A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (PEMJA) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Priscila Costa da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Paulo Ricardo Pereira Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Thiago Campos Assunção Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Evaneila Lima França Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

EPJAI, PEMJA, Extensão, Educação Matemática

Resumo

A Universidade é um espaço de construção do conhecimento social, cultural e científico e é formada pelo tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Estes possibilitam aos indivíduos da instituição o desenvolvimento dos seus estudos, para além da sala de aula, gerando assim possíveis contribuições à sociedade. Nesse sentido, o desenvolvimento de pesquisa e o compartilhamento deste conhecimento com o público externo à instituição, promove uma aproximação entre a Universidade, as Instituições de Ensino Básico e a sociedade. Em particular, a extensão universitária é importante para os discentes, pois oportuniza experiências que ampliam sua visão de mundo, através da interação com outros indivíduos e com instâncias para além da Universidade. Neste estudo será apresentado o Programa de Educação Matemática de Jovens e Adultos (PEMJA), que é um programa de extensão desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). As ações desenvolvidas possuem seu foco na modalidade de ensino da Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)1. Algumas destas são: o desenvolvimento e aplicação de oficinas e pesquisas voltadas para esta modalidade. Nesse viés, este estudo tem por objetivo compreender, a partir dos relatos dos bolsistas/voluntários, as contribuições das ações desenvolvidas no PEMJA na formação inicial dos futuros professores de Matemática. A partir de uma abordagem qualitativa, propõe-se o uso de questionários para coleta dos dados. Por fim, espera-se que esse trabalho possa salientar a importância dos programas de extensão voltados para a temática da EPJAI, promovendo assim a construção de um ensino e aprendizado mais significativo e sensível.

Referências

Aqui estão as referências formatadas corretamente, sem asteriscos:

Bogdan, Robert; Biklen, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 12 jan. 2023.

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20, dez. 1996. Brasília, DF: Câmara dos Deputados: Diário Oficial da União - DOU 23, dez./1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 12 jan. 2023.

Chizzotti, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

Godoy, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

Marconi, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SILVA, Priscila Costa da; SILVA, Paulo Ricardo Pereira Santos; ASSUNÇÃO, Thiago Campos; FRANÇA, Evaneila Lima. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (PEMJA) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–13, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/742.. Acesso em: 14 jan. 2025.