ESTUDO DO PLANO CARTESIANO – UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O GEOGEBRA
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Plano Cartesiano, GeogebraResumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a aplicação de uma atividade pedagógica promovida durante o período de regência no programa Residência Pedagógica. A prática pedagógica foi realizada no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins em duas turmas do primeiro ano do ensino médio. Com essa intervenção, buscou-se realizar um estudo do plano cartesiano utilizando o software Geogebra. Além disso, objetivou-se verificar o aprendizado dos estudantes através de um exercício dinâmico sobre o conteúdo estudado. Diante do exposto, foi possível notar uma melhor compreensão e desempenho, por parte dos estudantes, acerca da metodologia para abordagem do conteúdo de plano cartesiano.
Referências
BARALDI, Marcos Luchiari. Poliedros de Kepler-Poinsot: uma verificação da relação de Euler com jujubas, canudos e varetas. Bauru, 2018.
IEZZI, G. [et al.]. Matemática: ciência e aplicações. Volume 1. São Paulo: Saraiva, 2016.
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? *Educação Matemática em Revista*, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.
NÓVOA, Antônio. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1/21205-ce.pdf>. Acesso em: 16 de abril de 2023.
OLIVEIRA, C. E. Sistema cartesiano de coordenadas. Disponível em: . Acesso: 16 de abril de 2023.
SÃO PAULO-SP. Secretaria da Educação. São Paulo Faz Escola – Caderno do Aluno, 7º Ano, vol. 2, 2020. p. 68, Matemática. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021/05/EF_ES_7-ano_Curr%C3%ADculo-em-Ação_2bim.pdf>. Acesso em: 16 de abril de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.