MAPEAMENTO DE TESES QUE VERSAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Professores de matemática, Formação docenteResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as teses, dos últimos dez anos, que versam sobre desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática. Para tanto, o estudo pautou-se no Mapeamento na Pesquisa Educacional proposto por Biembengut. Utilizouse como base de dados a busca no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após a aplicação de critérios para a seleção das teses, foram selecionadas seis teses. Os resultados apontaram lacunas de pesquisa que tenham o foco nas dimensões do desenvolvimento profissional, a saber, a Cultura profissional, dimensão ética do professor e mudanças na prática
Referências
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
CORREIA, D. S. O desenvolvimento profissional de professores que ensinam as estruturas multiplicativas. 2018. 198 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2018.
COSTA, J. Desenvolvimento profissional de professores que lecionam matemática no ensino fundamental: possibilidades a partir da reflexão sobre os erros dos alunos. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciências e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2014.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001.
MAGNI, R. J. M. Grupo de estudos sobre resolução de problemas: um caminho para o desenvolvimento profissional docente. 2017. 242 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado, presente e futuro. Revista Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, 2009.
MIOLA, A. S. F. Interações e mediações propiciadas pela pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional de professores de matemática. 2018. 136 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.
MIRANDA, M. S. Escola como espaço de (re)significação de conhecimentos matemáticos para o ensino: a constituição de um grupo que estuda o currículo e investiga a própria prática. 2019. 262 f. Tese (Doutorado) – Universidade Bandeirante Anhanguera de São Paulo, 2019.
PINHEIRO, M. G. C. Ensino de probabilidade nos anos iniciais: um estudo sobre o desenvolvimento profissional do professor. 2019. 244 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, 2019.
RICHIT, A. Desenvolvimento profissional de professores: um quadro teórico. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. 1-19, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.