O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS ATRAVÉS DO PROBLEMA DE FLAMBAGEM EM COLUNAS

Autores

  • Marcela Jesus Silva Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Geraldo José Belmonte dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Contextualização, Modelagem matemática, Equações diferenciais ordinárias, Flambagem em colunas

Resumo

Sabemos que o processo de aprendizagem é mais efetivo quando o que se aprende possui algum significado para o aprendente, o que pode ser alcançado com uma adequada contextualização de fenômenos do mundo real. Este trabalho foi produzido a partir do programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo como foco apresentar a importância da modelagem matemática no ensino de equações diferenciais ordinárias (EDO), usando o problema de flambagem de colunas como contexto para o alcance de aprendizagem significativa de conhecimentos matemáticos. Este estudo enquadra-se no método qualitativo, utilizando como objeto de estudo um problema de engenharia estrutural relacionado ao comportamento mecânico de colunas de edificações, o qual está presente no nosso dia-a-dia. Neste estudo de caso, observamos que os conceitos matemáticos de equações diferenciais ordinárias podem ser melhor explicados e compreendidos quando analisados a partir do modelo matemático de representação do problema de flambagem de estruturas.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SILVA, Marcela Jesus; SANTOS, Geraldo José Belmonte dos. O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS ATRAVÉS DO PROBLEMA DE FLAMBAGEM EM COLUNAS. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/781.. Acesso em: 18 mar. 2025.