A GEOMETRIA DOS 3 PORQUINHOS
Palavras-chave:
Sólidos geométricos, Literatura infantil, Anos IniciaisResumo
O presente artigo apresenta um trabalho de construção de sólidos geométricos realizado no Centro Educacional Daniel Maschio, em Rio do Sul - SC. Sabe-se que uma das melhores formas de ensinar e aprender é aproximar os conteúdos daquilo que gira ao nosso redor, assim como fazem os livros. Este estudo tem como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino a partir do contexto da história infantil: Os três porquinhos, fazendo a relação desta com a matemática e envolvendo as formas geométricas. Percebeuse que os alunos compreenderam com maior facilidade os conteúdos estudados quando utilizaram o material concreto, que os ajudou a desenvolver ideias sobre as situações propostas. Assim, a partir desta confecção, ensinar a geometria espacial aos alunos para que possam descobrir as formas geométricas, foi realizado com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Nesse projeto foi observado que os alunos compreenderam com maior facilidade os conteúdos estudados quando utilizado o material concreto que os ajudou a desenvolver ideias sobre as situações propostas. Trabalhar formas geométricas nas séries iniciais, se faz necessário para que o aluno faça relação com o seu mundo diário, pois tudo ao seu redor tem uma forma e um contexto. Juntamente com a história apresentada fazendo relação com a geometria, foi possível fazer uma viagem pela criatividade e interatividade com outras disciplinas o que deixou o trabalho pedagógico muito mais atrativo e prazeroso.
Referências
AMARILHA, Marly. Imagens sim, palavras não. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 19.
ALSINA, C. Painel “Geometria no currículo de Matemática”, in DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (Eds.), Ensino da Geometria no virar do milênio, p. 65. Lisboa: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1999.
ANDERSON, A.; ANDERSON, J.; SHAPIRO, J. Mathematical discourse in shared storybook reading. Journal for Research in Mathematics Education, v. 35, n. 1, p. 5-33, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COELHO, Novaes Nelly. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
FONSECA, Maria da Conceição F. R.; et al. O ensino da geometria na escola fundamental – três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MENDES, Maria de Fátima; COUTINHO DELGADO, Catarina. Geometria: Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), 2008.
ME (Ministério da Educação). Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais. Lisboa, 2001.
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
RODRIGUES, Maria Paula Pereira. Histórias com matemática: sentido espacial e ideias geométricas. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, 2011.
ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. 3. ed. rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2008.
SMOLE, Kátia C. S.; ROCHA, Glauce H. R.; Cândido, Patrícia T.; STANCANELLI, Renata. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo: CAEM, Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, Instituto de Matemática e Estatística da USP, 1995.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.