A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (PEMJA) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
EPJAI, PEMJA, Extensão, Educação MatemáticaResumo
A Universidade é um espaço de construção do conhecimento social, cultural e científico e é formada pelo tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Estes possibilitam aos indivíduos da instituição o desenvolvimento dos seus estudos, para além da sala de aula, gerando assim possíveis contribuições à sociedade. Nesse sentido, o desenvolvimento de pesquisa e o compartilhamento deste conhecimento com o público externo à instituição, promove uma aproximação entre a Universidade, as Instituições de Ensino Básico e a sociedade. Em particular, a extensão universitária é importante para os discentes, pois oportuniza experiências que ampliam sua visão de mundo, através da interação com outros indivíduos e com instâncias para além da Universidade. Neste estudo será apresentado o Programa de Educação Matemática de Jovens e Adultos (PEMJA), que é um programa de extensão desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). As ações desenvolvidas possuem seu foco na modalidade de ensino da Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)1. Algumas destas são: o desenvolvimento e aplicação de oficinas e pesquisas voltadas para esta modalidade. Nesse viés, este estudo tem por objetivo compreender, a partir dos relatos dos bolsistas/voluntários, as contribuições das ações desenvolvidas no PEMJA na formação inicial dos futuros professores de Matemática. A partir de uma abordagem qualitativa, propõe-se o uso de questionários para coleta dos dados. Por fim, espera-se que esse trabalho possa salientar a importância dos programas de extensão voltados para a temática da EPJAI, promovendo assim a construção de um ensino e aprendizado mais significativo e sensível.
Referências
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