MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: O CONCEITO DE NÚMERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1960
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1. | Título | Título do documento | MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: O CONCEITO DE NÚMERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1960 |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Ana Cláudia Hoppe; Universidade Federal da Fronteira Sul; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Marisol Vieira Melo; Universidade Federal da Fronteira Sul; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Ana Maria Basei; Universidade Federal da Fronteira Sul; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | Educação Matemática |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Movimento da Matemática Moderna; Livros didáticos; Conceito de número |
4. | Descrição | Resumo | O texto tem o intuito de analisar as intenções pedagógicas presentes em livros didáticos da primeira série ginasial no contexto do Movimento da Matemática Moderna – MMM. A análise tem como fonte central três livros didáticos publicados na década de 1960, de modo a responder: Qual a abordagem do conceito de número no contexto do Movimento da Matemática Moderna em livros didáticos no período de 1960 – 1970? Para compor nosso estudo foram selecionados três livros didáticos de matemática publicados na década de 1960, sendo eles: Matemática para a primeira série ginasial (1963) de autoria de Ary Quintella, Matemática Curso Ginasial (1967) de autoria do School Mathematics Study Group e Matemática Curso Moderno (1969) de autoria de Alcides Bóscolo e Benedito Castrucci. Desse modo, nosso estudo se caracteriza como sendo de natureza documental e de abordagem qualitativa, onde buscamos analisar materiais inseridos no contexto do MMM, situando-os nesse momento histórico do ensino de matemática no país, fazendo correspondências com sua abordagem e metodologia. A análise nos revelou que os números naturais foram abordados com enfoque na contagem e correspondência biunívoca. Por fim, destacamos a importância de estudos desse gênero para que seja possível entender esse período da história do ensino de matemática e apontar vestígios de mudanças pedagógicas e possíveis implicações no processo de ensino-aprendizagem. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2021-03-31 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | https://www.sbembrasil.org.br/ocs/index.php/scemsc/ECEM/paper/view/2132 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Encontro Catarinense de Educação Matemática; VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |