ESTRUTURAS DE GENERALIZAÇÃO EM SEQUÊNCIAS ALGÉBRICAS: INVESTIGANDO LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Generalização, Sequências algébricas, Pensamento algébrico, ÁlgebraResumo
Socializamos aqui os resultados de uma investigação caracterizada por como qualitativa e descritiva, cujo objetivo foi o analisar uma atividade envolvendo generalização de sequências algébricas, realizada por discentes do Programa Afirmativa, da Universidade do Estado da Bahia, Campus II, que, após estudarem textos voltados principalmente a caracterizadores do pensamento algébrico, e motivados em saber quais etapas da estrutura de generalização de sequências algébricas proposta por Radford, seriam reveladas por graduandos de um curso de licenciatura em matemática, elaboraram e aplicaram-lhes uma sequência didática envolvendo padrões matemáticos, a qual serviu de instrumento de coleta de dados, subsequentemente explorados por meio da técnica do emparelhamento. A interpretação dos dados revelou que, das quatro duplas participantes, apenas uma conseguiu atingir as seis etapas. Além disso, notamos sua potencialidade para o ensino e aprendizagem da álgebra, pois incentiva o estudo por meio de sequências que visam levar os alunos a pensar genericamente
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; CONSED; UNDIME, 2018.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A.; MIGUEL, A. "A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar." Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993.
FIORENTINI, D.; FERNANDES, F.L.P.; CRISTOVÃO, E.M. "Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico." In: SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO CURRÍCULO E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Lisboa, 2005. Anais... Lisboa: Universidade de Lisboa, 2005.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
NARCISO, A.L.C.; CARNEIRO, R.F. Sequência didática para o ensino de álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Juiz de Fora: [s.n.], 2021.
RADFORD, L. "Algebraic thinking and the generalization of patterns: a semiotic perspective." In: ALATORRE, S.; CORTINA, J.L.; SÁIZ, M.; MÉNDEZ, A. (Eds.). Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, North American Chapter. Mérida: Universidad Pedagógica Nacional, 2006. v. 1, p. 2-21.
RADFORD, L. "O ensino-aprendizagem da álgebra na teoria da objetivação." In: MORETTI, V.; RADFORD, L. (Eds.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 171-195.
STACEY, K. "Finding and using patterns in linear generalising problems." Educational Studies in Mathematics, v. 20, n. 2, p. 147-164, 1989.
VALE, I.; PIMENTEL, T. "Padrões: um tema transversal no currículo." Educação e Matemática, Lisboa, v. 85, p. 14-20, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.