UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E BIOLOGIA

Autores

  • Henrique Luis da Silva Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Tamiles da Silva Oliveira Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Interdisciplinaridades, Sequência de ensino, Matemática, Biologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar componentes da interdisciplinaridade numa sequência de ensino elaborada para articular conceitos de Biologia e de Matemática. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados os componentes de uma atividade interdisciplinar: tema, componentes curriculares, aplicação dos conteúdos curriculares e a relevância social do tema. A sequência de ensino foi desenvolvida em uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino médio de uma escola pública, localizada na região sul da Bahia, e toma como metodologia as cinco fases da Prática Pedagógica intitulada Momentos de Matematizar. A elaboração da sequência considerou os conteúdos curriculares previstos nos planejamentos das disciplinas, de modo a promover a aprendizagem dos estudantes. O resultado da pesquisa revela que a sequência desenvolvida possui as características fundamentais para o estudo da interdisciplinaridade.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Henrique Luis da Silva; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; OLIVEIRA, Tamiles da Silva. UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E BIOLOGIA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–13, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/761.. Acesso em: 14 jan. 2025.