Mesas Redondas
MR4 - Atividades Potencialmente Inclusivas no Ensino de Matemática | |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Fabiane Guimarães Vieira Marcondes, Jurema Lindote Botelho Peixoto |
MR4 - Recursos didáticos manipulativos potenciais para Educação Matemática Inclusiva de pessoas com deficiência visual | |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff |
MR5 - Formação de professores para a diversidade | |
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges, Ana Lúcia Manrique |
MR6 - Educação Matemática e os Direitos Humanos para pessoas socialmente excluídas | |
Edmar Reis Thiengo, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Geraldo Estáquio Moreira |
Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
O ENSINO DO SOROBAN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SÃO OS PROTAGONISTAS | |
Wagner Rohr Garcez, Regina Lucia Silveira Martins, Regina Kátia Cerqueira Ribeiro |
O Jogo Tangram no processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual na perspectiva de Resolução de Problemas | |
Débora Resende Pereira Barbosa, Rosana Maria Mendes |
Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em Matemática autistas na modalidade a distância | |
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa3 |
Tampimática e o Pensamento Aritmético: um estudo de quantificação com um estudante com deficiência intelectual no Proeja | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
ANÁLISE DO REGISTRO DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES CEGOS: DA TINTA AO BRAILE | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |
Ansiedade Matemática: como diminuir os efeitos deletérios por meio do Flow de imersão aos jogos matemáticos | |
Ana Maria Antunes de Campos, Ana Lucia Manrique |
Estudantes surdos e a construção da noção de tempo: estratégias de ensino em contexto bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) | |
Silene Pereira Madalena, Caroline Lima de Souza |
A experiência de utilizar o Soroban e o Material Dourado no ensino de Matemática a um Estudante Cego | |
Adrielly Antonia Santos Gomes, Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes |
Uma atividade introdutória ao conceito de função para alunos surdos: da concepção à aplicação | |
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Júlio César dos Santos Moreira |
Surdez, Matemática e Visualidade: uma experiência com um estudante Surdo. | |
CÃntia de Fátima Botelho, Rosana Maria Mendes |
Práticas de ensino de Matemática para alunos com TEA: diálogos com a BNCC na perspectiva inclusiva | |
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Ana Lúcia Manrique |
Uma tentativa de rastrear adolescentes com indícios de discalculia | |
Talita Neves Silva, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |
Vendando alunos videntes para um mergulho na Matemática Combinatória Inclusiva | |
André Martins Pinto Ferreira Alves, Ãgatha Cristina de Almeida Santos |
As Transformações no Saber Ensinado para um Aluno Cego Incluído em uma Sala Regular: no ensino das medidas de tendência central | |
Marcus Bessa de Menezes, Wanessa Lays Oliveira dos Santos |
Construção de tarefas por meio da noção de variáveis em um modelo praxeológico para inclusão de alunos surdos | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
As funções discursivas de Raymond Duval: análise do discurso de um aluno discalcúlico | |
Jorge Paulino Silva Filho, Méricles Thadeu Moretti |
Uma estudante cega e a aprendizagem em matemática: apontamentos semio-cognitivos no acesso aos objetos de saber | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
Grafos e inclusão: conectando percepções no FESTMAT do Colégio Pedro II | |
Vanessa Henriques Borges, Ivail Muniz Júnior |
Panorama brasileiro da Educação Matemática Inclusiva e a linguagem de programação Scratch: uma revisão bibliográfica | |
TULA Rocha MORAIS |
O ATO DE LER E O LEDOR | |
Ledo Vaccaro Machado, Cláudia Segadas-Vianna |