Pesquisa em Educação Matemática: uma experiência na  Iniciação Científica

Autores

  • Gabriel Miranda Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • João Paulo Sandes Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Naiquen Pilmayquen Cardozo Dantas Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Domínio de Pesquisa, Educação Matemática, Iniciação Científica

Resumo

Aborda-se, neste texto, sobre a importância da Iniciação Científica para discentes da graduação de Matemática. Para este fim, apresenta-se reflexões teóricas sobre o Projeto de Pesquisa intitulado “Domínio de Pesquisa em Educação Matemática2”. Optou-se por analisar o domínio de pesquisa em Educação Matemática, nacional e internacional, em termos da análise de sua constituição através das ideias de Jeremy Kilpatric e Hans-Georg Steiner, e a influência da opção teórica e metodológica de pesquisadores para desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática. As ideias delineadas neste projeto de Iniciação Científica coadunam com a proposta do CERME - Comunicação, Cooperação e Colaboração - quando trata sobre a importância de delinear a constituição da área, identificar diferentes teorias e metodologias em diferentes tradições de pesquisa. Utiliza-se a revisão bibliográfica como suporte metodológico desta pesquisa. Conclui-se que, a Iniciação Científica é um poderoso aliado para que o discente aprimore sua vocação para pesquisa.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Mesa de Experiência

Como Citar

SANTOS, Gabriel Miranda; SANTOS, João Paulo Sandes; DANTAS, Naiquen Pilmayquen Cardozo. Pesquisa em Educação Matemática: uma experiência na  Iniciação Científica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/112.. Acesso em: 27 mar. 2025.