Desenvolvimento e avaliação de uma tarefa exploratória para introduzir progressões geométricas utilizando fractais

Autores

  • Lilian Aragão da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Julia Auany Andrade Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Biatriz da Silva Menezes Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Camila Sandes Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Jacqueline Nascimento de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Progressão Geométrica, Fractais, Tarefa Exploratória, Ensino Médio

Resumo

O presente minicurso busca desenvolver e avaliar uma proposta de tarefa visando atingir o ensino de Progressão Geométrica para alunos do Ensino Médio da escola básica. Essa proposta surgiu a partir de observações nas escolas, ao considerar que as aulas de matemática no Ensino Médio tem sido priorizadas por meio de memorização a fórmulas e exercícios. Ademais, alguns pesquisadores na Educação Matemática têm sinalizado a importância de utilizar tarefas em que os alunos explorem conceitos matemáticos e entendam o significado das fórmulas. Em vista disso, construímos esse minicurso a fim de viabilizar um ensino mais exploratório do conteúdo de Progressão Geométrica utilizando fractais (estruturas autossimilares e geométricas que possuem padrões em sua construção, os quais podem ser analisados matematicamente). Neste, os participantes serão convidados a desenvolver e avaliar a tarefa, bem como gerar reflexões teóricas e práticas sobre o ensino, o conteúdo matemático e sua introdução, a abordagem com fractais, o planejamento de aula e etc. Com isso, espera-se que este minicurso apresente uma maneira de ensinar, mas também inspire os participantes a desenvolverem tarefas dessa natureza em suas aulas de matemática.

Referências

ASSIS, T. A. et al. Geometria fractal: propriedades e características de fractais ideais. Revista Brasileira de Ensino de Física, Sociedade Brasileira de Física, v. 30, n. 2, p. 2304-1 a 10, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/NkxTkgKJJdBX6Zy95zWHZkG/?lang=pt#:~:text=As%2 0principais%20propriedades%20que%20caracterizam,do%20todo%2C%20numa%20es cala%20menor. Acesso em: 26 de abril de 2023.

MENDONÇA, G. A. G. et al. Como os alunos veem a matemática? In: VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 8, 2014, Paraíba. Anais... Campina Grande: SBEM-PB, 2014.

PONTE, J. P. Gestão Curricular em Matemática. In: GRUPO DE TRABALHO DE MATEMÁTICA (GTI). O professor e o desenvolvimento Curricular. Lisboa: GTI/APM, 2005, p. 11-34.

SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro, Ano 13, n. 14, p. 66

- 91, 2000.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SILVA, Lilian Aragão da; SILVA, Julia Auany Andrade; FREITAS, Biatriz da Silva Menezes; SOUZA, Camila Sandes; SOUZA, Jacqueline Nascimento de. Desenvolvimento e avaliação de uma tarefa exploratória para introduzir progressões geométricas utilizando fractais. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–5, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/123.. Acesso em: 16 mar. 2025.