Exibir biografia do autor

JUROS COMPOSTOS E OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: ANÁLISE DAS IDEIAS DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Andrews Balbino Lima
Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA
Brasil

É professor de matemática das turmas de 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho (EREM-CSA). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (2016) onde foi aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no qual desenvolveu atividades de matemática para os alunos de escola pública. Possui Especialização em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (2021).

José Roberto da Silva
<span>Universidade de Pernambuco - UPE. Campus Nazaré da Mata - Pernambuco</span>
Brasil

Pesquisador Líder do Grupo GECM/UPE-Grupo de Ensino das Ciências e Matemática (CNPq) da Universidade de Pernambuco, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1984), Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) com tema em Educação Matemática relacionado à Etnomatemática e Doctorado en Enseanza de las Ciencias pela Universidad de Burgos (UBU-Burgos, Espaa, 2009) em Didáticas Especificas com tema relacionado à área de Formação de Professores. Ex-professor nas Faculdades Integradas da Vitoria de Santo Antão (FAINTVISA) nos cursos de graduação de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia de março de 1987 a fevereiro de 1999 e, em seguida de janeiro de 2006 a janeiro de 2011. Atuou como professor no curso de Licenciatura em Matemática na Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO) de fevereiro de 2002 a junho de 2006. Professor efetivo da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, desde agosto de 1991, passando a Adjunto em maio de 2010 e a atuar como professor da Linha de Pesquisa 2 (Formação de Professores) do Mestrado Profissional em Educação (UPE). Desde 2010 Orienta projetos de Pesquisa PIBIC/UPE/Cnpq - PIBIC/UPE/PFA e Extensão PROEC/UPE/PFA nas áreas de Educação Matemática, Ensino das Ciências e Didática da Matemática com foco cognitivo no marco ausubeliano. É parecerista ad hoc de alguns periódicos nacionais e internacionais de Ensino de Ciências e de Educação Matemática. Atuou como coordenador e vice-coordenador do DCN, do curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática, de cursos de especialização e, coordenador setorial de Graduação do Campus Mata Norte da UPE.

Maria Aparecida da Silva Rufino
Universidade de Pernambuco - UPE. Campus Nazaré da Mata - Pernambuco
Brasil

Pesquisadora colaboradora do grupo GECM/UPE-Grupo de Ensino das Ciências e Matemática (CNPq) da Universidade de Pernambuco, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco (1992) e doutorado por el Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias (PIDEC) de la Universidad de Burgos (UBU-Burgos, España, 2015) em Didáticas Especificas com tema referente à Resolução de problemas envolvendo o arsenal operatório cognitivo de combinatória dos professores do ensino básico. Ex-professora efetiva nas Faculdades Integradas da Vitoria de Santo Antão (FAINTVISA) nos cursos de graduação de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia de março de 2005 a março de 2014. Atualmente é professora adjunta da UPE-Campus Mata Norte, desde junho de 2016 e professora da educação básica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, desde de maio de 1993, ficando à disposição da UPE em abril de 2009. Atua como coordenadora de Área do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do Centro de Pós-graduação e Extensão da FAINTVISA, que em 2019 passou a Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA).