SABERES SOCIOCULTURAIS À LUZ DA ETNOMODELAGEM: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Josiane Silva Calhau Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Girlane da Silva dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Jailda da Silva dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Cultura, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar implicações pedagógicas para o ensino de Matemática sob o olhar da Etnomodelagem e a cultura cacaueira, das rezadeiras e os produtores de tijolos. Assim, é analisada a relação entre os conhecimentos matemáticos utilizados pelos membros das culturas supracitadas e alguns conteúdos trabalhados na sala de aula. Para isso, fundamenta-se na Etnomodelagem, proposta metodológica que pode ser compreendida como uma aplicação da Etnomatemática que adiciona uma perspectiva cultural aos conceitos da Modelagem Matemática, propondo a elaboração de etnomodelos. Com a construção dos etnomodelos, é possível expressar a relação entre os saberes matemáticos culturais e acadêmicos, a ser representados por meio de uma proposta pedagógica de ensino. Este estudo tem abordagem qualitativa, na qual serão indicadas possíveis implicações para o ensino de Matemática, a partir da construção de etnomodelos, que poderão ser trabalhados no Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), pautados em pesquisas que estão em desenvolvimento. Assim, são apresentadas três temáticas e suas respectivas implicações, a saber: Cultura das Rezadeiras e ensino de Matemática (Medida, capacidade e Frações); A Educação de Jovens e Adultos no contexto de uma Olaria (Figuras planas, medição, matemática financeira e proporção); A cultura cacaueira e o ensino de Matemática (área, distância e profundidade). Espera-se que as possíveis implicações indicadas possam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

CALHAU, Josiane Silva; SANTOS, Girlane da Silva dos; SANTOS, Jailda da Silva dos. SABERES SOCIOCULTURAIS À LUZ DA ETNOMODELAGEM: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/760.. Acesso em: 14 jan. 2025.