os formadores de professores de matem�tica e sua comunica��o pedag�gica Jonei Cerqueira Barbosa apresenta��o
Os movimentos de uma educa��o matem�tica decolonial: por rupturas com Exu Elenilton Vieira Godoy e Sandy Aparecida Pereira apresenta��o
Os tradicionais paradoxos matem�ticos e os paradoxos da filosofia da diferen�a de Gilles Deleuze: impactos na (Educa��o) Matem�tica Roberta Labres Flugseder e Suelen Assun��o Santos apresenta��o
Pandemia da Covid-19: Tecnologias Digitais utilizadas por uma comunidade de professores(as) de matem�tica do estado de Rond�nia Samanta Margarida Milani e Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva apresenta��o
Pensando com teoria: explorando met�foras para descrever a Matem�tica na Educa��o Profissional Ana L�cia Braz Dias apresenta��o
Percal�os de um Percurso de Estudo e Pesquisa Katy Wellen Meneses Le�o e Marilena Bittar apresenta��o
Percep��es dos estudantes da Licenciatura em Matem�tica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da SBEM/RN Tiely Virginio da Hora Lima e Liliane dos Santos Gutierre apresenta��o
Percep��es sobre o SAERS: uma an�lise de professores que ensinam Matem�tica Leonardo Dalla Porta apresenta��o
Perspectivas te�rico-metodol�gicas para focalizar pessoas jovens e adultas surdas num curso de Educa��o Financeira ministrado em Libras Rodrigo Carlos Pinheiro e Maria da Concei��o Ferreira Reis Fonseca apresenta��o
Pibid, Resid�ncia Pedag�gica e Forma��o de Professores para a diversidade Priscila Coelho Lima e Fabiane Guimar�es Vieira Marcondes apresenta��o
Planejamento de aulas inclusivas na forma��o inicial de professores de matem�tica: reflex�es acerca das perspectivas m�dica e social da defici�ncia Denner Dias Barros e Priscila Coelho Lima apresenta��o
Por duas cr�ticas � (in)justi�a curricular institucionalizada na Educa��o Matem�tica brasileira Flavio Augusto Leite Taveira e Deise Aparecida Peralta apresenta��o
Possibilidades do trabalho docente insubordinado para viabiliza��o da criticidade no ensino da matem�tica financeira: uma proposta para o ensino superior Di�go Bezerra de Melo Maciel e Celso Ribeiro Campos apresenta��o
Possibilidades entre a Educa��o Matem�tica e Intelig�ncia Artificial Generativa (IAG) em sala de aula Uriel Jose Castellanos Aguirre apresenta��o
Possibilidades para desenvolver a matemacia a partir da Geometria presente em livros did�ticos de Matem�tica Douglas Ribeiro Guimar�es e R�bia Barcelos Amaral apresenta��o
Poss�veis mobiliza��es de significados, demandas e linguagens probabil�sticas em perspectiva inclusiva por meio de uma sequ�ncia de jogos Henrique Alexandre da Silva, Rita de C�ssia Silva Pascoal e Jaqueline Aparecida Foratto Lixandr�o Santos apresenta��o
Pr�ticas de Mobiliza��o de Culturas Matem�ticas em Produtos Educacionais frente a um Projeto Institucional de 2022 a 2024 Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Salete Maria Chalub Bandeira Bandeira e Elis�ngela Bastos de Melo Espindola apresenta��o
Pr�ticas Pedag�gicas na Educa��o Matem�tica: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de Geometria Espacial Carla de Ara�jo, Tiago Emanuel Domingos de Moura e Jos� Joelson Pimentel de Almeida apresenta��o
Praxeologias matem�ticas em tarefas envolvendo o fractal �rvore Pitag�rica Luan Padilha e Mariana Moran apresenta��o
