O pensamento algébrico numa questão do ENEM 2024: tecendo análises à Luz da Teoria da Objetivação

Authors

Keywords:

Pensamento algébrico, ENEM, Teoria da objetivação, Conhecimento matemático, Histórico-dialético

Abstract

O pensamento algébrico está imbuído em situações-problema que apresentam direto e/ou indiretamente conceitos algébricos como uma questão do ENEM 2024, polemizada devido à falta de repertório algébrico daqueles que não a compreenderam. Nesse viés, o objetivo geral deste artigo é analisar a mobilização dos saberes matemáticos de um estudante para responder tal questão arraigada pelo pensamento algébrico e, dessa forma, evidenciar as implicações dos princípios teóricos da Teoria da Objetivação (TO) sobre a sua solução. Assim, esta investigação baseou-se na TO como referencial teórico no estudo de caso envolvendo um aluno do 3° ano do ensino médio, bem como os dados foram analisados por meio da análise multimodal. Como resultados, vimos a importância que o pensamento algébrico apresenta para a solução de tais problemas algébricos e os princípios que regem a TO, numa perspectiva histórico-dialética entre o aluno e o professor, proporcionam condições para evidenciar e apropriar tal pensamento por meio dos saberes matemáticos. 

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

LOPES, Wender Vinicius Souza; RODRIGUES, Elaine Moreira da Rocha; FERREIRA, Anna Carollyna Torquato. O pensamento algébrico numa questão do ENEM 2024: tecendo análises à Luz da Teoria da Objetivação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/951.. Acesso em: 13 sep. 2025.