Relatório do III ENEMI
| O III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
| Coordenação do III ENEMI |
Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
| Ensino de Matemática e Inclusão: o contexto educacional de alunos-pacientes com câncer | |
| Camila Labres Nemos, Marilaine de Fraga Sant'Ana |
| A educação matemática e a educação inclusiva em contextos ribeirinhos | |
| Monica Nazaré Carvalho, Elielson Ribeiro de Sales |
| O QUE NARRAM AS ALFABETIZADORAS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | |
| Renata Aparecida de Souza, Emerson Rolkouski |
| Futuras Professoras: Investigação do auxílio prestado durante as aulas de matemática para alunos com Síndrome de Down. | |
| Elaine Cristina Ribeiro Vignon, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
| Leitura e Escrita de Mundo com a Matemática e Meio Ambiente: possibilidades para a Educação Básica | |
| Johnny Nazareth dos Santos, Denner Dias Barros |
| Análise do desenvolvimento de estudantes surdos do ensino médio com situações-problema do campo conceitual aditivo | |
| Marcilio de Carvalho Vasconcelos, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Larissa Pinca Sarro Gomes |
| Os processos de ensino e aprendizagem na comunidade surda: possíveis reflexões nas aulas de matemática em colaboração com uma pesquisadora surda | |
| Leticia Pereira do Nascimento, Elisabete Marcon Mello |
| “Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: desdobramentos a partir de um curso de extensão | |
| Hygor Batista Guse, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| Reflexões interseccionais a partir de narrativas (auto)biográficas de surdos professores de matemática | |
| Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| O trabalho com Tecnologias Digitais Educacionais para a aprendizagem da Matemática pelos estudantes com Discalculia do Desenvolvimento: uma Revisão Sistemática da Literatura de 2020 a 2022 | |
| Bruno Barros dos Passos, Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti |
| Transexualidade, travestilidade e Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades | |
| Erikah Pinto Souza, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| (Des)afloramentos do eu nas escolas: um breve estudo sobre a sexualidade LGBT+ nas aulas e pela Educação Matemática | |
| Luciano Araujo Lemos Junior, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| Mobile Plan: material didático para o estudo de funções quadráticas na perspectiva do Desenho Universal | |
| Nicholas Yuri Naufal, Ana Gabriela Massako Sato, José Ricardo Dolenga Coelho, Maria Lucia Panossian, Anderson Roges Teixeira Góes |
| Desenho Universal para Aprendizagem e Geometria: indícios nas publicações dos ENEMIs | |
| José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes, Heliza Colaço Góes, Diovana Bzunek |
| Aspectos identitários das professoras de apoio: mediando o ensino de Matemática | |
| Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond |
| Lives no YouTube como fomento para reflexão docente sobre processos de exclusão/inclusão de pessoas LGBT+ nas aulas de matemática | |
| Glauber Carvalho da Silva, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| Leitura e Transcrição em Braille: uma discussão de aspectos de aspectos semiocognitivos de enunciados apresentados a estudantes cegos | |
| Daiana Zanelato dos Anjos, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
| Quantos Cabem? Uma proposta de atividade para introdução do conceito de Área para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos | |
| Júlio César dos Santos Moreira, Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas Vianna, Edney Dantas de Oliveira, Amanda dos Santos da Silva |
| Vivências de investigação do conceito de área com estudantes em Atendimento Educacional Especializado | |
| Waleska Maria Silva Santos Barcellos, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Dilcineia Souza Bragança, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
| Recursos grafotáteis no reconhecimento de gráficos para o letramento estatístico na educação de estudantes com Deficiência Visual | |
| Fábio Garcia Bernardo, Rafael Duarte dos Santos |
| Corpos que (re)existem transformam o Ensino de Matemática | |
| Jessica OLIVEIRA DE LUNA |
| Estudantes do 9º ano investigando o conceito de área: uma prática pedagógica alinhada à educação matemática inclusiva | |
| Nayta Trancoso Pestana, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Edna Vanuza Vitoraci, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
| Aprendizagem em Matemática de um Estudante Autista: Experiências no programa Residência Pedagógica a partir do uso de Jogos | |
| Daniel dos Santos Gonçalves Cruz, Edmar Reis Thiengo, Gilson Abdala Prata Filho |
| Pibid/Matemática: proposta de formação na perspectiva da educação matemática inclusiva | |
| Sabrina Lopes Borges, Daniel Dutra Oliveira, Jaqueline Araújo Civardi, PatrÃcia Giliê de Melo |
| Tratamento da Informação: um plano de aula para aluno autista | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Maria Clara De Oliveira Zaparoli |
| Matemática e Dominó de Frações: Uma Experiência Junto a Crianças com Deficiência Intelectual no Programa de Residência Pedagógica | |
| Leandro Macedo De Jesus, Tatiane Da Silva Lima, Edmar Reis Thiengo |