GEOMETRIA DESCRITIVA E GEOGEBRA 3D: UMA PRÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO

Autores

  • Lucas Lima Ferreira Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Geometria Descritiva, Geogebra 3D, Geogebra 3DPensamento Matemático

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo objetivo foi investigar se a prática em construir e projetar por meio do Software Geogebra 3D objetos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) em planos, pode contribuir para o desenvolvimento da Visualização. É uma pesquisa bibliográfica, pré- experimental e qualitativa. Sendo que, com a revisão de literatura buscamos entender o fenômeno da Visualização, a importância da aprendizagem da Geometria Descritiva e os benefícios da utilização de Softwares de Geometria Dinâmica em aulas de Geometria. O trecho exposto nesse recorte tem como principal referencial teórico os trabalhos de Angel Gutierrez no que diz respeito a uma caracterização para a Visualização. Assim, para responder nossa questão de pesquisa recorremos a uma atividade de investigação aplicada em três etapas com alunos da licenciatura em matemática do Campus II da Universidade do Estado da Bahia. A partir das análises dos dados coletados detectamos indícios de desenvolvimento nas Habilidades de Visualização dos participantes. Esses ganhos são importantes, visto que, como a Visualização é um dos tipos de raciocínios que compõe o Pensamento Matemático, concluímos que este também foi aprimorado.

Referências

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

FERREIRA, Lucas Lima. GEOMETRIA DESCRITIVA E GEOGEBRA 3D: UMA PRÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/755.. Acesso em: 14 jan. 2025.