FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO GPEMEC: ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NOS RESULTADOS DO IDEB

Autores

  • Alexandre da Silva Souza Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Nadja Maria Amado de Jesus Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Grupos de pesquisa, Desenvolvimento profissional, Professor de matemática, Avaliações Externas

Resumo

O presente trabalho discorre sobre os resultados parciais de pesquisa realizada com professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental, de duas escolas parceiras do GPEMEC na rede municipal de ensino de Itabuna, com o objetivo de analisar a perspectiva dos professores de matemática a respeito das contribuições do grupo de pesquisa para a evolução do IDEB das escolas. Assim, a investigação busca responder à questão - Quais as perspectivas dos professores de matemática a respeito das contribuições do grupo de pesquisa para a evolução do IDEB das escolas? Com a finalidade de responder à pergunta, a pesquisa de abordagem qualitativa ancora-se na metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), e nos favorece elementos para compreensão sobre a ação de formação de professores do GPEMEC e os resultados do IDEB. Chegamos a duas realidades distintas, onde em uma escola verifica-se a melhoria dos dados de proficiência em matemática e em outra um desempenho ainda muito baixo. A partir da análise sobre possíveis elementos que ocasionaram os diferentes resultados, consideramos que a participação em grupos de pesquisa, que promovem o desenvolvimento profissional dos professores que ensinam matemática, é de grande valia, ocasionando a mudança na postura em sala de aula, o que pode favorecer na melhoria dos resultados de avaliações externas.

Referências

Amaral, M. F. B., Alavarse, O. M., & Silva, F. A. (2020). O desafio da construção de um modelo alternativo de avaliação externa em larga escala da aprendizagem: Um desafio, simultaneamente, conceitual, técnico e político como ponto de apoio para o sucesso de todos os alunos. Olhar de Professor, 23, 1–18.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos.

Brasil. (2022). Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. Disponível em: http://222.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 21 abr. 2023.

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.

Freitas, L. C. de. (2012). Os reformadores empresariais da educação: Da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, 33, 379–404.

GPEMEC. (2022). Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências – GPEMEC. Disponível em: https://gpemec.com.br/. Acesso em: 10 maio 2023.

Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da aprendizagem: Componente do ato pedagógico.

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva (2ª ed.). Ijuí: Unijuí.

Santana, E., Lautert, S., Filho, J., Nunes, C., & Santos, E. (2020). Rede Educação Matemática Nordeste: Desenvolvimento profissional e ensino de estatística em uma perspectiva crítica e de equidade. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 15(1).

Santana, E., Nascimento, S. P., & Couto, M. E. (2021). Desenvolvimento profissional de professores na construção colaborativa de sequências de ensino de Estatística. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 6(1), 85–106.

Santana, E., Serrazina, L., & Nunes, C. (2019). Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 22(1), 11–38.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SOUZA, Alexandre da Silva; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; JESUS, Nadja Maria Amado de. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO GPEMEC: ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NOS RESULTADOS DO IDEB. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/748.. Acesso em: 14 jan. 2025.