REALIZAÇÕES DO CONCEITO DE POLÍGONOS IDENTIFICADAS A PARTIR DE UM ESTUDO COM PROFESSORES

Autores

  • Alana Santiago Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Joana Angélica Santos Souza Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Jaqueline de Souza Pereira Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Realizações, Polígonos, Estudo do Conceito

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o agrupamento de formas possíveis de comunicar o conceito de Polígonos elaboradas por professores participantes de um Curso de Aperfeiçoamento oferecido por um Programa de Extensão. Para isso, apropriamo-nos da estrutura metodológica do Estudo do Conceito para analisar e categorizar os dados produzidos. Após identificarmos as realizações que revelam como o conceito de Polígonos é comunicado para fins de ensino pelo grupo de professores, foi possível constatar uma variabilidade dessas realizações as quais agrupamos em cinco panoramas, a saber: Definição Formal, Materiais Manipuláveis, Desenhos, Uso de softwares e Faces de Poliedros. Tais panoramas revelam uma maior aproximação do grupo de professores com realizações do conceito de Polígonos por meio de Materiais Manipuláveis e Desenhos, além da dificuldade em construir uma definição formal, que não dê margem a interpretações equivocadas do conceito.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

OLIVEIRA, Alana Santiago; SOUZA, Joana Angélica Santos; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. REALIZAÇÕES DO CONCEITO DE POLÍGONOS IDENTIFICADAS A PARTIR DE UM ESTUDO COM PROFESSORES. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/770.. Acesso em: 14 jan. 2025.