Oficina de Matemática ExperimentalEntrando numa fria

Autores

  • Katiane Pereira Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão Autor https://orcid.org/0009-0000-2339-7504
  • Felipe Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Pablo Silva Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Héricles da Silva Brasil Pereira Universidade Estadual de Santa Cruz Autor https://orcid.org/0009-0008-7278-7304
  • Ana Maria Pereira dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

Palavras-chave:

Oficinas pedagógicas, Matemática Experimental, Teoria de Grafos, Conjunto dominante mínim

Resumo

A Oficina de Matemática Experimental (OME) é um ambiente de ensino-aprendizagem que valoriza a participação ativa dos alunos e a atuação do professor como mediador. Nas OMEs, os estudantes enfrentam problemas matemáticos acessíveis, porém desafiadores, o que estimula a busca por soluções e promove o desenvolvimento cognitivo. Entre 2015 e 2019, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão (CPMRG) realizaram um trabalho colaborativo para criar e aplicar OMEs em turmas do sexto ano. A aplicação envolveu também a coleta de dados para aprimoramento das oficinas. Esta oficina apresenta uma situação-problema que permite trabalhar de forma lúdica conteúdos matemáticos considerados avançados, estimulando habilidades de raciocínio nos alunos e despertando o interesse dos mesmos em conhecer melhor a matemática, abrindo assim novos caminhos para responder os desafios do processo/aprendizagem.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

PEREIRA, Katiane; SANTANA, Felipe Santos; OLIVEIRA, Pablo Silva; PEREIRA, Héricles da Silva Brasil; SANTOS, Ana Maria Pereira dos. Oficina de Matemática ExperimentalEntrando numa fria. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–3, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1031.. Acesso em: 13 set. 2025.