GEOMETRIA DESCRITIVA E GEOGEBRA 3D: UMA PRÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Geometria Descritiva, Geogebra 3D, Geogebra 3DPensamento MatemáticoResumo
Neste artigo, apresentamos parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo objetivo foi investigar se a prática em construir e projetar por meio do Software Geogebra 3D objetos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) em planos, pode contribuir para o desenvolvimento da Visualização. É uma pesquisa bibliográfica, pré- experimental e qualitativa. Sendo que, com a revisão de literatura buscamos entender o fenômeno da Visualização, a importância da aprendizagem da Geometria Descritiva e os benefícios da utilização de Softwares de Geometria Dinâmica em aulas de Geometria. O trecho exposto nesse recorte tem como principal referencial teórico os trabalhos de Angel Gutierrez no que diz respeito a uma caracterização para a Visualização. Assim, para responder nossa questão de pesquisa recorremos a uma atividade de investigação aplicada em três etapas com alunos da licenciatura em matemática do Campus II da Universidade do Estado da Bahia. A partir das análises dos dados coletados detectamos indícios de desenvolvimento nas Habilidades de Visualização dos participantes. Esses ganhos são importantes, visto que, como a Visualização é um dos tipos de raciocínios que compõe o Pensamento Matemático, concluímos que este também foi aprimorado.
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