Pesquisa em Educação Matemática: uma experiência na Iniciação Científica
Palavras-chave:
Domínio de Pesquisa, Educação Matemática, Iniciação CientíficaResumo
Aborda-se, neste texto, sobre a importância da Iniciação Científica para discentes da graduação de Matemática. Para este fim, apresenta-se reflexões teóricas sobre o Projeto de Pesquisa intitulado “Domínio de Pesquisa em Educação Matemática2”. Optou-se por analisar o domínio de pesquisa em Educação Matemática, nacional e internacional, em termos da análise de sua constituição através das ideias de Jeremy Kilpatric e Hans-Georg Steiner, e a influência da opção teórica e metodológica de pesquisadores para desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática. As ideias delineadas neste projeto de Iniciação Científica coadunam com a proposta do CERME - Comunicação, Cooperação e Colaboração - quando trata sobre a importância de delinear a constituição da área, identificar diferentes teorias e metodologias em diferentes tradições de pesquisa. Utiliza-se a revisão bibliográfica como suporte metodológico desta pesquisa. Conclui-se que, a Iniciação Científica é um poderoso aliado para que o discente aprimore sua vocação para pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro Baiano de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.