O que podemos aprender observando o pensamento matemático de crianças pequenas: uma análise educacional e psicogenética
Palabras clave:
Noções de volume e comprimento, Teste Piagetiano, Micro investigaçãoResumen
O presente relato apresenta as experiências vividas ao longo de uma micro investigação realizada por duas estudantes de um curso de licenciatura em Matemática, que teve como colaboradores três crianças, estudantes da educação infantil. O objetivo deste trabalho foi identificar as noções de volume e comprimento das crianças que estudam na educação infantil, apoiando-se na teoria de Piaget. No decorrer da micro investigação foram realizados cinco encontros, no qual, o enfoque neste relatório será somente o 1º e 5º encontros nos quais foram realizados o teste Piagetiano sobre conservação de volume e comprimento, buscando identificar não só o que as crianças sabiam sobre noções de volume e comprimento, mas também, experimentar as indicações teóricas de Piaget.
Referencias
CUNHA, Marcus Vinicius da. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, 136 p. Tradução de: Maria Alice Magalhães D' Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva.
PIAGET, Jean. O nascimento da Inteligência da Criança. 10. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1986, 426 p. Tradução: Maria Luísa Lima.
ROSA, Ariadna. FERRIERA, Chrislaine. SILVA, Dayane. TIBÚRCIO, Nadiane. ASSIS, Ravena. FERREIRA, Weldison. As noções operatórias de volume e comprimento: um estudo exploratório. Research, Society and Development. V.7, n. 6, pp. 1-12. 2018.
SANTOS, Alan Ferreira dos. Aplicação das provas piagetianas segundo o método clínico: um estudo experimental com crianças de 5 a 9 anos. Psicologia. Pt, O portal dos psicólogos, 2017.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.