RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA POTENCIALIZADORA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Ensino-aprendizagem, Educação MatemáticaResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o método da resolução de problemas como uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática, bem como abordar e descrever as etapas/fases da resolução de problemas defendida por George Polya. O método de Polya consiste em desenvolver a resolução de problemas através de quatro etapas: compreender o problema, designar um plano, executar o plano e fazer um retrospecto do problema. É importante que o aluno primeiramente compreenda o problema proposto pelo professor para que assim ele se familiarize com o mesmo e possa ir para a segunda etapa que é definir um plano de resolução do problema, ou seja, traçar um caminho a ser trilhado para chegar a um resultado para posteriormente seguir para a terceira etapa que é colocar em ação esse plano e realizar um trajeto para resolver o problema e por último fazer um retrospecto do problema, isto é, retornar e reexaminar os resultados obtidos e refletir sobre o caminho utilizado para encontrar a solução.
Referências
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