Canções matemáticas e poemas matemáticos: contribuições para a aprendizagem no Ensino Fundamental

Autores

  • Sidcley Dalmo Teixeira Caldas Universidade Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Canções Matemáticas, Poemas Matemáticos, Ensino Fundamental

Resumo

O minicurso tem como objetivo discutir contribuições de canções matemáticas e poemas matemáticos para aprendizagem no Ensino Fundamental. Isso, considerando as definições de canções matemáticas e poemas matemáticos, as relações com o estado lúdico e a didática sensível. O interesse deriva de práticas e estudos sobre as temáticas e a necessidade de maior discussão e reflexão acerca de suas características e possibilidades para a melhoria do processo de aprendizagem matemática. Para auxiliar na compreensão da temática abordada, o referencial teórico é baseado, principalmente, nas contribuições de Sidcley Caldas, que apresenta a definição e canção matemática, de Raymond Duval, acerca do registro de representação semiótica, de Cipriano Luckesi, que aborda o estado lúdico e de Cristina d’Ávila sobre a didática sensível. Relacionando essas ideias apresentadas, serão apresentadas canções matemáticas e poemas matemáticos voltados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental e realizadas discussões necessárias para o alcance do objetivo traçado.

Referências

CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. Canções matemáticas: contribuições para o processo de representação semiótica de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental. (309 f.).

Tese (doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2023.

D’ÁVILA, Cristina. Didática sensível: contribuição para a didática na educação superior. São Paulo: Cortez, 2022

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Organização Tânia M. M. Campos. São Paulo: PROEM, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa. São Paulo: Cortez, 2022.

MINEIRO, Márcia. O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes sobre a mediação didática lúdica na educação superior. 2021. (445 f.). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2021.

MINEIRO, Márcia.; D’ÁVILA, Cristina. Construindo pontes: a mediação didática lúdica no ensino superior. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 146-172, jan. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6026/4517. Acesso em: 05 jun. 2023.

RADFORD, Luis. La generalizzazione matematica come processo semiotico. La matematica e la sua didatica, 2005. Disponível em: http://luisradford.ca/pub/ Radford%20L.%20(2005)%20%20La%20generalizzazione%20matematica%20come%20p rocesso%20semiotico.pdf. Acesso em: 04 jan. 2020.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. Canções matemáticas e poemas matemáticos: contribuições para a aprendizagem no Ensino Fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/130.. Acesso em: 27 mar. 2025.