A presença da Matemática e da Estatística na construção de Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico

Autores

  • Évelyn Raiane Oliveira Pires Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Marcos Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

TCC, Ensino Técnico, Percentagem, Estatística, Temática Social

Resumo

A seca é uma problemática evidente na cidade de Seabra (BA), sobretudo quando se trata do abastecimento público, o qual apresenta muitas falhas por conta da baixa disponibilidade hídrica. Nesse sentido, a primeira autora realizou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre essa temática enquanto cursava o Ensino Médio Técnico. Assim, nesse relato objetivamos discutir aspectos relacionados à presença da Matemática e da Estatística no processo de construção de um TCC no Ensino Médio Técnico com temática social. O trabalho foi construído a partir da análise de produção científica, consultada em plataformas digitais, para a constituição do referencial teórico sobre os recursos hídricos nacionais, regionais e da cidade de Seabra (BA). Buscamos realizar uma avaliação dos recursos hídricos municipais e regionais por meio da aplicação de questionários para os discentes do IFBA, campus Seabra, e a realização de entrevistas estruturadas na unidade da EMBASA e da CERB, atuantes no município. Concluímos, com essa pesquisa, que a cidade de Seabra, conforme a hipótese levantada, sofre com a escassez hídrica e outros problemas relacionados a essa. Nesse relato, pôde-se perceber a presença de ideias matemáticas e estatísticas na construção de um TCC com temática social. Por fim, compreende-se que a construção de um TCC na Educação Básica é de grande relevância para o desenvolvimento da autonomia intelectual bem como para a comunidade envolvida na coleta dos dados para a realização da pesquisa.

Referências

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

PIRES, Évelyn Raiane Oliveira; GRILO, Marcos. A presença da Matemática e da Estatística na construção de Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/89.. Acesso em: 18 jun. 2025.