O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Análise Combinatória, Recontextualização Pedagógica, Dispositivo Pedagógico, Educação Matemática, MatemáticaResumo
Este trabalho se baseia na teoria dos Códigos Linguísticos, de Basil Bernstein, mais especificamente, nos estudos sobre o dispositivo pedagógico, ao sistematizar como os textos de Análise Combinatória têm sido recontextualizados para serem ensinados na Educação Básica. Afim disso, realizamos uma revisão sistemática de literatura, no portal da Biblioteca Digital de Dissertações e Teses (BDTD), para fazer o levantamento dos dados que, posteriormente, foram analisados. Por conseguinte, a partir da análise dos dados, identificamos que a Resolução de Problemas e a utilização de Jogos Matemáticos são as principais metodologias utilizadas para o ensino de Análise Combinatória nas etapas da Educação Básica, por apresentarem contribuições positivas para o aprendizado, motivação e participação dos estudantes no desenvolvimento do conteúdo.
Referências
ALVES, Luana Lopes dos Santos. O uso de questões rotineiras e não rotineiras de combinatória e a análise dos registros dos estudantes como instrumentos de reflexão para a prática docente. 2019.
AMBROZI, Luiz. Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória. 2018.
ATZ, Dafne. A análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental por meio da resolução de problemas. 2017.
AZEVEDO, Elionôra R. de. Uma proposta para a inserção de problemas de contagem no ensino fundamental. 2017.
BASTOS, Ticiano Azevedo. Modelagem na educação matemática para o desenvolvimento de conceitos de análise combinatória em uma escola particular no Vale do Rio Doce em Minas Gerais. 2019.
BATISTA, Manassés da Silva. Princípio fundamental da contagem e modelagem matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2020.
BENIGNO, Make Bruno Silva et al. Resolução de problemas em análise combinatória: uma abordagem no ensino básico. 2017.
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, códigos e controle. Petropólis: Editora Vozes, 1996.
BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa; ROCHA, Cristiane de Arimatéa; AZEVEDO, Juliana. Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, p. 1348-1368, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
CARNEIRO, Sonny Odine et al. A metacognição associada à aprendizagem significativa: estudo envolvendo o conteúdo de análise combinatória. 2019.
COUTO, Monique Andrade da Conceição et al. Resolução de problemas de análise combinatória e aplicação na lousa digital. 2019.
FARIA, Ive Sá de Pina et al. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017.
IMPÉRIO, Pablo Silva. A utilização do GeoGebra na resolução de problemas de análise combinatória. São Luís – MA, 2017.
JACOBY, Keli. O ensino de análise combinatória pautado na aprendizagem, nos trabalhos em grupo e na comunicação matemática. 2019.
LACERDA, Greice. The Nature OF Mathematical Knowledge and the subject of real analysis: brief considerations from a systematic literature review. 2022.
LAUREANO, Sidomar Barbosa. Um jogo de cartas no ensino de Análise Combinatória e Probabilidade. 2017.
MARTIN, Elise Friedrich. Pensamento combinatório e objetos digitais de aprendizagem: estudo construtivista nos anos iniciais. 2020.
MENINO, Fernanda dos Santos. Resolução de problemas no cenário da Matemática Discreta. 2013.
MONTENEGRO, Juliana Azevedo. Identificação, conversão e tratamento de registros de representações semióticas auxiliando a aprendizagem de situações combinatórias. 2018.
MOREIRA, Fabrícia Gomes. Análise de estratégias de resolução mobilizadas por alunos do 9º ano frente a atividades envolvendo raciocínio combinatório. 2021.
NASCIMENTO, Roberto Alfredo et al. Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas. 2018.
OLIVEIRA, Gildo Gouveia de. Análise combinatória e probabilidade: atividades pautadas com foco nos PCNs e no currículo da rede estadual. 2018.
OLIVEIRA, Gleisiani de Fátima. Ensino de análise combinatória: como classificar problemas. 2017.
OLIVEIRA, Welder José de et al. O uso do pôquer como ferramenta para o ensino e a aprendizagem de probabilidade. 2019.
PEIXOTO, Priscilla Costa et al. A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas. 2019.
PEREIRA, Erika Regina Santana da Silva et al. Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de análise combinatória. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
PESSOA, C.; BORBA, R. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1ª a 4ª série. ZETETIKÉ, Cempem, FE, Unicamp, v. jan-jun 2009.
PIRES, Delma Erks et al. Uma proposta de interdisciplinaridade utilizando análise combinatória e o algoritmo de colônia de formigas no ensino médio. 2019.
RODA, Thiago Miguel. Análise combinatória: uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulas. 2018.
SANTOS, Emily de Vasconcelos. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019.
SANTOS, Evandro Rodrigues dos. Board games como atividades experimentais no aprendizado de análise combinatória e raciocínio lógico. 2018.
SANTOS, Ricardo Pessoa dos. A matemática por trás do sudoku, um estudo de caso em análise combinatória. 2017.
SCOLARI, Angélica Taschetto; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Zanki. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. RENOTE, v. 5, n. 2, 2007.
SILVA, Ariedja de Carvalho. O uso de Material Manipulativo e a produção de desenhos no desenvolvimento do Raciocínio Combinatório na Educação Infantil. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
TAVARES, Paulo Cezar Monteiro; BOGUTCHI, Tânia Fernandes. Ensino da Análise Combinatória por meio de Tecnologia Móvel: um relato de experiência. Abakós, v. 7, n. 3, p. 22-34, 2019.
TEZA, Daniela da Rosa. O ensino do raciocínio combinatório: considerações a partir do movimento histórico e lógico. 2018.
TROCADO, Nathália López et al. Uma proposta didática para um curso básico de análise combinatória. 2017.
VIDAL, Sávia Cristina. Criptografia como ferramenta educacional no ensino da Análise Combinatória. 2019. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.