Problematiza��es acerca do enunciado �Para aprender matem�tica � necess�rio usar material concreto� durante a Pandemia da Covid-19 Fernanda Longo apresenta��o
Produ��o de v�deos digitais: contribui��es para o ensino da Geometria Anal�tica S�lvia Mour�o Meireles e Juliano Schimiguel apresenta��o
Produ��o textual, narrativas ficcionais e suas contribui��es para a forma��o inicial do professor de Matem�tica: o que dizem os licenciandos em Matem�tica? Carlesom dos Santos Piano e Fernanda C�tia Bozelli apresenta��o
Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em encontros de forma��o compartilhada: o ensino de Estat�stica em destaque Keli Cristina Conti e Marcelo Pereira Rizzi apresenta��o
Professor-pesquisador: an�lise de pesquisas do gt-7 em educa��o matem�tica Rog�rio Marques Ribeiro e Armando Traldi Junior apresenta��o
Projeto Folhas de Matem�tica na forma��o de professores do Paran� Edicl�ia Xavier da Costa e Elenilton Vieira Godoy apresenta��o
Que condi��es e restri��es s�o refletidas nos (des)caminhos de um PEP-tese com (futuros) professores dos anos iniciais? Camila de Oliveira da Silva e Marilena Bittar apresenta��o
Que demandas cognitivas de probabilidade s�o apresentadas em jogos did�ticos produzidos por licenciandos? Cristiane de Arimat�a Rocha e Ant�nio Carlos de Souza apresenta��o
Quem pode habitar o Campo? Do homem produtor � insurrei��o feminina: an�lise do discurso nos livros did�ticos de matem�tica dos Anos Finais do Ensino Fundamental Danusa Nunes de Menezes e Marcio Antonio da Silva apresenta��o
Racioc�nio diagram�tico no desenvolvimento de atividades de modelagem matem�tica no contexto de itiner�rios formativos Ariely Aparecida Caruzo e Karina Alessandra Pessoa da Silva apresenta��o
Refletindo sobre a matem�tica: as cren�as de um grupo de professores dos Anos Iniciais em Mossor�/RN Etienne Lautenschlager e Valdenize Lopes do Nascimento apresenta��o
Reflex�es acerca de entraves enfrentados por ingressantes em um curso de Engenharia ao se defrontarem com conceitos da Matem�tica em um contexto extramatem�tico Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes e Gabriel Loureiro de Lima apresenta��o
Reflex�es pedag�gicas sobre a utiliza��o de recursos Grafo-t�teis na educa��o de estudantes com Defici�ncia Visual F�bio Garcia Bernardo e Rafael Duarte Santos apresenta��o
Reflex�es sobre as cren�as matem�ticas de licenciandos e alunos p�blico-alvo da Educa��o Matem�tica diante de cen�rios inclusivos para aprendizagem Tula Maria Rocha Morais apresenta��o
Reflex�es sobre o ensino de matem�tica para estudantes com defici�ncia visual atrav�s de narrativas docentes Wagner Rohr Garcez apresenta��o
Reflex�es sobre Probabilidade e a Aprendizagem de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental Reinaldo Feio Lima e Jos� Ivanildo Felisberto de Carvalho apresenta��o
Rela��o ao Saber e Narrativas Autorreflexivas Actanciais: aspectos da subjetividade na constitui��o de uma pesquisadora em Did�tica da Matem�tica Anna Paula de Avelar Brito Lima, Jos� Dilson Beserra Cavalcanti e Val�ria Maria de Lima Borba apresenta��o
Rela��o pessoal ao Saber: proposi��o de categorias de an�lise no modelo de an�lise da dimens�o cognitiva (MAC) Katielli Costa dos Santos e Jos� Luiz Cavalcante apresenta��o
