A presença da Matemática e da Estatística na construção de Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico
Palavras-chave:
TCC, Ensino Técnico, Percentagem, Estatística, Temática SocialResumo
A seca é uma problemática evidente na cidade de Seabra (BA), sobretudo quando se trata do abastecimento público, o qual apresenta muitas falhas por conta da baixa disponibilidade hídrica. Nesse sentido, a primeira autora realizou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre essa temática enquanto cursava o Ensino Médio Técnico. Assim, nesse relato objetivamos discutir aspectos relacionados à presença da Matemática e da Estatística no processo de construção de um TCC no Ensino Médio Técnico com temática social. O trabalho foi construído a partir da análise de produção científica, consultada em plataformas digitais, para a constituição do referencial teórico sobre os recursos hídricos nacionais, regionais e da cidade de Seabra (BA). Buscamos realizar uma avaliação dos recursos hídricos municipais e regionais por meio da aplicação de questionários para os discentes do IFBA, campus Seabra, e a realização de entrevistas estruturadas na unidade da EMBASA e da CERB, atuantes no município. Concluímos, com essa pesquisa, que a cidade de Seabra, conforme a hipótese levantada, sofre com a escassez hídrica e outros problemas relacionados a essa. Nesse relato, pôde-se perceber a presença de ideias matemáticas e estatísticas na construção de um TCC com temática social. Por fim, compreende-se que a construção de um TCC na Educação Básica é de grande relevância para o desenvolvimento da autonomia intelectual bem como para a comunidade envolvida na coleta dos dados para a realização da pesquisa.
Referências
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