A resolução e a elaboração/formulação de problemas na formação de professores: potencialidades para o ensino-aprendizagem da Matemática

Autores

  • Célia Barros Nunes Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Adriano Santos Lago Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Sára Alves de Matos Rodrigues Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Formação de professores, Elaboração/Formulação de Problemas

Resumo

A temática que propomos nessa mesa de experiências busca contribuir significativamente para potencializar as ações de ensino-aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas. Ela destaca as diferentes experiências com a formação de professores de Matemática, em diferentes contextos, experimentadas por três autores em suas vivências de fortalecimento da Educação Matemática. Assim, o presente texto tem como objetivo apresentar e discutir a Resolução e Elaboração/Formulação de Problemas, como uma proposta metodológica para se ensinar e aprender Matemática. Para esse fim, os autores utilizam recortes didático-metodológicos com a Resolução e Elaboração/Formulação de Problemas, apontando potencialidades que reposicionam as relações entre o conhecimento matemático, o aluno e o professor na exploração de diferentes estratégias. Esperamos que as experiências estruturadas neste trabalho contribuam de alguma maneira para que professores, pesquisadores repensem suas posturas com relação à Resolução de Problemas no que tange ao ensino-aprendizagem, bem como a compreensão da necessidade de constituí-la como um eixo estruturador das atividades matemáticas em sala de aula.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Resolução de

Problemas: teoria e prática. 2 ed. E-book. Jundiaí: Paco, 2021, p. 40-62.

ALLEVATO, N. S. G.; PASSAMAI, J. P. Elaboração/Formulação/Proposição de Problemas em Matemática: percepções a partir de pesquisas envolvendo práticas de ensino. Educação Matemática Debate. Montes Claros (MG), Brasil, v. 6, n. 12, p. 1-28, 2022.

ANDREATTA, C.; ALLEVATO, N. S. G. Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural. Educação Matemática Debate. Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-23, 2020.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: Diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 128.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MECSEB, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148p.

LAGO, A. S. Resolução de problemas e o ensino de sistema de equações do 1º grau: o trabalho colaborativo como estratégia de formação continuada de professores. Ilhéus: UESC, 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

LOCHHEAD, J.; MESTRE, J. P. Das palavras à álgebra: corrigindo concepções erradas. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

POSSAMAI; ALLEVATO; STRELOW, 2023SILVER, E. A., Acerca da Formulação de

Problemas de Matemática. In: ABRANTES, P., LEAL, L. C., PONTE, J. P. (Eds.)

RODRIGUES, S. A.M.; NUNES, C.B. Resolução e Elaboração/Formulação de Problemas: uma experiência didática no 6 ano do ensino fundamental II. Revista com a palavra o professor. V. 07, n. 18, 2022.

TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de professores e aplicação em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Mesa de Experiência

Como Citar

NUNES, Célia Barros; LAGO, Adriano Santos; RODRIGUES, Sára Alves de Matos. A resolução e a elaboração/formulação de problemas na formação de professores: potencialidades para o ensino-aprendizagem da Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/111.. Acesso em: 2 jul. 2025.