Canções matemáticas e poemas matemáticos: contribuições para a aprendizagem no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Canções Matemáticas, Poemas Matemáticos, Ensino FundamentalResumo
O minicurso tem como objetivo discutir contribuições de canções matemáticas e poemas matemáticos para aprendizagem no Ensino Fundamental. Isso, considerando as definições de canções matemáticas e poemas matemáticos, as relações com o estado lúdico e a didática sensível. O interesse deriva de práticas e estudos sobre as temáticas e a necessidade de maior discussão e reflexão acerca de suas características e possibilidades para a melhoria do processo de aprendizagem matemática. Para auxiliar na compreensão da temática abordada, o referencial teórico é baseado, principalmente, nas contribuições de Sidcley Caldas, que apresenta a definição e canção matemática, de Raymond Duval, acerca do registro de representação semiótica, de Cipriano Luckesi, que aborda o estado lúdico e de Cristina d’Ávila sobre a didática sensível. Relacionando essas ideias apresentadas, serão apresentadas canções matemáticas e poemas matemáticos voltados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental e realizadas discussões necessárias para o alcance do objetivo traçado.
Referências
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