RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA POTENCIALIZADORA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Tayelle da Silva Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Ensino-aprendizagem, Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o método da resolução de problemas como uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática, bem como abordar e descrever as etapas/fases da resolução de problemas defendida por George Polya. O método de Polya consiste em desenvolver a resolução de problemas através de quatro etapas: compreender o problema, designar um plano, executar o plano e fazer um retrospecto do problema. É importante que o aluno primeiramente compreenda o problema proposto pelo professor para que assim ele se familiarize com o mesmo e possa ir para a segunda etapa que é definir um plano de resolução do problema, ou seja, traçar um caminho a ser trilhado para chegar a um resultado para posteriormente seguir para a terceira etapa que é colocar em ação esse plano e realizar um trajeto para resolver o problema e por último fazer um retrospecto do problema, isto é, retornar e reexaminar os resultados obtidos e refletir sobre o caminho utilizado para encontrar a solução.

Referências

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Polya, G. (1995). *A arte de resolver problemas: Um novo aspecto do método matemático* (H. L. de Araújo, Trad.; 2ª reimpressão). Rio de Janeiro.

Romanatto, M. C. (2012). Resolução de problemas nas aulas de Matemática. *Revista Eletrônica de Educação, 6*(1), 299–311. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SILVA, Tayelle da. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA POTENCIALIZADORA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/749.. Acesso em: 14 jan. 2025.