A ACESSIBILIDADE DIDÁTICA EM VÍDEOAULAS DE MATEMÁTICA DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

Autores

  • Jamille Vilas Bôas Instituto Federal da Bahia Autor
  • Anete Otília Cardoso de Santana Cruz Instituto Federal da Bahia Autor
  • Verena Cavalcanti Caldas Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Videoaulas, Acessibilidade Didática, Ensino de Matemática, Inclusão

Resumo

Este trabalho visa analisar iniciativas de acessibilidade didática em vídeos no ensino de Matemática, com base em vídeos disponíveis no YouTube. Para isso, duas videoaulas foram selecionadas e analisadas, sob a perspectiva da inclusão, no que tange às pessoas com deficiência e com transtornos. A janela do/a intérprete de Libras, legendas, audiodescrição, texto adaptado, cenário e uso de conceitos matemáticos se constituem elementos essenciais para considerar tais videoaulas acessíveis didaticamente. Foi elaborado um quadro contendo esses elementos com o propósito não só de identificarmos as presenças, mas também as lacunas que ainda precisam ser trabalhadas, no sentido contemplar um espectro maior de acessibilidade. É possível perceber que ainda são poucas as iniciativas de videoaulas acessíveis para o ensino de Matemática e que a presença da audiodescrição ainda é um grande desafio.

Referências

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15290: Acessibilidade em comunicação na televisão. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

ASSUDE, Teresa et al. Accessibilité didactique et dynamique topogénétique: une étude de cas. Recherches en Didactique des Mathematiques, La Pensee Sauvage, v. 34, n. 1, p. 33-57, 2014.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 7 jul. 2015.

CRUZ, Anete Otília Cardoso de Santana. Acessibilidade didática: praxeologias matemáticas sobre sequências para surdos(as) e ouvintes. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História da Matemática) - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2022. 233 f.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introduction. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 1-29.

EM CONTA GOTAS. Sobre nós. Disponível em: https://www.emcontagotas.com.br/sobre-nos. Acesso em: 10 maio 2023.

LIMA, Priscila Coelho. Aulas de Matemática em uma Perspectiva Inclusiva: análise de um processo de imaginação pedagógica de licenciandos em matemática. In: VIII Simpósio Internacional de Educação Matemática, 2021. Anais... 2021.

MOTTA, Livia Maria Villela Mello; ROMEU FILHO, Paulo. Audiodescrição: Transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

NAVES, S. B.; MAUCH, C.; ALVES, S. F.; ARAÚJO, V. L. S. Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis. Brasília: Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, 2016. 88 p.

OLIVEIRA, Édison Trombeta et al. Acessibilidade em Vídeos: um estudo em disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva. Educação, Formação & Tecnologias, v. 9, n. 1, p. 58-71, jan.-jun. 2016.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

BÔAS, Jamille Vilas; CRUZ, Anete Otília Cardoso de Santana; CALDAS, Verena Cavalcanti. A ACESSIBILIDADE DIDÁTICA EM VÍDEOAULAS DE MATEMÁTICA DISPONÍVEIS NO YOUTUBE. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/785.. Acesso em: 14 jan. 2025.