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MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: O CONCEITO DE NÚMERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1960


 
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1. Título Título do documento MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: O CONCEITO DE NÚMERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1960
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Ana Cláudia Hoppe; Universidade Federal da Fronteira Sul; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Marisol Vieira Melo; Universidade Federal da Fronteira Sul; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Ana Maria Basei; Universidade Federal da Fronteira Sul; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento Educação Matemática
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Movimento da Matemática Moderna; Livros didáticos; Conceito de número
 
4. Descrição Resumo O texto tem o intuito de analisar as intenções pedagógicas presentes em livros didáticos da primeira série ginasial no contexto do Movimento da Matemática Moderna – MMM. A análise tem como fonte central três livros didáticos publicados na década de 1960, de modo a responder: Qual a abordagem do conceito de número no contexto do Movimento da Matemática Moderna em livros didáticos no período de 1960 – 1970? Para compor nosso estudo foram selecionados três livros didáticos de matemática publicados na década de 1960, sendo eles: Matemática para a primeira série ginasial (1963) de autoria de Ary Quintella, Matemática Curso Ginasial (1967) de autoria do School Mathematics Study Group e Matemática Curso Moderno (1969) de autoria de Alcides Bóscolo e Benedito Castrucci. Desse modo, nosso estudo se caracteriza como sendo de natureza documental e de abordagem qualitativa, onde buscamos analisar materiais inseridos no contexto do MMM, situando-os nesse momento histórico do ensino de matemática no país, fazendo correspondências com sua abordagem e metodologia. A análise nos revelou que os números naturais foram abordados com enfoque na contagem e correspondência biunívoca. Por fim, destacamos a importância de estudos desse gênero para que seja possível entender esse período da história do ensino de matemática e apontar vestígios de mudanças pedagógicas e possíveis implicações no processo de ensino-aprendizagem.
 
5. Editora Editora, localização
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2021-03-31
 
8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) https://www.sbembrasil.org.br/ocs/index.php/scemsc/ECEM/paper/view/2132
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Encontro Catarinense de Educação Matemática; VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
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