APLICAÇÃO DE MATRIZES NA PRODUÇÃO DE VINHOS, LICORES E VINAGRES

Autores

  • Ana Paula Santos Mota Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto Autor

Palavras-chave:

Matemática, Matrizes, Vinícola

Resumo

Neste texto são apresentados os relatos de uma experiência realizada com alunos do Ensino Médio, que teve por objetivo relacionar o estudo de matrizes a uma atividade prática. Essa prática proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora adquirindo conhecimentos matemáticos voltados ao contexto escolar através da solução de situaçõesproblema na vinícola Possamai contribuindo positivamente para o processo de ensino aprendizagem bem como, a identificação de elementos fundamentais para a construção dos vários tipos de matrizes em que eles puderam relacionar a prática com a teoria coletando dados para encontrar a resolução das questões propostas.

Referências

Dante, L. R. (1991). Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática. Acesso em: 31 de maio de 2023, p. 96.

Giovannini, & Manfroi. (2013). Acesso em: 19 de maio de 2023. Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, 88, 213. Disponível em: https://www.enologia.org.br/default/uploads/revista/revista-88.pdf?1a553b24dc211405479d9b7819945130

PNC. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais. Acesso em: 31 de maio de 2023, p. 28.

Ribeiro, J. (2011). Matemática, ciência, linguagem e tecnologia. Ensino médio (p. 111). São Paulo: Scipione. Acesso em: 31 de maio de 2023.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

MOTA, Ana Paula Santos. APLICAÇÃO DE MATRIZES NA PRODUÇÃO DE VINHOS, LICORES E VINAGRES. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2023. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/750.. Acesso em: 14 jan. 2025.