EDITAL UESC Nº 046 – Abertura de inscrições seleção de candidatos para o programa de pós-graduação em Educação Matemática – Nível Mestrado Acadêmico

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2013-04-06 02:14:49

A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para Seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO.

1. DAS VAGAS E REQUISITOS DOS CANDIDATOS

1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de 10 (dez) vagas do programa acima citado mais aquelas que surgirem durante o certame, na linha de pesquisa “Concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem”.

1.2. Podem candidatar-se ao mestrado acadêmico em Educação Matemática, os portadores de diploma ou de certificado de conclusão ou que sejam concluintes (até julho de 2013) de cursos de graduação plena em Matemática, reconhecidos pelo MEC.

1.3. Os diplomas, certificados ou declarações, emitidos pelas respectivas instituições de ensino, deverão ser de cursos pertencentes à área de matemática, observadas a área de concentração e a linha de pesquisa descrita na página do PPGEM no portal da UESC (www.uesc.br).

1.4 Do número total de vagas definido, haverá uma vaga destinada à demanda interna que é estabelecida pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, conforme disposição a seguir:

Art. 92 - Todos os cursos de Pós-graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso.

Parágrafo Único – Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC.”

Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica.

Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de excedentes, a critério do Colegiado.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

Quadro 1 – Documentos para inscrição

Período

De 08 de abril a 15 de maio de 2013.

Horário

Das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00.

Local

Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho, Térreo, Rodovia Jorge Amado, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900.

 

Documentos

Fotocópia autenticada dos documentos abaixo relacionados até o item 5, os demais em original, sendo todos organizados em um envelope e sem encadernação*:

 

1. Carteira de identidade e CPF;

2. Título eleitoral (para candidatos brasileiros);

3. Certidão de casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteiro(a) e a portador(a) seja casado(a));

4. Diploma de graduação, certificado de colação de grau ou declaração de concluinte de curso de graduação no primeiro semestre de 2013;

5. Histórico escolar do curso de graduação, incluindo eventuais reprovações;

6. Curriculum vitae - Plataforma Lattes completo em uma via, devidamente atualizado e comprovado. (http://lattes.cnpq.br/);

7. Duas fotografias 3 x 4 recente, original e colorida;

8. Declaração de vínculo empregatício emitida pelo empregador, quando tiver vínculo empregatício;

9. Formulário de inscrição, devidamente preenchido (anexo I);

10. Declaração do candidato de que concorda com as normas previstas neste edital, conforme anexo II;

11.  Barema para a pontuação do Curriculum Vitae (anexo V).

*A autenticação exigida poderá ser substituída pela apresentação do original, juntamente com a cópia, no Protocolo Geral da UESC, onde será validado com o timbre “confere com o original”.

 

2.2. Uma vez aprovado no processo de seleção, o candidato deverá apresentar cópia autenticada do diploma de graduação ou o certificado de graduação. Para esta última hipótese o documento deverá ser substituído pela cópia autenticada do diploma de graduação no prazo máximo de 12 meses a contar a partir da data da primeira matrícula do aluno, sob pena de desligamento do programa.

2.3. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC pelo candidato ou pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX, endereçadas ao Mestrado em Educação Matemática (PPGEM), Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho, Térreo, Rodovia Jorge Amado, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900, tendo como data limite para postagem o dia 15 de maio de 2013.

2.4. A Comissão de Seleção do PPGEM analisará a documentação apresentada na inscrição e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição, e o resultado será divulgado na página da UESC (www.uesc.br) até o dia 28 de maio de 2013.

a) Só serão deferidos os pedidos de inscrição com a documentação completa, declarações devidamente assinadas e que atendam às exigências deste edital.

b) O não atendimento de qualquer um dos requisitos constantes neste edital e na regulamentação da UESC que o disciplina, inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção.

c) O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado poderá encaminhar recurso à Comissão, no prazo máximo de 48 horas úteis contadas a partir da divulgação estipulada no item 2.4.

2.5 Candidatos com necessidades especiais, caso necessite de condições especiais para se submeterem à prova e às demais etapas de avaliação previstas neste edital, deverão solicitá-las no formulário de inscrição (anexo I). As pessoas que não declararem essa condição no ato da inscrição não poderão recorrer em favor de sua situação posteriormente.

2.6 Candidatos com necessidades especiais participarão do processo seletivo no que se refere ao conteúdo, a avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de realização das provas e a nota mínima exigida para aprovação em igualdade de condições com os demais candidatos.

3. DA SELEÇÃO

3.1. O processo de seleção será realizado por uma comissão, e constará de:

a) Prova escrita de conhecimentos específicos;

b) Análise do pré-projeto de pesquisa;

c) Entrevista;

d) Análise do Curriculum vitae;

e) Prova de proficiência em língua estrangeira (Inglês).

3.2 Sobre a prova escrita de conhecimentos específicos do Mestrado em Educação Matemática da UESC:

 a) A prova será realizada no dia 05 de junho das 08:30 as 11:30, conforme o Quadro 2.

