Desenvolvimento e avaliação de uma tarefa exploratória para introduzir progressões geométricas utilizando fractais
Palavras-chave:
Progressão Geométrica, Fractais, Tarefa Exploratória, Ensino MédioResumo
O presente minicurso busca desenvolver e avaliar uma proposta de tarefa visando atingir o ensino de Progressão Geométrica para alunos do Ensino Médio da escola básica. Essa proposta surgiu a partir de observações nas escolas, ao considerar que as aulas de matemática no Ensino Médio tem sido priorizadas por meio de memorização a fórmulas e exercícios. Ademais, alguns pesquisadores na Educação Matemática têm sinalizado a importância de utilizar tarefas em que os alunos explorem conceitos matemáticos e entendam o significado das fórmulas. Em vista disso, construímos esse minicurso a fim de viabilizar um ensino mais exploratório do conteúdo de Progressão Geométrica utilizando fractais (estruturas autossimilares e geométricas que possuem padrões em sua construção, os quais podem ser analisados matematicamente). Neste, os participantes serão convidados a desenvolver e avaliar a tarefa, bem como gerar reflexões teóricas e práticas sobre o ensino, o conteúdo matemático e sua introdução, a abordagem com fractais, o planejamento de aula e etc. Com isso, espera-se que este minicurso apresente uma maneira de ensinar, mas também inspire os participantes a desenvolverem tarefas dessa natureza em suas aulas de matemática.
Referências
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