Subeixo 1 - diretrizes curriculares e políticas públicas na formação inicial e continuada de professores que ensinam mat
| DESAFIO DOS PALITOS: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
| Cristiane Schlagenhaufer, Regina Helena Munhoz, Fábio Seiji Sacurae |
Subeixo 2 - prática de ensino e/ou estágio supervisionado
| UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA VIVENCIADA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | |
| Neila de Toledo e Toledo, Andréia Schmitz Fuck, Maria Eduarda da Silva, Fátima Peres Zago de Oliveira, MarÃlia Zabel |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: VIVÊNCIAS E DESAFIOS | |
| Débora Regina Wagner, LetÃcia Knaul Ferreira, Bruna Schmitz |
| ENSINO DE MATEMÁTICA COM MODELAGEM: TESOURA DE TELHADO | |
| Bruna Miecoanski, Mônica Marina Sordi, Pedro Augusto Pereira Borges |
Subeixo 3 - prática como componente curricular
| DOMINÓ DE CARTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, Keli Cristina Conti |
| UM PANORAMA DE EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NO ENEM | |
| Daiane Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Elisângela Regina Melz, Morgana Scheller |
| O JOGO COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES: UMA PROPOSTA PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
| Jonas Santana da Silva, Thainá Cardoso Assis de Jesus, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| APLICAÇÃO DE TESTES DE FUNÇÕES A ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA | |
| Rogervan de Sousa Soares, Lucas da Costa Costa, Jhony Pantoja Ferreira, Maciel de Souza Dias, Suzanna Cristina Arimatea Santos |
Subeixo 4 - aprendizagem docente e/ou desenvolvimento profissional
| JOGO DAS FICHAS: APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS | |
| Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva |
| ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY): UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Morgana Scheller, MarÃlia Zabel, Eduardo Rafael Zimdars, João Pedro Antunes de Paulo, Fátima Peres Zago de Oliveira |
| RODAS DE CONVERSAS: APRENDENDO E ENSINANDO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
| Alessandra Holanda Cavalcante Mendes, Aline da Silva Ventura Simião, Vania Finholdt Angelo Leite |
Subeixo 5 - conhecimento, prática e/ou identidade docente
| ESTUDO DOS RECURSOS DOS PROFESSORES EM INTERAÇÃO COM OS RECURSOS DOS MATERIAIS CURRILARES DE MATEMÁTICA | |
| Marilene Caitano Reis Almeida, Gilberto Januario, Francely Aparecida dos Santos |
| MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: AVALIAÇÃO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
| FabrÃcio Mendes Antunes, Gilberto Januario, Francely Aparecida dos Santos |
Subeixo 7 - práticas formativas e/ou práticas profissionais
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ALFABETIZÃO EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PISCOPEDAGOCIO E SISTÊMICO | |
| Nathany Gonçalves Santos, Francely Aparecida dos Santos |
| AS HABILIDADES ALGÉBRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS | |
| Monalisa da Silva, Ednei Luis Becher |
| VARIÁVEIS DA EQUAÇÃO CIVILIZATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENERGIA ELÉTRICA E SENOIDES | |
| Paula Andrea Grawieski Civiero, Tiago Ravel Schroeder, Indianara Cucco |
Subeixo 10 - Tendências em Educação Matemática
| MAPEANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENEM | |
| Ismael Andre Batista, Morgana Scheller, Thiago Agusto Koepp, Elisângela Regina Melz |
| OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO NO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
| Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Antônio LuÃs Parlandin dos Santos, Welliton Silva da Silva, Pedro Franco de Sá, Edson Junior Ferreira de Azevedo |
| ÁREA DE REGIÕES PLANAS: RELATO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA | |
| Tiago Ravel Schroeder, Barbara Rosa Laureth, Rogério Aguiar |
| O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS: O QUE EMERGEM DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS | |
| Luis Ricardo de Lima, Morgana Scheller, Leonardo Felipe Hoppe Rosa, Elisângela Regina Melz |
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CIEM | |
| Luana Raitz, Sarah Luiza Pawlack Bento, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E ENSINO DE GEOMETRIA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS | |
| Maria Luisa Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
| ANÁLISE DE VÍDEOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA | |
| Vanessa Oechsler, VinÃcius Müller Martini, Guilherme Luis Soares |
| ATIVIDADES E EXPERIMENTOS DE MATEMÁTICA EM AULAS SÍNCRONAS | |
| Carlos José Ferreira Soares |
| BIBLIOMETRIA DOS ARTIGOS DO ENEM – SBEM REFERENTE À ETNOMATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2019 | |
| Rogervan de Sousa Soares |
| FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PREPARAÇÃO PARA LECIONAR AULAS REMOTAS | |
| Taise Kock, Dra. Viviane Clotilde da Silva |
Subeixo 12 - Concepções em Educação Matemática
| CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES | |
| Denise Schwendler, Marisol Vieira Melo |
Subeixo 15 - História, Filosofia e Epistemologia na e/ou da Educação Matemática
| A MEMORIZAÇÃO NA MODERNIDADE: UMA REFLEXÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte |
| O MANUAL A NOVA METODOLOGIA DE ARITMÉTICA (1936) DE THORNDIKE E OS JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA | |
| Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
Mesas Temáticas e Conferência de Encerramento
| MATERIAIS MANIPULATIVOS: APRESENTANDO TRÊS CHANCES DE DAR ERRADO | |
| Everaldo Silveira |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICAS E PESQUISAS | |
| Morgana Scheller, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Pedro Augusto Pereira Borges, Nilce Fátima Scheffer |
Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática