Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Corpo Editorial

Corpo Editorial PDF
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa

Relatório do II ENEMI

O II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva PDF
Coordenação do II ENEMI

Mesas Redondas e Mesas de Experiências

Os desafios de uma pesquisa sobre Discalculia na Pós-graduação PDF
Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo
Estudante da Pós-graduação e professora da Educação Básica: o relato PDF
Nadjanara Ana Basso Morás
A Educação para as Relações Étnico-Raciais: das normativas ideais aos currículos de Matemática reais PDF
Ana Clédina Rodrigues Gomes
Discalculia do Desenvolvimento: alguns estudos sobre definições, diagnósticos e intervenções pedagógicas PDF
Isabel Cristina Machado de Lara
Tecnologia Assistiva: contribuições para a formação de professores em rede nacional PDF
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Cícera Aparecida Lima Malheiro, Klaus Schlünzen Junior
O aprender a ser orientador: desafios iniciais na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva PDF
Thaís Philipsen Grützmann
Contribuições da Didática da Matemática para as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: o acesso ao saber PDF
Luiz Márcio Santos Farias, Nadjanara Ana Basso Morás
Reflexões sobre uma formação de professores com uma perspectiva inclusiva PDF
Ana Lúcia Manrique
A formação inicial do professor de Matemática na perspectiva inclusiva: as possibilidades da disciplina Didática da Matemática PDF
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Francielli Cristina Agostinetto Antunes Agostinetto Antunes