Quadro 2. Data e horário da  prova escrita de conhecimento específico

Data

Horário

Atividade

Local

05 de junho de 2013

08:30 às  11:30

Prova escrita de conhecimento específico

No Campus da UESC em local previamente indicado

b) A prova escrita de conhecimentos específicos, a ser feita pelos candidatos, consistirá de perguntas e/ou situações-problema que permita ao candidato demonstrar conhecimentos, com base nos temas descritos no Anexo III deste edital.

c) O candidato aprovado na prova escrita de conhecimentos específicos encaminhará seu pré-projeto de pesquisa na data indicada neste edital, para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , conforme o modelo do anexo IV, numa versão em PDF, até às 16 horas do dia 19 de junho de 2013.

d)      Caso o candidato não receba do PPGEM, no prazo de 24 horas a confirmação de que o projeto foi recebido, este deverá entrar, imediatamente, em contato com a coordenação do programa nos e-mails < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. >, < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. > e ou no telefone                    (73) 3680 5106 ramal 5749.

3.3 A prova de proficiência em língua estrangeira (Inglês) acontecerá no dia 26 de junho de 2013, em horário e local a ser definido e divulgado.

3.4 O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção.

4. DA AVALIAÇÃO

4.1. Para cada candidato será atribuída uma nota pela comissão de seleção, correspondente aos pontos obtidos em cada parâmetro, conforme o quadro a seguir:

 Quadro 3. Parâmetros de avaliação

Parâmetros

Faixa de nota

Caráter

1-Prova escrita de conhecimentos específicos

zero a dez

Eliminatório

2-Entrevista

zero a dez

Classificatório

3-Análise do pré-projeto de pesquisa

zero a dez

Eliminatório

4-Análise do Curriculum vitae

zero a dez

Classificatório

5-Nota do exame de proficiência em língua estrangeira (Inglês)

zero a dez

Classificatória

4.2.  Para efeitos do cálculo da Classificação Final, a pontuação obtida no Currículum vitae será dividida por dez.

4.3. O candidato que não alcançar nota igual ou maior que 7 (sete) nos parâmetros 1 (prova de conhecimento específico) e 3 (análise do pré-projeto) da avaliação será desclassificado do processo seletivo. Os parâmetros de avaliação do Pré-projeto, Curriculum vitae e da entrevista estão dispostos respectivamente no anexo IV, V e VI.

4.4. Os candidatos serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas estabelecido pelo Colegiado e a capacidade de orientação por docente. Será apresentada uma lista de candidatos excedentes, caso existam.

a) Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos, permanecendo o empate será considerado a nota das avaliações dos parâmetros posteriores de (2 a 5) até alcançar o desempate.

5. Do Calendário

5.1 o processo seletivo obedecerá ao calendário disposto no Quadro 4.

 Quadro 4.  Calendário do processo seletivo

EVENTO

DATA

Lançamento do Edital

08 de abril de 2013

Período de inscrição

08 de abril a 15 de maio de 2013

Homologação das inscrições

28 de maio de 2013

Prova escrita de conhecimentos específicos

05 de junho de 2013

Resultado da prova escrita de conhecimentos específicos

12 de junho de 2013

Entrega do pré-projeto de pesquisa para os aprovados na prova escrita de conhecimentos específicos

19 de junho de 2013

Entrevista

25 e 26 de junho de 2013

Prova escrita de Proficiência em língua estrangeira (Inglês)

26 de junho de 2013

Análise do Currículo vitae

27 de junho de 2013

Resultado final

08 de julho de 2013

4.5. Os resultados completos serão apresentados pela comissão de seleção ao Colegiado do PPGEM em reunião específica para apreciação e homologação.

a) O resultado da prova escrita de conhecimentos específicos estará disponível no site da UESC até o dia12 de junho de 2013.

b) A entrevista, a ser realizada pelos docentes do programa, irá ocorrer de25 a 26 de junho de 2013, sendo que a lista de entrevistados para cada dia será publicada no dia 21 de junho de 2013.

c) Os nomes completos dos candidatos aprovados pelo Colegiado, considerando-se os parâmetros de avaliação (Quadro 03), serão informados em lista afixada no mural do Colegiado do PPGEM, no site da UESC e no site do PPGEM até o dia 08 de julho de 2013.

d) Os candidatos poderão apresentar recursos sobre os resultados apresentados dentro do prazo de 48 horas úteis, findo o qual, não haverá reconsideração.

5. DA MATRÍCULA E DO INÍCIO DAS AULAS

5.1. A matrícula inicial será realizada de acordo com os seguintes procedimentos:

Quadro 5. Procedimentos de matrícula

Período

Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE.

Horário

Das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h30.

Local

 Colegiado do PPGEM – Campus da UESC – Pavilhão Jorge Amado, 1º andar.

Documentos

Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada

Cópia autenticada do diploma de graduação ou do certificado de colação de grau.

 5.2. As aulas serão iniciadas em data definida no Calendário Acadêmico da UESC para 2º semestre de 2013.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Os candidatos não selecionados terão prazo até o dia 08 de agosto de 2013para retirar os documentos apresentados na inscrição. Os documentos serão devolvidos na Secretaria do Programa, situada no 1º andar do Pavilhão Jorge Amado. Após esse prazo, os documentos serão incinerados.

6.2. Os casos não previstos neste edital serão julgados pelo Colegiado do PPGEM.

 

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 2 de abril de 2013.

ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO

REITORA