Práticas formativas em Educação Matemática como estratégia didática na formação inicial do pedagogo

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas Autor

Palavras-chave:

Práticas formativas, Formação do Pedagogo, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho tem a intenção de relatar práticas formativas realizadas com 38 alunos do 6º período do curso de Pedagogia, do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), matriculados na disciplina Saberes e Didática do Ensino da Matemática 1 durante o semestre letivo de 2022.1. Para a produção dos dados foram utilizadas uma roda de conversa e fotografias dos momentos experienciados nas oficinas pedagógicas sobre as unidades temáticas “Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Constatamos que, as práticas formativas como estratégias teórico- metodológicas vivenciadas durante as aulas da disciplina possibilitou momentos de reflexões e discussões, haja vista a preocupação dos sujeitos no âmbito da construção do conhecimento matemático, sendo o conhecimento construído ativamente por eles na utilização dos dispositivos propostos em cada desafio, e não passivamente recebido, além dos sujeitos vivenciarem tais processos de forma lúdica, prazerosa e problematizadora.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Carloney Alves de. Práticas formativas em Educação Matemática como estratégia didática na formação inicial do pedagogo. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–13, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/45.. Acesso em: 28 mar. 2025.