Teoria de Van Hiele no ensino de Geometria: uma revisão de produções científicas

Autores/as

Palabras clave:

Teoria de Van Hiele, Pensamento Geométrico, Educação Básica, Pesquisa Bibliográfica

Resumen

A Teoria de Van Hiele tem ganhado destaque devido à sua relevância para o ensino e aprendizagem da geometria. Além disso, os avanços tecnológicos recentes têm contribuído para a divulgação de pesquisas científicas sobre o tema. Este trabalho teve como objetivo analisar as produções científicas nacionais e internacionais que fazem uso da Teoria de Van Hiele no ensino de geometria na Educação Básica. Esta pesquisa está caracterizada como bibliográfica e é fundamentada no Mapeamento proposto por Maria Salett Biembengut tal que os dados obtidos para sua realização foram extraídos das plataformas de pesquisa Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Educational Resources Information Center (ERIC), onde foram selecionadas 30 pesquisas. Os resultados obtidos apontam uma falta de pesquisa voltados para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, bem como as sugestões dos autores para pesquisas futuras nos Anos Iniciais.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

FALCÃO, Felipe de Almeida Mendonça; CRUZ, Hugo Cardoso da; OLIVEIRA, Tamiles da Silva. Teoria de Van Hiele no ensino de Geometria: uma revisão de produções científicas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/906.. Acesso em: 13 sep. 2025.