Comunicação Científica

Quando a Geometria e a Combinatória se encontram: a integração de recursos físicos e digitais contemplando diferentes saberes e deficiências PDF
Elisa Friedrich Martins, Diego Lieban
O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
Viviane Regina Silva, Vera Maria Jarcovis Fernandes
Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática PDF
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
A ludicidade no ensino e aprendizagem para alunos com Discalculia: um primeiro olhar PDF
Geovana Lutz Candio, Luani Griggio Langwinski
Educação de surdos no contexto da educação matemática: reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática PDF
Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha
Refletindo sobre Conceitos Matemáticos Iniciais na Perspectiva de uma Estudante com Paralisia Cerebral PDF
José Filipe de Quadros Nunes, Marlise Geller
AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA INICIAL: perspectiva inclusiva PDF
Fabiana de Miranda Rocha-Luna, Raquel Elisa Weber, Luciana Vellinho Corso
Compreendendo alguns princípios teóricos que sustentam pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento PDF
Talita Neves Silva, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti, Isabel Cristina Lara Machado
Deficiência Intelectual e o processo de ensino e aprendizagem: como professoras e professores desenvolvem conceitos matemáticos PDF
Débora Resende Pereira Barbosa
Ensino de Matemática para surdos: um estudo sobre as metodologias PDF
Lívia Rezende Miranda Campos
A compreensão dos esquemas mentais na interação surdo/intérprete em situações da lógica proposicional PDF
Anderson Alves de Queiroz, Jurema Botelho Lindote Peixoto
Caminhos para Inclusão: uma abordagem do espectro autismo na formação de professores de matemática PDF
Elaine Aparecida Leandro
Como desenvolver atividades escolares para estudantes com deficiência intelectual? Em tempos de Coronavírus PDF
Graziella Emilioreli, Helena Libardi
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Luana Pereira Cunha, Allana Tamires Silva, Vanessa Chaves Medeiros, Halana Garcez Borowsky
AULAS DE MATEMÁTICA BASEADAS EM ATIVIDADES ORIENTADORAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS PDF
Tamillis Silva de Andrade Vigas, Jurema Lindote Botelho Peixoto
Desenvolvimento da percepção de formas geométricas planas e espaciais por crianças com TDAH na Educação Infantil: uma revisão de literatura PDF
Simone Souza Silva Rangel
Discalculia Associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade PDF
Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo
Compreendendo a Discalculia por meio de uma revisão sistemática PDF
Alline Araújo Lacerda, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti
Compreendendo a inclusão: uma visita às produções em Educação Matemática que abordam Educação Inclusiva e Autismo PDF
Suelen Martins Vasconcelos, Diogo Franco Rios
Uma revisão bibliográfica sobre o processo de inserção e permanência de Surdos nas Instituições de Ensino Superior PDF
Adrielly Antonia Santos Gomes, Rosana Maria Mendes
Um relato de experiência com o Atendimento Educacional Especializado e a constituição de uma pesquisadora PDF
Jocione Aparecida Marmontelo, Rosana Maria Mendes
Transtorno do Espectro Autista na Escola e a Educação Matemática: um olhar sobre o professor e o material didático PDF
Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães, Juliano Delabianca
Multiplicação na ponta dos dedos: gelosia para alunos com deficiência visual PDF
Deise Fabiane Silva, Hellen Castro Almeida Leite, Cátia Aparecida Palmeira
O software Elan e a Análise de Conteúdo: possibilidades para a análise de dados em pesquisas na área da educação de Surdos e Surdas PDF
Leonice Silverio de Carvalho, Rosana Maria Mendes
Atividades intergeracionais e matemática: Um olhar dos estudantes universitários PDF
Guilherme Augusto Rinck
O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático PDF
Marcos Henrique Assunção Ramos, Vivilí Maria Silva Gomes, Elisabete Marcon Mello
Criação de dicionário de Libras e Matemática nas comunidades surdas de Marabá-PA PDF
Pablo Silva de Oliveira, Walber Christiano Lima da Costa
Recursos didáticos adaptados e o processo cognitivo da atenção na aprendizagem de matrizes para estudantes com surdez: uma realidade no Instituto Federal do Acre PDF
marcia jose pedro, SALETE MARIA CHALUB BANDEIRA
Função exponencial no estudo da Mitose: uma abordagem de aprendizagem inclusiva com o uso de recursos didáticos adaptados/Tecnologia Assistiva PDF
Clarice Guedes Souza, Salete Maria Chalub BANDEIRA
O Ser Surdo no Ensino Superior: que desafios marcam essa trajetória nas disciplinas de ciências exatas? PDF
Joseli Alves da Silva, Claudia Segadas- Vianna
O desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes em um contexto formativo para o ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado PDF
Andressa Franciele Schipanski, Fabio Alexadre Borges
Os materiais didáticos e o foco da memória para a aprendizagem de tratamento da informação/gráficos estatísticos com uma estudante surda do Ensino Médio PDF
luciana araújo santos
Práticas pedagógicas de professores surdos de Matemática: uma revisão de literatura PDF
Ezir Gonçalves de Paula Costa
Algoritmo da adição: uma proposta do uso do Soroban como material didático manipulável em turmas inclusivas PDF
