História da Matemática e o ensino de frações: educação decolonial e antirracista

Autores

  • Fabrício de Souza de Oliveira Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Ensino de frações, História da Matemática, Lei 10639/03, África

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o ensino de frações a parir de uma vertente decolonial, a fim de que se proponha o emprego da lei 10.639/03. Traz a contribuição de um futuro professor e pesquisador da área da decolonialidade matemática, afim de que se proponha uma desconstrução e reestruturação dos pilares dos saberes matemáticos difundidos pelo período colonial. É um trabalho de cunho exploratório onde, busca-se evidenciar os pilares que sustentam alguns conceitos matemáticos vigentes, mais precisamente no que tange as frações, busca-se então, ressignificar os conceitos aprendidos e deles, realocá- los nos seus lugares de direito, assegurados pela lei 10.639/03 que garante a obrigatoriedade do ensino sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Fazendo assim, um trabalho com uma turma de Ensino para Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional do Município de Uruçuca – CEMUR – no ano de 2016, para que estes entendam de onde partiu e como utilizar conceitos sobre frações.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Fabrício de Souza de. História da Matemática e o ensino de frações: educação decolonial e antirracista. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/86.. Acesso em: 22 mar. 2025.