Representatividade ou invisibiliza��o? Constitui��o de pessoas com defici�ncia em livros did�ticos de Matem�tica dos Anos Finais do Ensino Fundamental  Tatiane da Silva Alves, Jos� Wilson dos Santos e Adriana F�tima de Souza Miola apresenta��o
Resolu��o de problemas a partir de um texto jornal�stico no Ensino M�dio Fabiane Fischer Figueiredo apresenta��o
Resolu��o de situa��es multiplicativas e o pensamento funcional: um estudo com estudantes do 3� e 5� ano do Ensino Fundamental de Niter�i Vania Finholdt Angelo Leite e Simone de Miranda Oliveira Fran�a apresenta��o
Resultados de planejamento pautado no Desenho Universal para Aprendizagem: recomenda��es para a constru��o de jogos na perspectiva do Desenho Universal Anderson Roges Teixeira G�es, Adriana Rinaldi Cassano e Andrea Lannes Muzzio apresenta��o
Sequ�ncia de Atividades envolvendo box-plot: uma proposta de forma��o Jussara Santos Rosa e Marta �lid Amorim apresenta��o
Sequ�ncia did�tica como estrat�gia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Alg�brico nos Anos Finais do Ensino Fundamental F�tima Alessandra Melo da Silva e Claudia Lisete Oliveira Groenwald apresenta��o
Seres-humanos-com-ChatGPT em Modelagem Matem�tica Aldo Peres Campos e Lopes e Marcelo Carvalho Borba apresenta��o
Sim, � necess�rio desenhar: semi�tica aberta para comunicar matem�tica L�cia Cristina Silveira Monteiro apresenta��o
Situa��es de generaliza��o em Sequ�ncias Recursivas: aproxima��es e distanciamentos para a constru��o do conceito de Fun��o Afim no Ensino Fundamental Andreza Santana da Silva Mendes e Rosinalda Aurora de Melo Teles apresenta��o
Situa��es-problema do campo conceitual das medidas de tend�ncia central: uma an�lise em livros did�ticos do ensino fundamental Ernani Martins dos Santos e Haroldo Jos� Costa do Amaral apresenta��o
Sobre os usos das palavras em t�tulos e ementas de disciplinas que envolvem matem�tica em cursos de Pedagogia Rejane Siqueira Julio apresenta��o
Tarefa �Os Palitos de F�sforos� com estudantes dos Anos Iniciais para o Desenvolvimento do Pensamento Alg�brico   Valdete Aparecida do Amaral Min� e Jana Trgalov� apresenta��o
Tarefas de aprendizagem profissional como um recurso � pr�tica como componente curricular em uma disciplina de �lgebra Vania Batista Flose Jardim, Marcia Aguiar e Val�ria Ostete Jannis Luchetta apresenta��o
Tarefas de trilhas matem�ticas mediadas pelo MathcityMap: percep��es sobre a autenticidade da tarefa �lida Maiara Velozo de Castro, Edin�ia Zarpelon e Janecler Aparecida Amorin Colombo apresenta��o
Tarefas explorat�rias e o desenvolvimento do Racioc�nio Matem�tico em aulas de C�lculo Diferencial e Integral Andre Luis Trevisan, Eliane Maria de Oliveira Araman e Anna Fl�via Magnoni Vieira apresenta��o
Tarefas Matem�ticas Potencialmente Inclusivas e o conhecimento mobilizado por professoras que ensinam Matem�tica nos Anos Iniciais Salvador Cardoso Silva Muniz e F�bio Alexandre Borges apresenta��o
Tarefas matem�ticas: possibilidades e perspectivas did�ticas para a pr�tica docente nos anos finais do Ensino Fundamental Rosana Soares Pinheiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald e Rosemary Carlesso apresenta��o
Tecendo mem�rias: reflex�es sobre Did�tica da Matem�tica no Curso Normal e seu legado para a forma��o de professores Carla Coradini e Rita de C�ssia Pist�ia Mariani apresenta��o
