REALIZAÇÕES DO CONCEITO DE POLÍGONOS IDENTIFICADAS A PARTIR DE UM ESTUDO COM PROFESSORES
Palavras-chave:
Realizações, Polígonos, Estudo do ConceitoResumo
Este estudo tem como objetivo descrever o agrupamento de formas possíveis de comunicar o conceito de Polígonos elaboradas por professores participantes de um Curso de Aperfeiçoamento oferecido por um Programa de Extensão. Para isso, apropriamo-nos da estrutura metodológica do Estudo do Conceito para analisar e categorizar os dados produzidos. Após identificarmos as realizações que revelam como o conceito de Polígonos é comunicado para fins de ensino pelo grupo de professores, foi possível constatar uma variabilidade dessas realizações as quais agrupamos em cinco panoramas, a saber: Definição Formal, Materiais Manipuláveis, Desenhos, Uso de softwares e Faces de Poliedros. Tais panoramas revelam uma maior aproximação do grupo de professores com realizações do conceito de Polígonos por meio de Materiais Manipuláveis e Desenhos, além da dificuldade em construir uma definição formal, que não dê margem a interpretações equivocadas do conceito.
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