Lesson Study: articulações entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática
Keywords:
Estudo de Aula, Ensino exploratório, Ensino e aprendizagem de Matemática, Formação de professores, MatemáticaAbstract
A formação de professores que ensinam matemática no Brasil ainda enfrenta grandes desafios, visto que convive com distanciamentos entre o que a legislação preconiza, o que as pesquisas defendem como possibilidades para as práticas. Especialmente, integrar formação Matemática e didático-pedagógica de modo a sustentar o desenvolvimento profissional de forma contínua, colaborativa e autônoma. Nesse ínterim, o Lesson Study (Estudos de Aula), enquanto processo de desenvolvimento profissional, tem contribuído, sobremaneira, para a formação de professores, possibilitando avanços quanto à: integração teoria e prática e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos e didáticos; compreensão dos processos de raciocínio dos estudantes; ampliação da capacidade de selecionar/ elaborar/adaptar tarefas Matemáticas, de consultar e utilizar materiais didáticos e documentos curriculares, entre outras. Diante desse entendimento, atuamos no momento em que a formação inicial de professores tem a possibilidade (singular e privilegiada) de construir com qualidade a interação entre a escola e a universidade, que é o caso do componente obrigatório do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM). Tudo isso, motivou-nos no desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado “Lesson Study (LS) na Formação Inicial e Continuada do(a) Professor(a) de Matemática: reflexão e colaboração em prol do desenvolvimento profissional docente” que, desde 2019, integra a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade de Lisboa e, mais recentemente, a Universidade Federal do Oeste da Bahia no desenvolvimento do ECSM em processo de LS. Ao integrarem os ciclos de LS, os FP interagem entre si e com as professoras orientadoras e professores(as) supervisores(as), ao longo de um semestre letivo, em espaços físicos na universidade e na escola, bem como em espaços virtuais (via Zoom e Google Drive). Nessa interação, os FP estudam, planejam, socializam, simulam, desenvolvem, realizam e analisam aulas de Matemática para os ensinos fundamental e médio, se apropriando da Abordagem Ensino Exploratório, ao mesmo tempo que produzem relatos orais e escritos sobre os significados que atribuem a essas experiências. Os resultados registram que os FP compreendem, cada vez mais, a centralidade e a complexidade da ação de planejar e vivenciam as dificuldades/conquistas de se planejar aulas na perspectiva do ensino exploratório, visto que, de modo geral, elas contrariam suas vivências anteriores, enquanto estudantes da educação básica e/ou do ensino superior. Assim, eles desenvolvem aspectos dos conhecimentos matemáticos e didáticos ao longo dos ciclos e, com isso, sentem-se mais seguros ante a futura prática profissional.
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