CONTRIBUIÇÕES DA INTERFACE ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Formação, Ensino, Aprendizagem, Educação Infantil, Liderança Universidade EscolaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um processo formativo realizado com os professores da Educação Infantil, com o foco na Matemática e na equidade nos Campos de Experiência. Esse processo foi realizado pela Coordenação de Ensino da Educação Infantil do município de Itabuna/ Bahia, Brasil, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, na qual participaram 150 professores da Educação Infantil, que foram acompanhadas durante o processo formativo na construção de sequências de ensino envolvendo os conceitos matemáticos e as questões sociais, políticas e econômicas ao qual a escola estava inserida. As sequências foram desenvolvidas a partir das fases do Momento de matematizar organizada por Santana (2022). Foram realizados dez encontros formativos. As professoras e os professores participantes se reuniram, para estudar e organizar a contextualização do tema que direcionou a sequência de ensino, elaborar o problema e os questionamentos para refletir sobre a pergunta investigativa e discutir sobre como mediar os conceitos matemáticos com os outros campos de experiência, além das questões sociais. Os resultados mostram influência positiva da Liderança Universidade Escola (LUE), na realização do planejamento das sequências de ensino, para trabalhar conceitos matemáticos, a serem desenvolvidas em sala de aula, na renovação da prática de ensino do professor em sala de aula, na participação dos estudantes nas aulas e nas relações entre a universidade, a escola e a pedagógica com os professores.
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