Henrique Faria Nogueira, Lúcia Maria Ramos da Silva Santos, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Mylane Dos Santos Barreto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco
Ensino de Matemática para Deficientes Visuais: algumas possibilidades para ensino remoto PDF
Esthela de Oliveira Santos Godoi, Monick Pereira Batista Araújo, Gisela Maria da Fonseca PINTO
Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem PDF
Vanessa Barreto da Silva, claudia coelho de segadas vianna, Gisela Maria da Fonseca PINTO
Apropriação do Conceito de Números para Criança Autista por meio da Arte Visual: uma revisão de literatura PDF
Estéfano Stanger Portella
No que você acredita?: (re)construção de representações sociais da Matemática com auxílio das Metodologias Ativas PDF
Elizabete Leopoldina da Silva
O uso de textos matemáticos no ensino de surdos inclusos nas escolas públicas de Marabá-PA PDF
Maysa dos Santos Neres, Walber Christiano Lima da Costa
Cooperativas e vulnerabilidade social: uma abordagem sobre comunidades de prática no uso da matemática no tocante à inclusão social PDF
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos
Narrativa adaptada para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática: uma proposta para estudo de paralelismo. PDF
Fabio Borges, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Sani de Carvalho Rutz da Silva
MATEMÁTICA E OS MATERIAIS MANIPULATIVOS: uma experimentação de imersão sensorial PDF
Vanessa Blumberg
Estudantes com Paralisia Cerebral: A omissão de suas habilidades em documentos legais da educação PDF
Dilson Ferreira Ribeiro, Isabel Cristina Machado de Lara
O Processo Pedagógico no Ensino da Matemática para Estudantes com Paralisia Cerebral PDF
Dilson Ferreira Ribeiro, Isabel Cristina Machado de Lara
Proposta de Material Educacional na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um Aluno Autista: Preceptora e Licenciandos de um Programa de Residência Pedagógica na Apropriação de Novas Formas do Fazer do Professor num Processo de Aprendizagem Col PDF
Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria da Fonseca PINTO
O aluno surdo e a educação matemática no ensino superior PDF
Tayna da Silva Vieira, Gisela Maria da Fonseca PINTO
Potencialidades inclusivas de um dispositivo didático pensado para estudantes surdos: um estudo a respeito de problemas de adição e subtração PDF
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Márcio Santos Farias
Surdez e Matemática: A produção científica nacional nos anos 2010 – 2020 PDF
Camila Oliveira, Guilherme Oliveira
O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior. PDF
Mariane de Almeida da Silva, Claudia Coelho Segadas Vianna
Um olhar atento à Educação Matemática com Pessoas Surdas: a trajetória metodológica de uma pesquisa de mestrado. PDF
Vitor Oliveira do Nascimento
A formação do professor de matemática inclusivo PDF
Caroline Lima, Claudia Segadas-Vianna
Teses brasileiras relacionadas à Educação Matemática Inclusiva no período entre 2010 e 2020 PDF
Maria Clara Montel Montel Gomes, REINALDO FEIO LIMA
A Modelagem Matemática como alternativa pedagógica inclusiva PDF
Karina Silva D'aquila, Lays Silva Jeronimo, Cíntia da Silva
Ansiedade Matemática: as implicações dos padrões de riscos na sala de aula PDF
ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS, Ana Lúcia Manrique
Adaptação curricular e certificação diferenciada: inquietudes e possibilidades na educação inclusiva PDF
Marcelio Adriano Diogo, Marlise Geller
Aulas de matemática remotas e inclusivas: um pandemônio na vida do professor PDF
Roberta Caetano Fleira
A Matemática promovendo a inclusão social do cidadão do século XXI PDF
Luis Fernando Pacheco Pereira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR E O MATERIAL DIDÁTICO PDF
Juliano Delabianca, Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães
Os desafios e as possibilidades da alfabetização matemática para uma criança com autismo no ensino remoto PDF
Maria Eduarda Capistrano da Câmara
Pratica pedagógica e social: O Papel do professor diante do aluno com deficiência Intelectual PDF
Caroline Reck, Tatiane Rocha
O (A) PROFESSOR(A) DE LIBRAS SURDO(A): REFLEXÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE PDF
Edna Fabricia Tecco
Atendimento Pedagógico Domiciliar: ensino de matemática além dos muros da escola no Estado do Pará PDF
Silvia Caroline Salgado Pena, Elielson Ribeiro de Sales
Um Percurso de Estudo e Pesquisa para abordar conceitos da Didática da Matemática numa perspectiva Inclusiva PDF
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa de Menezes
O Design Thinking aplicado na formação de professores de Matemática na perspectiva inclusiva PDF
Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos
Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nas aulas de matemática: análise de documentos oficiais da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. PDF
Leandro Souza Rodrigues, Renato Marcone José de Souza
Surdo que ensina surdo: questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem dos surdos no contexto da escola inclusiva PDF
Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PDF
Ludmila Marques Menezes, José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Levantamento de Teses e Dissertações sobre Educação Matemática e Deficiência Visual: um estudo preliminar PDF
Valéria Belissa Pasuch, Anelise Maria Regiani
Relatos e Experiências de uma Mãe-Pesquisadora: Educação Matemática de Pessoas Autistas PDF
LUSILEIDE MOTA DO NASCIMENTO