Tend�ncias de pesquisas sobre o formador de professores que ensinam matem�tica no Brasil: um estudo a partir dos SIPEM Fl�via Cristina Figueiredo Coura e Alessandro Jacques Ribeiro apresenta��o
TikTok nas aulas de matem�tica: uma an�lise da produ��o de v�deos para a aprendizagem do conceito de fra��o no 6� ano do Ensino Fundamental Marinete Santana Wutke Welmer e Valdinei Cezar Cardoso apresenta��o
Trabalho Colaborativo: Desenvolvimento Profissional de um Formador de Professores de Matem�tica  Jana�na Mendes Pereira da Silva, Evonir Albrecht e Regina da Silva Pina Neves apresenta��o
Transicionando a Matem�tica: Reflex�es sobre travestilidade, transexualidade e Educa��o Matem�tica Erikah Pinto Souza e J�ssica Maria Oliveira de Luna apresenta��o
Um (re)pensar da Educa��o Matem�tica � luz da Pedagogia de Freire: experienciando os cen�rios para investiga��o Monike Alves Gouvea e Gabriela F�lix Bri�o apresenta��o
Um estudo sobre o reconhecimento de experi�ncias matem�ticas de adultos no CIEJA Campo Limpo Carla Cristina Pompeu e Vin�cio de Macedo Santos apresenta��o
Um olhar para as rela��es entre Hist�ria da Matem�tica e Modelagem Matem�tica que foram identificadas em pr�ticas pedag�gicas Ana Caroline Frig�ri Barboza, �rica Gambarotto Jardim Bergamim e Lilian Akemi Kato apresenta��o
Um olhar sobre a resolu��o de problemas envolvendo as representa��es semi�ticas no ensino de raz�o e semelhan�a de tri�ngulos Eli Ferreira dos Santos e Suzete de Souza Borelli apresenta��o
Um professor hondurenho pesquisando no Brasil: uma proposta na constru��o dos conceitos de constante e vari�vel Luis Rolando Padilla Palma apresenta��o
Uma adapta��o do Lesson Study no Est�gio Supervisionado: ind�cios da constitui��o da identidade profissional na Forma��o Inicial do professor de Matem�tica Renata Camacho Bezerra e Richael Silva Caetano apresenta��o
Uma an�lise do saber tri�ngulo e sua trajet�ria atrav�s da Transposi��o Did�tica Hugo Gustavo de Lira Gomes, Gleicy Kelly de Barros Luz e Marilene Rosa dos Santos apresenta��o
Uma estrat�gia did�tica argumentativa para Licenciandos(as) em Matem�tica  Joilma Silva Carneiro, Elder Sales Teixeira e Andr�ia Maria Pereira de Oliveira apresenta��o
Uma investiga��o na perspectiva da Teoria Hist�rico-Cultural sobre a��es formadoras em atividade de forma��o com professores que ensinam matem�tica nos anos iniciais Ana Paula Gladcheff e Manoel Oriosvaldo de Moura apresenta��o
Uma perspectiva de pesquisa na Educa��o Matem�tica com base na Semi�tica de Peirce e o uso de Experimentos Mentais como artefatos cognitivos Willian Jos� da Cruz apresenta��o
Uso da Rob�tica Educacional no processo de aprendizagem da Geometria Plana nos Anos Finais do Ensino Fundamental Thaymara Cristina de Souza Romulo, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria e Alexandre Santos Brand�o apresenta��o
Uso do Minecraft para o ensino de Geometria � luz da Resolu��o de Problemas Felipe de Almeida Costa, Cecy Leite Alves Carreta e Norma Suely Gomes Allevato apresenta��o
Uso humanizado de Tecnologias Digitais: o v�deo como actante em uma pr�tica avaliativa de Matem�tica Aparecida Santana de Souza Chiari e D�bora da Silva Soares apresenta��o
Utilizando erros para promover a reflex�o cr�tica e o di�logo em aulas de Matem�tica Luciano Feliciano de Lima e Maria Francisca da Cunha apresenta��o