SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE GRAFOS CORDIAIS

Autores

  • Caroline dos Santos Lima Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Marcos Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Subtração, Números Inteiros, Grafos Cordiais

Resumo

Neste trabalho propomos uma sequência didática para o ensino de subtração de números inteiros por meio de materiais manipuláveis baseados em grafos cordiais. Um grafo é cordial se for possível rotular cada um de seus vértices com o número zero ou número um de tal maneira que: o peso de uma aresta é definido pelo módulo da diferença entre os rótulos dos vértices nos quais ela incide; o módulo da diferença entre a quantidade de vértices rotulados com uns e zeros é no máximo 1; o módulo da diferença entre a quantidade de arestas rotuladas com uns e zeros é no máximo 1. Esperamos, por meio dessa sequência didática, contribuir com uma abordagem que auxilie professores no ensino de números negativos, relação de ordem, módulo de um número inteiro e princípios de Lógica Matemática.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

LIMA, Caroline dos Santos; GRILO, Marcos. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE GRAFOS CORDIAIS. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–13, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/739.. Acesso em: 15 dez. 2025.

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