O SISAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO MUNICÍPIO DE VALENTE, BAHIA

Autores

  • Wendel Oliveira de Jesus Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Mirian Ferreira de Brito Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Sisal, Ensino de Matemática, Contextualização

Resumo

O ensino de matemática é um dos pilares mais importantes da educação e, por isso, necessita de cuidados especiais que garantam um aprendizado de qualidade, particularmente, após o momento pandêmico que vivenciamos. Por outro lado, encontramos o cultivo e plantio de sisal como principal fonte econômica de famílias no município de Valente, Bahia. A articulação dessas duas temáticas pode trazer um novo significado para o ensino de matemática. Neste sentido, elaboramos o presente projeto de pesquisa que tem por intuito construir uma Proposta de Ensino que articule de m aneira contextualizada, a produção do sisal e o ensino de matemática no município de Valente, Bahia. A Proposta de Ensino deve levar em considerações conteúdos da matemática que podem ser ensinados a partir da contextualização do sisal, em articulação também com outras áreas de conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.

Referências

ALBUQUERQUE, Anaquel Gonçalves. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society and Development, v. 8, n. 11, p. 488111472, 2019. Disponível em: [https://www.redalyc.org/journal/5606/560662202048/560662202048.pdf](https://www.redalyc.org/journal/5606/560662202048/560662202048.pdf). Acesso em: 21 abr. 2023.

BOLDRINI, Diogo; BARBOSA, Lívia Toscano; BOLDRINI, Thiago. A importância do ensino contextualizado no processo de aprendizagem. 2019. Disponível em: [https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-mundo-academico-v10-n15-artigo-01.pdf](https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-mundo-academico-v10-n15-artigo-01.pdf). Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: [http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf](http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf). Acesso em: 29 mar. 2023.

CORREIA, Vinicius Christian Pinho; BRITO, Mirian Ferreira de. Materiais didáticos manipuláveis para o ensino de geometria: uma perspectiva para o sexto ano do ensino fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, 2022, e202203. Disponível em: [https://itacarezinho.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/14299](https://itacarezinho.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/14299). Acesso em: 29 abr. 2023.

FRAGA, Fabio Fontes. O ensino e a aprendizagem de matemática numa perspectiva de contextualização incluindo os temas controversos. Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2021. Disponível em: [https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16506/2/EnsinoAprendizagemMatematicaTemasControversos.pdf](https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16506/2/EnsinoAprendizagemMatematicaTemasControversos.pdf). Acesso em: 26 maio 2023.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, M. E. D. A. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso. São Paulo: EPU, p. 11-24, 1986. Disponível em: [https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2431625/mod_resource/content/1/Pesquisa%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Abordagens%20Qualitativas%20vf.pdf](https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2431625/mod_resource/content/1/Pesquisa%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Abordagens%20Qualitativas%20vf.pdf). Acesso em: 15 abr. 2023.

NASCIMENTO, Cassiano Ferreira. O trabalho nos campos de sisal do município de Valente-Bahia nas décadas de 1970 e 1980. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 10, n. 20, p. 38-57, 2016. Disponível em: [https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/6203/3272](https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/6203/3272). Acesso em: 28 out. 2022.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; FORNER, Régis; SOUZA, Lahis Braga. Paulo Freire e educação matemática: inspirações e sinergias com a modelagem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-22, 2021. Disponível em: [https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13155/9336](https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13155/9336). Acesso em: 26 maio 2023.

MARTIN, Adriana R. et al. Caracterização química e estrutural de fibra de sisal da variedade Agave sisalana. Polímeros, v. 19, p. 40-46, 2009. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/po/a/KpHS7DJFTwXzZWdTsXdSQRz/?format=pdf&lang=pt](https://www.scielo.br/j/po/a/KpHS7DJFTwXzZWdTsXdSQRz/?format=pdf&lang=pt). Acesso em: 21 abr. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade, p. 21-27, 2011.

PEDROSA, Brigída de Cássia Gomes Alves. Educação matemática: contextualizando o ensino de Matemática nos aspectos sociais de Nazarezinho – PB. Curso de Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. UEPB, 2014. Disponível em: [http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6749/1/PDF%20-%20Brig%C3%ADdia%20de%20C%C3%A1ssia%20Gomes%20Alves%20Pedrosa.pdf](http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6749/1/PDF%20-%20Brig%C3%ADdia%20de%20C%C3%A1ssia%20Gomes%20Alves%20Pedrosa.pdf). Acesso em: 21 abr. 2023.

REIS, Ana Queli; NEHRING, Cátia Maria. A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 2, 2017. Disponível em: [https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31841/pdf](https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31841/pdf). Acesso em: 14 out. 2022.

SANTOS, Edinusia Moreira Carneiro; SILVA, Onildo Araujo da. Sisal in Bahia-Brazil. Mercator (Fortaleza), v. 16, 2018. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/mercator/a/zgv6pRK4ZhTzNhhh7jy6KpH/?format=pdf&lang=pt](https://www.scielo.br/j/mercator/a/zgv6pRK4ZhTzNhhh7jy6KpH/?format=pdf&lang=pt). Acesso em: 21 abr. 2023.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. Disponível em: [https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/135/134](https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/135/134). Acesso em: 14 out. 2022.

SILVA, Filipe Prado Macedo da. O Território do Sisal. 2016. Disponível em: [https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8869/1/O%20Territ%c3%b3rio.pdf](https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8869/1/O%20Territ%c3%b3rio.pdf). Acesso em: 21 abr. 2023.

SILVA, Merian Correia da. Impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem de crianças e adolescentes. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, e47611527837, 2022. Disponível em: [https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27837/24761](https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27837/24761). Acesso em: 26 maio 2023.

SUINAGA, Fábio Akiyoshi et al. Avaliação agronômica de oito genótipos de sisal (

Agave ssp.). Comunicado técnico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. EMBRAPA, Campina Grande, PB, nov. 2007. Disponível em: [https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPA/21024/1/COMTEC340.pdf](https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPA/21024/1/COMTEC340.pdf). Acesso em: 03 jul. 2023.

VERDE, Maria Cristina Lima. Estudo de caso: desenvolvimento sustentável da região sisaleira: Valente-Bahia. Rio de Janeiro: IBAM, 2007. Disponível em: [https://www.yumpu.com/pt/document/read/7031147/apaeb-valente-estudo-de-caso-ibam/3](https://www.yumpu.com/pt/document/read/7031147/apaeb-valente-estudo-de-caso-ibam/3). Acesso em: 28 out. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Wendel Oliveira de Jesus; BRITO, Mirian Ferreira de. O SISAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO MUNICÍPIO DE VALENTE, BAHIA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/758.. Acesso em: 14 jan. 2025.