Relatórios das Rodas de Conversa

Reflexões sobre os ENEMI’S nas versões presencial e a distância: um olhar para a Roda de Conversa PDF
Tula Maria Rocha Morais, Roberta Caetano Fleira

Relato de Experiência

Reflexos da Formação no Exercício da Docência: Relato de experiência de uma professora de Matemática PDF
Flávia Helena Pereira
O Ensino da Matemática na Perspectiva da Inclusão Social PDF
Edilena Costa da Silva Tavalask de Vasconcelos, Joseli Alves da Silva
Surdez, Matemática e Atuação docente: desafios e possibilidades para o ensino de matemática para surdos PDF
FERNANDA BARBOSA DAMASCENO, MARIANNI CHAGAS LIMA, eulina coutinho silva do nascimento, Gisela Maria da Fonseca PINTO
O CLUMAT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INCLUSIVA PDF
Vanessa Chaves Medeiros, Allana Tamires Alves da Silva, Luana Pereira da Cunha, Halana Garcez Borowsky
A INSERÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA SALA REGULAR E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PDF
Palane dos Santos Alves de Mendonça, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti
Caminho das Operações: uma experiência de futuras docentes na criação do jogo na perspectiva inclusiva PDF
Laura Victorya Rodrigues de Oliveira, Stephany Maria Pereira da Silva, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
Inclusão Matemática: Práticas Pedagógicas para deficientes visuais e o Ensino Online PDF
Endhyel Erben, Endhyel Erben, Kelen Berra de Mello Berra de Mello
Tematizando o bullying numa perspectiva inclusiva: relato de um encontro em uma formação de professores PDF
LARISSA SANTANA ALMEIDA, Ana Virginia Almeida Luna
ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO RUMO À UMA MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM RELATO DE MONITORIA PDF
Vânia Fatima Tluszcz Lippert, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck
Torre do Cálculo: Uma proposta de jogo inclusivo PDF
Amanda Pasinato Cruz, Maria Lucia Panossian
Jogos matemáticos e Autismo em um projeto de Educação Matemática Inclusiva PDF
Maristel Carrilho da Rocha Tunas
Educação Matemática Inclusiva e a transição escolar do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental – um estudo de caso PDF
Daiane Maria Seibert, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan
Transtorno de Espectro Autista: reflexões acerca da aprendizagem matemática PDF
Adriéli Aline Duarte, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan
Uso do Multiplano para o ensino de gráficos: uma proposta de atividade para um aluno com TEA PDF
Danieli Felichak, Aline keryn Pin
A avaliação em tempos de ensino remoto: um convite a insubordinação criativa PDF
Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
Criação de cenários para investigação remotamente com pessoas idosas em situação de isolamento social PDF
Rafael Ferreira Cardoso, Sara Maria Fagundes Conti Neves, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva, Rejane Siqueira Julio
Matemática Inclusiva na Oga Mitá: experiências dentro e fora da escola PDF
Bianca de Souza Thiago, Flávia Streva Nunes, Mônica Barreto Magalhães Alexandre
Discalculia do Desenvolvimento: avaliação e intervenção psicopedagógicas PDF
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara
O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional PDF
Solange Taranto de Reis, Bruna Zution Dalle Prane
Professores ouvintes e estudantes surdos: experiência vivenciada em aulas de matemática ministradas em Libras PDF
Luisa Pimentel do Nascimento, Mylena Sarah Louzada Rodrigues, Thamires Belo de Jesus
“Descobrindo o que vem depois do 1: uma pizza com sabor de Matemática”, videoaula acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) PDF
Edre Almeida Corrêa, Priscila Rita da Silva, Ivanete Maria Ambrosio, Jadilson Serafim
Percepções de alunos surdos frente a oferta do ENEM em Libras: uma visão crítica. PDF
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Márcio Alexandre do Nascimento Chagas
Reflexões sobre uma prática com abordagem baseada em inquérito em aulas de matemática com alunos surdos PDF
Amanda Vieira Mendes, Nara Freitas Simões
O ensino de Geometria para alunos surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – relato de experiência PDF
Camila Oliveira, Douglas Menezes
Sala de Estimulação Sensorial: atendimento matemático para crianças com surdocegueira PDF
Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann
Caça ao tesouro com QR Codes: uma prática pedagógica de Matemática com alunos surdos bilíngues PDF
Rafael Schilling Fuck
Ensino da Matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência auditiva: uma experiência formativa com o Jogo Tiguo PDF
Flávia Alessandra Benício Costa, Jean Carlos Lemes, Eliane Matesco Cristovão
Um relato de minha experiência com o uso de material manipulativo no ensino inclusivo PDF
Luiz Winicius da Silva Fidelis

