USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU
Palavras-chave:
Equação do Primeiro Grau, Materiais Manipuláveis, Teoria das Situações DidáticasResumo
Essa pesquisa refere-se à utilização de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau com uma incógnita, tendo como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma sequência didática, aliada ao uso de materiais manipuláveis, no processo de ensino e aprendizagem de sua resolução. O aporte teórico utilizado para a elaboração e análise da sequência didática foi a Teoria das Situações Didáticas, além de realizarmos um estudo teórico acerca da utilização dos materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de matemática e aspectos relativos ao ensino e aprendizagem de álgebra. Utilizamos como base metodológica a Engenharia Didática, que contribuiu para o alcance do nosso objetivo. Como base na análise realizada concluímos que a sequência didática utilizada nesta pesquisa pode contribuir com processo de construção de conceito e pode vir a proporcionar o desenvolvimento de estratégias para a resolução de uma equação do primeiro grau.
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