Ilhas em redes: um método para identificação de temáticas

Autores

  • Antonio Diêgo da Luz Silva Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Bruno Rios Souza Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Marcos Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Inácio de Sousa Fadigas Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Ilhas, redes semânticas, temáticas, trabalho de conclusão de curso

Resumo

A Ciência das Redes ocupa-se da investigação do padrão das relações entre atores/objetos/entes dentro de um contexto. Os atores/objetos/entes são representados por vértices e as suas relações, por arestas ou arcos, constituindo uma rede. Neste minicurso, apresentaremos uma técnica de determinação de ilhas em redes para a identificação de temáticas. Este minicurso está dividido em duas etapas, uma teórico-expositiva e outra prática, na qual apresentaremos o método de obtenção de ilhas através do Pajek. O uso de ilhas em redes pode contribuir no desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso que objetivam identificar temáticas relevantes em contextos diversos, a exemplo de cursos de graduação, programas de pós-graduação, periódicos científicos, dentre outros.

Referências

BATAGELJ, V.; MRVAR, A. Analysis of large networks Islands. . Em: PROCEEDINGS OF PAJEK WORKSHOP AT XXVI SUNBELT CONFERENCE. 2003.

CALDEIRA, S. M. G. Caracterização de Signos Linguísticos: um modelo baseado no aparelho psíquico de Freud. Dissertação. Faculdade Visconde de Cairu, 2005.

FADIGAS, I. DE S. et al. Análise de redes semânticas baseada em títulos de artigos de periódicos científicos: o caso dos periódicos de divulgação em educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 11, n. 1, 2009.

GRILO, M. et al. Identificação de temáticas em programas de mestrado em matemática: uma abordagem por ilhas de redes. Em: Construção do conhecimento em organizações na perspectiva da modelagem de processos industriais e sistemas complexos. Compartilhando Saberes. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. v. 3.

GRILO, M. et al. Robustness in semantic networks based on cliques. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, v. 472, p. 94–102, 2017.

NEWMAN, M. E. J. Networks: An Introduction. Oxford University Press, 2010.

PEREIRA, H. B. DE B. et al. Systematic review of the “semantic network” definitions.

Expert Systems with Applications, v. 210, p. 118455, 2022.

SANTOS, V. C. DOS; GRILO, M. Identificação de temáticas de trabalhos de conclusão de curso por meio de redes semânticas. Revista Paranaense de Educação Matemática; Vol. 9, No 20 (2020), 2020.

ZAVERŠNIK, M.; BATAGELJ, V. Islands. Slides from Sunbelt XXIV, Portoroz, Slovenia. Anais...2004.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SILVA, Antonio Diêgo da Luz; SOUZA, Bruno Rios; GRILO, Marcos; FADIGAS, Inácio de Sousa. Ilhas em redes: um método para identificação de temáticas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/117.. Acesso em: 19 abr. 2025.