Comunicação Científica

O enriquecimento curricular em Matemática para alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e algumas possibilidades. PDF
Adriana Fátima Carniélli, Cilio José Volce, Claudete Cargnin
A estética japonesa do wabi sabi: uma proposta de ressignificação do ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência PDF
Alexandre Toman, Giselle Coutinho Ferreira, Thamiris Honório dos Santos
Formação docente e conhecimento para ensinar matemática: investigações na perspectiva da educação inclusiva. PDF
Ana Cláudia Olekszyszen, Crisitane dos Santos Oliveita, Mariana Hochmann Narciso
Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática? PDF
Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Raphael Silva Santos Andrade, Priscila Virgínia Salles Teixeira Figueira, Júlia Paixão Consiglio, Patrícia Martins de Freitas
Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem PDF
Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa
Educação Matemática Inclusiva: considerações a partir de um estágio de observação participativa PDF
Bárbara Raquel Castanha, Rosângela Maria Kowalek
Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação PDF
Júlia paixão Consiglio, Natan Ferreira Filadelfo, Priscila Virginia Salles Texeira Figueira, Patricia Martins de Freitas
Desmistificando a Discalculia PDF
Thais de Assis Rocha
A discalculia em escolas municipais de 1° e 2° ciclos do ensino fundamental de Niterói: demandas de formação - criação de um site PDF
Michelly Amarante da Silva Gomes
O ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento: possibilidades para a sala de aula PDF
Andressa Franciele Schipanski, Veridiana Canassa Pinheiro, Dayane Fernanda Borges de Araújo Walke, Fabio Alexandre Borges
Altas habilidades/superdotação em matemática e inclusão: um estudo com professores no Distrito Federal PDF
Weberson Campos Ferreira
Altas Habilidades/Superdotação: contribuições teórico-metodológicas PDF
LEONARDO CARVALHO DE SOUZA, Fabricia de Carvalho Paixão
Elaboração de problemas de matemática no ensino médio: estratégias de trabalho em uma turma com aprendizes cegos incluídos. PDF
Cátia Aparecida Palmeira, Vânia Maria Pereria dos Santos-Wagner
A aprendizagem de razões trigonométricas por estudantes cegos: uma análise a partir da Teoria dos Campos Conceituais PDF
Evanilson Landim, Lícia de Souza Leão Maia Maia, Wilma Pastor de Andrade Sousa
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? PDF
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi
A Cantina da Escola: contribuições de uma situação emergente do cotidiano para o ensino de álgebra para deficientes visuais PDF
Natalia Mota Oliveira, Maria Lucia Panossian
Reflexões sobre o ensino e aprendizado do estudante com deficiência através da ludicidade nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMFs) PDF
AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE
Rampas e Trigonometria: o estudo sobre acessibilidade nas aulas de Matemática PDF
Maiara Brenda Jesus Santos, Anete Otília Cardoso de Santana Cruz
Acesso de estudantes público-alvo da Lei de Cotas na UNIFAL-MG em 2019: implicações para a educação matemática inclusiva PDF
Eder de Oliveira Quintino, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva
A escrita unidirecional em Braille: os escritos simbólicos e a aprendizagem algébrica de estudantes cegos PDF
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti
Práticas inclusivas de Matemática pautadas no uso de Jogos e Materiais Manipulativos e/ou Concretos: Uma pesquisa do tipo Estado da Arte PDF
Jean Carlos Lemes, Eliane Matesco Cristovão
Avaliação e reavaliação psicopedagógica: uma análise das habilidades matemáticas por meio do Subteste de Aritmética PDF
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara
O olhar de professoras que ensinam matemática acerca da inclusão de estudantes surdos/as PDF
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Tiago de Jesus Souza, Anthoniberg Carvalho de Matos
As “ticas de matema” e a inclusão de estudantes surdos/as: uma reflexão teórica PDF
Tiago de Jesus Souza, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza
O processo de aprendizagem da matemática por alunos surdos no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe PDF
Cristiele de Santana Lima, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões com um estudante Surdo PDF
Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes
Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática PDF
Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo, Thamires Belo de Jesus
A interação social no Proeja: Aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual PDF
Solange Taranto de Reis, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Mille
O raciocínio aditivo de um estudante com deficiência intelectual: um estudo a partir do uso do Tampimática no Proeja PDF
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo
Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática PDF
Ana Júlia de Mattos Mota Ramalho, Elcio Pasolini Milli
Ensino de matemática para alunos com síndrome de Down: Análise de teses e dissertações PDF
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Bianca Mourão Osório
Resiliência, fatores de riscos e fatores protetivos na inclusão matemática de aluno surdo PDF
Romar Souza Barros, Roberta D´Ângela B. Menduni, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
O processo de adaptação de Avaliação Diagnóstica de matemática nas Escolas em Tempo Integral do Município de Vitória – ES. PDF
Christiane Milagre da Silva Rodrigues
ANSIEDADE MATEMÁTICA EM CRIANÇAS COM E SEM DÉFICITS EM INTELIGÊNCIA FLUÍDA PDF
Natan Ferreira Filadelfo, Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Priscila Virgínia Salles Teixeira Figueira, Patrícia Martins de Freitas
Proposta de jogos de cartas para o ensino – aprendizagem de Matemática para alunos surdos PDF
Cecília Pereira de Andrade, Brenda Ziviani, Ivy Cabral Barbosa
A complexidade do ensino de matemática para alunos surdos PDF
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Anthoniberg Carvalho de Matos, Tiago de Jesus Souza
O uso potencial do Software Braille Fácil para o ensino de matemática para alunos com deficiência visual PDF
Fábio Garcia Bernardo, Wagner Rohr Garcez, Edney Dantas Oliveira, Paula Marcia Barbosa
Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM PDF
Matheus Fernandes Campos da Costa, Cátia Aparecida Palmeira
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? PDF
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi
Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação PDF
julia paixão consiglio, Natan Ferreira Filadelfo, Priscila Virginia Salles Texeira Figueira, Patricia Martins de Freitas
O ensino e aprendizagem de álgebra na educação de surdos: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas PDF
Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki

Créditos

Editoração dos Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof.ª Dr.ª Fernanda Malinosky Coelho da Rosa


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2764-2100

Contato: enemi.gt13@gmail.com